Proteção Auditiva 3M

Proteger os trabalhadores contra ruídos perigosos

A proteção auditiva é um elemento essencial de quase todos os programas de conservação auditiva ocupacional. A 3M pode ajudá-lo com os conhecimentos e produtos de que necessita para proteger os seus trabalhadores.

Como proteger os trabalhadores do ruído perigoso?

  • Dispositivos de Proteção Auditiva 3M

    Os dispositivos de proteção auditiva ajudam a reduzir a exposição dos trabalhadores ao ruído através do bloqueio de alguns sons que penetram nos ouvidos. São mais eficazes quando usados conjuntamente com outros métodos de redução da exposição a ruídos perigosos, tais como os programas Buy Quiet e os controlos de ruído. Num Programa de Conservação Auditiva ocupacional, é preferível eliminar ou reduzir a gravidade do perigo do que mudar a maneira de trabalhar ou obrigar os trabalhadores a usar Equipamento de Proteção Individual (EPI).

    Se não for viável controlar o ruído perigoso na fonte ou através do método de engenharia, os dispositivos de proteção auditiva são uma consideração importante. Ofereça uma variedade de dispositivos de proteção auditiva com opções de conforto, facilidade de utilização, comunicação e redução do ruído (atenuação). Equilibre a necessidade de redução de ruído com as necessidades dos trabalhadores individuais e o ambiente de trabalho. Isto pode significar que são necessários vários tipos de protetores auditivos. Considere oferecer dispositivos de proteção auditiva desenvolvidos para ajudar os trabalhadores a ouvir sons importantes caso haja preocupações sobre comunicação e segurança no local de trabalho.

    O mais importante é, talvez, ensinar os trabalhadores a usar corretamente os protetores auditivos. As atitudes e comportamentos dos trabalhadores podem ser tão importantes como o design dos próprios dispositivos de proteção auditiva para ajudar a proteger a audição.

Conclusões Principais

    • A proteção auditiva é necessária se não for possível controlar o ruído a níveis seguros.
    • Fatores humanos, tais como a atitude, competência e ajuste do dispositivo de proteção auditiva podem ser tão importantes para o sucesso geral como o próprio protetor auditivo.
    • Ofereça várias opções de dispositivo de proteção auditiva a par da formação eficaz para ajudar a aumentar a aceitação do trabalhador e a utilização adequada dos protetores auditivos.
    • Analise de que modo os protetores auditivos afetam a segurança, a comunicação e a audição de sons críticos.
    • Atenuação
    • Protetores Auditivos com Banda
    • Redução da Capacidade
    • Proteção Dupla
    • Protetores Auriculares
    • Tampões Auriculares
    • Sistema de Avaliação da Atenuação em Campo (FAES)
    • Ruído de impulso
    • Protetores auriculares dependentes do nível
    • Redução de Ruído Simplificada (SNR)
    • Classificação de Atenuação Pessoal (PAR)
    • Exposição Protegida
    • Consciência situacional
    • Deslocamento do Limiar Padrão
    • Média Ponderada no Tempo
    • Tempo de Utilização

Principais Benefícios da Seleção do Dispositivo de Proteção Auditiva pelo Trabalhador

  • Seleção do Dispositivo de Proteção Auditiva pelo Trabalhador
    • As pessoas gostam de ter opções. Quando as suas preferências são consideradas, os trabalhadores podem ficar mais satisfeitos e motivados pelo resultado.
    • É possível que os trabalhadores usem a proteção auditiva mais tempo se forem autorizados a escolher os dispositivos de proteção auditiva compatíveis com a sua atividade.
    • Selecionar o dispositivo de proteção auditiva mais confortável entre várias opções aumenta a probabilidade de utilização correta por parte dos trabalhadores.

webLoaded = "false"

Introdução à Proteção Auditiva

  • É necessário realizar uma avaliação do risco de ruído para avaliar a exposição do trabalhador ao ruído. Sem informações precisas sobre a exposição ao ruído, os empregadores podem correr um risco maior de selecionar dispositivos de proteção auditiva com redução de ruído demasiado grande ou demasiado pequena.


    Medida

  • A Diretiva Europeia 2003/10/CE sobre Agentes Físicos (Ruído) requer que sejam disponibilizados protetores auditivos adequados quando o nível de ruído diário atingir 80dB(A), que têm de ser usados quando o nível de ruído atingir 85dB(A). O trabalhador não deve nunca estar exposto ao valor-limite de 87dB(A). O papel de protetores auditivos está claramente definido na ajuda a atingir o valor limite. A exposição protegida é a exposição média estimada, ponderada no tempo, do trabalhador ao ruído após a proteção disponibilizada pelo dispositivo de proteção auditiva ser levada em conta. O Documento Normativo Europeu EN 458:2016 sugere que seja considerado adequado um protetor auditivo que proporcione um nível de som eficaz no ouvido (L’p,A,eq) entre 70dB e 80dB.

  • Dado o grande número de opções de proteção, os empregadores não devem ter dificuldade em selecionar alguns dispositivos de proteção auditiva entre várias categorias que proporcionam a medida certa de redução de ruído. Uma vez que o tamanho do canal auditivo varia amplamente entre grupos de trabalhadores, certifique-se de que inclui vários tamanhos e tipos de tampões auriculares. Porque os ruído e as tarefas são bastante diferentes, pode ser útil incluir outras opções tais como protetores auriculares, protetores auditivos com banda e protetores auditivos dependentes do nível desenhados para ajudar os trabalhadores a manter a capacidade de ouvir sons importantes.

  • Dado que a utilização eficaz da proteção auditiva está relacionada com a competência e a motivação do utilizador, a formação e a educação dos trabalhadores é extremamente importante. A formação deve incluir informações sobre os benefícios relativos dos diferentes estilos de protetores auditivos, como selecioná-los, utilização e cuidados adequados e quando devem ser substituídos. Para aumentar o impacto da formação, certifique-se de que inclui métodos de aprendizagem interativos, personaliza o conteúdo para as suas instalações específicas e percebe o que poderá motivar os trabalhadores a valorizar suficientemente a sua audição para querer usar a proteção auditiva consistentemente. Lembrar os trabalhadores quando, onde e como utilizar proteção auditiva através de sinais e cartazes em áreas ruidosas.

  • Cada protetor auditivo tem um conjunto de valores de atenuação que resulta dos testes oficiais em conformidade com a norma europeia harmonizada adequada. Os valores de atenuação são reportados de três maneiras distintas; Redução de Ruído Simplificada (SNR), Alta, Média e Baixa (HML) e Banda de Oitava. Estes valores de atenuação são obtidos do painel de testes muito experiente em condições laboratoriais controladas. No entanto, a redução de ruído obtida pelo utilizador individual no local de trabalho pode, por vezes, ser significativamente menor. Se os dados de atenuação gerados pelo laboratório exigirem um fator de correção arbitrário (redução da capacidade) siga o regulamento nacional para orientações adicionais.

    A 3M recomenda vivamente o teste de ajuste dos protetores auditivos como o melhor método para confirmar que cada trabalhador obtém o nível adequado de proteção. É possível medir e documentar a Classificação de Atenuação Pessoal (PAR) para cada ouvido através de um sistema como o Sistema de Validação 3M™ E-A-Rfit™ Dual Ear Esta informação permite facilmente identificar os trabalhadores que necessitam de formação adicional ou de um protetor auditivo de tamanho ou estilo diferente.


O que é necessário?

O Documento Normativo Europeu EN 458:2016 explica o benefício do teste de ajuste individual como uma maneira de melhorar o desempenho em campo dos protetores auditivos. A 3M recomenda vivamente o teste de ajuste dos protetores auditivos como indicador da redução do ruído obtida por trabalhadores individuais.

  • Disponibilizar Protetores Auditivos e Formação sobre a Utilização de Dispositivos de Proteção Auditiva

    Por razões de conservação auditiva, os empregadores devem disponibilizar "uma variedade de protetores auditivos adequados" a todos os trabalhadores expostos ao nível de ruído do Valor Mínimo de Exposição de 80dB(A) e obrigar à utilização rigorosa dos protetores pelos trabalhadores expostos ao nível do Valor Máximo de Exposição de 85dB(A). Os dispositivos de proteção auditiva devem ser disponibilizados gratuitamente aos trabalhadores e substituídos quando necessário.

    Os empregadores devem oferecer formação em utilização e cuidados de todos os protetores auditivos disponibilizados aos trabalhadores, garantir a montagem inicial adequada e supervisionar a utilização correta de todos os protetores auditivos (Diretiva Europeia sobre EPI 89/686/CEE).

  • Certifique-se de que a Proteção Auditiva é Usada

    Os empregadores devem garantir que os protetores auditivos são usados pelos trabalhadores que se enquadram em qualquer das seguintes categorias:
     

    • O trabalhador atinge o Valor Máximo de Exposição LEX, 8 h = 85 dB(A) e Pico de 140 Pa.
    • O trabalhador atinge o Valor Limite de LEX, 8h = 87 dB (a) e Pico de 200 PA.
    • A exposição diária e pessoal do trabalhador ao ruído é de 85dB(A) ou superior e o trabalhador não concluiu um teste de audição de referência, conhecido como audiograma, tendo passado mais de 6 meses desde a primeira exposição do trabalhador ao ruído de Valor Máximo de Exposição ou superior.
    • A exposição pessoal e diária do trabalhador ao ruído é de 85dB(A) ou superior e ele/ela já sentiu o deslocamento do limiar padrão.
  • Avaliar a Atenuação do dispositivo de proteção auditiva

    O empregador deve avaliar a atenuação do dispositivo de proteção auditiva para o ambiente de ruído específico em que o protetor é usado, de modo a garantir que o dispositivo oferece o nível ótimo de proteção com a devida consideração pela sobreproteção, que pode afetar a capacidade auditiva de sinais importantes e sons de emergência, tais como alarmes de fogo, veículos em movimento, etc.

    O nível sonoro eficaz ideal sob os protetores auditivos deve situar-se na faixa de 75 a 70 dB(A).

    A adequação da atenuação do protetor auditivo deve ser reavaliada sempre que exposições de trabalhador ao ruído aumentarem até ao ponto em que o dispositivo de proteção auditiva deixa de proporcionar proteção suficiente. O empregador deve disponibilizar proteção mais eficaz, de acordo com as necessidades. Em qualquer caso, o Valor Limite não deve ser excedido a qualquer momento e pode ser alcançado através da utilização de protetores auditivos adequados.


Noções Básicas de Redução do Ruído

A eficácia dos dispositivos de proteção auditiva está diretamente relacionada com a maneira como isolam o som ambiente. Isto tem o nome de vedação acústica. Sem uma vedação acústica eficaz, o excesso de som escapa para o canal auditivo.

Alguns sons são mais difíceis de bloquear do que outros. Assim, os sons de baixa frequência (baixos na escala musical) são mais difíceis de atenuar do que os sons de alta frequência (agudos na escala musical). Para uma boa atenuação de ambos os sons de baixa e alta frequência, os protetores auditivos têm de vedar os ouvidos ou a área em redor firmemente, sem fugas. Se houver fugas, o som de baixa frequência pode passar, provocando uma queda na redução geral do ruído. Sugestões para otimizar a redução de ruído dos protetores auditivos:
 

  • Escolha os protetores auditivos do tamanho certo
  • Insira os tampões auriculares profundamente nos ouvidos
  • Elimine ou minimize o que quer que interfira com a vedação das almofadas do protetor auricular contra o lado da cabeça
  • Verifique os protetores auditivos frequentemente durante a utilização para confirmar que não estão soltos nem prestes a cair das orelhas
  • Seleção de Proteção Auditiva 3M

    Seleção de Proteção Auditiva

    Selecionar a proteção auditiva para os seus trabalhadores resume-se a encontrar o equilíbrio certo de conforto, facilidade de utilização, atenuação e consciência situacional.

  • Utilização e Cuidados do Protetor Auditivo 3M

    Utilização e Cuidados do Protetor Auditivo

    A eficácia de um protetor auditivo depende não só da classificação da atenuação incluindo a Redução de Ruído Simplificada (SNR), Alta (H) Média (M) Baixa (L) e Banda de Oitava do dispositivo, mas também do modo como se adequa, como é usado e da sua condição.


Para Além do Básico

  • Sistema de Validação 3M™ E-A-Rfit™ Dupla Orelha

    Teste de ajuste do protetor auditivo

    • O teste de ajuste do protetor auditivo é reconhecido como uma maneira de melhorar o desempenho em campo do dispositivo de proteção auditiva de acordo com o Documento Normativo Europeu EN 458:2016. Embora não seja um requisito obrigatório, tem várias vantagens e vai ajudar os empregadores a cumprir os requisitos que garantem um ajuste inicial correto e a supervisionar a utilização correta de todos os protetores auditivos.

      A investigação sugere que muitos utilizadores beneficiam de menos redução de ruído do que a atenuação indicada na embalagem devido à variação do ajuste, competências de ajuste e motivação do utilizador. Tendo em conta tal variação, a 3M recomenda vivamente o teste de ajuste para verificar a atenuação obtida por cada trabalhador.

      Os sistemas de testes de ajuste, tais como o Sistema de Validação 3M™ E-A-Rfit™ DualEar™ são referidos como Sistemas de Avaliação da Atenuação em Campo (SAAC). A medição obtida durante testes de SAAC é a Classificação de Atenuação Pessoal (PAR). A classificação PAR oferece o retrato momentâneo da boa capacidade de redução sonora individual do protetor auditivo. Embora o ajuste do protetor auditivo possa variar de dia para dia, o teste de ajuste ajuda a garantir que cada trabalhador é capaz de ajustar corretamente o seu protetor auditivo e obter atenuação adequada e que o protetor auditivo é adequado ao tamanho e formato do canal auditivo ou da cabaça. Mais informações sobre o sistema 3M™ E-A-Rfit™ estão disponíveis aqui, também pode contactar o representante local da 3M para saber mais e combinar um teste.

      Alguns dos principais benefícios do teste de ajuste dos dispositivos de proteção auditiva
       

      1. Identificar os trabalhadores em risco que possam não estar a beneficiar de atenuação adequada
      2. Dar formação e motivar os trabalhadores
      3. Validar o tamanho e modelo do dispositivo de proteção auditiva adequado a cada trabalhador
      4. Registar que é alcançada a atenuação adequada por cada trabalhador

Já Considerou?

    • Desenvolver um sistema de controlo para substituição de almofadas e protetores auriculares
    • Exibir cartazes ou lembretes sobre substituição da proteção auditiva
    • Guardar um stock de protetores auriculares disponíveis para pessoas que não conseguem usar tampões, ou que preferem não os usar por qualquer razão.
    • Disponibilizar uma lista de outros modelos ou tipos de dispositivos de proteção auditiva aprovados para utilização aos trabalhadores cuja primeira opção não está disponível.
    • Tornar os dispositivo de proteção auditiva mais acessíveis nas suas instalações
    • Afixar sinais em áreas onde a proteção auditiva dupla é obrigatória
    • Afixar sinais em áreas onde a proteção auditiva é obrigatória, independentemente do tempo de exposição
    • Ensinar os trabalhadores ou disponibilizar proteção auditiva para atividades ruidosas fora do trabalho
    • Tornar os testes de ajuste parte dos procedimentos de acompanhamento das soluções de testes de software para garantir que o trabalhador continua protegido
    • Colocar caixotes do lixo perto das entradas e saídas para evitar que os tampões usados sejam deitados para o chão
    • Dar instruções aos trabalhadores para que levem consigo os seus dispositivos de proteção auditiva para que sejam avaliados no rastreio auditivo anual
    • Pedir aos trabalhadores nas suas instalações que façam um vídeo de proteção auditiva mostrando a inserção e utilização adequadas

Recursos para Conhecer a Proteção Auditiva

 

  • NOTA IMPORTANTE: Esta informação assenta nos requisitos nacionais atuais selecionados. Os requisitos locais ou de outro país podem ser diferentes. Consulte sempre as Instruções do Utilizador e siga os regulamentos nacionais. Este Website contém uma visão geral de informações genéricas e não deve ser invocado para a tomada de decisões específicas. A leitura desta informação não garante proficiência em segurança e saúde. A informação é atual a partir da data de publicação, e os requisitos podem mudar no futuro. Estas informações não devem ser invocadas isoladamente, dado que o conteúdo é muitas vezes acompanhado por informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos nacionais aplicáveis devem ser cumpridos.

    Para mais informações, contacte o representante da 3M.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português