Utilização e Cuidados do Protetor Auditivo 3M

Utilização e Cuidados do Protetor Auditivo

  • Ajude os seus trabalhadores a tirar o máximo partido dos dispositivos de proteção auditiva, certificando-se que a redução de ruído é adequada e que os dispositivos são corretamente utilizados, mantidos e substituídos.

Determinar a Adequação dos Protetores Auditivos

  • O valor de atenuação (SNR, HML e Banda de Oitava) indicado nas embalagens dos protetores auditivos é uma descrição da redução de ruído medida entre um grupo bem informado de utilizadores de proteção da audição, que utilizaram o dispositivo de proteção auditiva num teste laboratorial com norma europeia harmonizada adequada. 

     

    À medida que a ciência evolui no campo da proteção auditiva, vai sendo geralmente aceite que a melhor maneira de garantir a adequação de um protetor auditivo a qualquer trabalhador é a realização de um teste de ajuste para confirmar que o nível de atenuação esperado é alcançado (ou seja, que foi selecionado e está a ser corretamente utilizado o tipo de protetor adequado). A 3M recomenda vivamente o teste de ajuste dos protetores auditivos. Na Europa, os benefícios do teste de ajuste auditivo encontram-se descritos no Documento Normativo Europeu EN 458:2016 como forma de melhorar o desempenho em campo dos protetores auriculares. O documento normativo também explica como avaliar o nível sonoro sob o protetor auditivo através do método SNR, HML e de Banda de Oitava.
     

    As medições necessárias para utilizar os três métodos de avaliação do nível sonoro são:


    • Nível de pressão sonora ponderado C, dB (C) para o método SNR
    • Ambos os níveis de pressão sonora ponderados A e C para o método HML
    • Nível de pressão sonora de banda de oitava em diferentes frequências de teste para o método de Banda de Oitava

Exemplos de utilização do valor SNR

Para utilizar o método SNR de Redução de Ruído Simplificada na avaliação do nível de som eficaz no ouvido, basta subtrair o valor SNR do nível global de pressão sonora ponderado C.

Por exemplo, se o nível de pressão sonora ponderado C for 100 dB e o valor SNR do protetor auditivo escolhido for 25 dB, o nível de pressão sonora ponderado A no ouvido quando utilizar o protetor auditivo é 75 dB.

Nível sonoro medido dB(c) - classificação SNR de '3M™ E-A-R™ Classic' = Exposição Protegida (dentro do ouvido, atrás do protetor auditivo)

=95dB                                      - 28dB                                                       = 67dB (A)

  • Redução da Capacidade

    A prática de aplicar um fator de correção nominal (redução da capacidade) aos dados gerados pelo laboratório é adotada para explicar a diferença entre a atenuação indicada na embalagem do produto e a atenuação obtida pelos trabalhadores no trabalho. Na União Europeia, cada país membro tem adotado uma abordagem diferente a respeito da redução da capacidade que pode não só diferir por país, mas também por tipo de produto. Por exemplo, no Reino Unido, há uma redução plana de 4dB na atenuação global para todos os tipos de dispositivos de proteção auditiva, enquanto na Alemanha, a redução varia entre 3 dB (para tampões auriculares moldados à medida) e 9 dB (para tampões mais convencionais).

    Embora a redução da capacidade se destine a ajudar a avaliar a atenuação realista alcançada pelo utilizador, há uma abordagem igualmente credível sob a forma de teste de ajuste que é desenhada para medir a atenuação real alcançada pelo utilizador.

  • Dupla Proteção

    Quando a exposição ao ruído do operador excede os 105 dB (A), especialmente se existir uma quantidade substancial de conteúdo de baixa frequência, por exemplo, um compressor, sala de geradores, etc., pode ser necessária uma dupla proteção.

    Em regras, usar protetores auriculares juntamente com tampões auriculares resulta aproximadamente em mais 6 dB de redução de ruído do que qualquer dos dispositivos utilizados por si só. A proteção extra proporcionada varia de acordo com a frequência do som. Para avaliar a atenuação combinada, basta adicionar 6 dB ao valor mais alto de atenuação tanto dos protetores auriculares como dos tampões auriculares.

    Por exemplo, o valor SNR do 3M Peltor X4A é 33 dB e do 3M EAR Classic é 28 dB. Quando utilizados conjuntamente, a proteção combinada destes dois dispositivos de proteção auditiva será 39 dB.


Utilização e Cuidados dos Protetores Auditivos

Siga sempre as Instruções de Utilização fornecidas com os protetores auditivos para montagem, limpeza, armazenamento e substituição dos dispositivos de proteção auditiva. Regra geral, devem ser substituídos os protetores auditivos que estão danificados ou que já não ofereçam vedação eficaz de bloqueio do ruído.

  • Tampões Auriculares de Espuma Descartáveis 3M

    Tampões auriculares de espuma descartáveis

    Utilizações: Diversas
    Cuidados: Não lavável. Substituir quando estiverem sujos, danificados ou deixarem de voltar ao formato original depois de enrolados

  • Tampões auriculares ajustáveis 3M Push-to-Fit

    Tampões auriculares de espuma Push-to-Fit

    Utilizações: Diversas
    Cuidados: Não lavável. Substituir quando estiverem sujos, quando as pontas se soltarem da haste ou deixarem de ser macias e flexíveis

  • Tampões reutilizáveis 3M

    Tampões auriculares reutilizáveis

    Utilizações: Muitas
    Cuidados: Lavável. Substituir quando as flanges estiverem danificadas, rasgadas ou deixarem de ser macias e flexíveis

  • Protetores Auriculares 3M PELTOR

    Protetores auriculares

    Utilizações: Muitas
    Cuidados: A banda de cabeça e o exterior da concha são laváveis. As inserções de espuma no interior das conchas não são. Substituir as bandas quando: estiverem danificadas ou sem tensão suficiente para segurar as conchas firmemente sobre os ouvidos. Substituir as almofadas e inserções de espuma: a cada seis meses ou antes, se estiverem danificadas ou deixarem de ser macias e flexíveis

  • Protetores Auditivos 3M Com Banda

    Protetores auriculares com banda

    Utilizações: Muitas
    Cuidados: As bandas e pontas reutilizáveis são laváveis. As pontas de espuma não são. Substituir as bandas quando estiverem danificadas ou sem tensão suficiente para segurar as olivas firmemente nos ouvidos. Substituir as pontas quando estiverem danificadas ou deixarem de ser macias e flexíveis.

  • NOTA IMPORTANTE: Esta informação assenta nos requisitos nacionais atuais selecionados. Os requisitos locais ou de outro país podem ser diferentes. Consulte sempre as Instruções do Utilizador e siga os regulamentos nacionais. Este Website contém uma visão geral de informações genéricas e não deve ser invocado para a tomada de decisões específicas. A leitura desta informação não garante proficiência em segurança e saúde. A informação é atual a partir da data de publicação, e os requisitos podem mudar no futuro. Estas informações não devem ser invocadas isoladamente, dado que o conteúdo é muitas vezes acompanhado por informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos nacionais aplicáveis devem ser cumpridos.

    Para mais informações, contacte o representante da 3M.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português