Seleção de Proteção Auditiva 3M

Seleção de Proteção Auditiva

  • Selecionar protetores auditivos para os trabalhadores entre as centenas de dispositivos de tipo, estilo, formato e tamanho diferentes pode ser um desafio. A 3M pode ajudar.

Tipos de Redução de Ruído

  • Tipos de Proteção Auditiva

    Atenuação Convencional
    A redução do ruído disponibilizada por dispositivos de atenuação convencionais é a mesma, independentemente do nível de ruído. Estes dispositivos são desenhados para oferecer ao trabalhador uma atenuação consistente durante todo o dia de trabalho.

    Atenuação Dependente do Nível
    A redução de ruído disponibilizada por protetores auditivos dependentes do nível varia com o nível de ruído. Este tipo de protetor oferece mais redução de ruído a níveis altos de ruído e é especialmente eficaz para:
     

    • Condições de Ruído Variáveis:  Ajuda os trabalhadores a manter a consciência situacional, sem necessidade de remover os protetores auditivos.
    • Ruídos de impulso:  Sons muito curtos e altos, tais como a explosão de uma descarga elétrica ou o estrondo de uma pistola pneumática. Para saber mais sobre proteção auditiva para o ruído de impulso, leia o Boletim Técnico Nº234 da 3M (PDF, 266,82 KB).

    Os dispositivos de proteção auditiva dependentes do nível podem ser não-eletrónicos (passivos) ou eletrónicos (ativos). Os dispositivos de proteção auditiva dependentes do nível integram altifalantes ambientais para captar sons de nível baixo. O utilizador pode ajustar o volume dos sons recebidos para o nível de audição preferido. 

    Atenuação Uniforme (Plana)
    Os sons de baixa frequência (baixos) são reduzidos em quantidade aproximadamente igual à dos sons de alta frequência (agudos) para uma qualidade de som mais natural. Originalmente desenhados para músicos, também podem ser utilizados na conservação auditiva ocupacional. A maioria dos dispositivos de proteção auditiva de atenuação uniforme oferece redução geral do ruído e pode ser uma boa opção para os trabalhadores com baixa exposição ao ruído.


webLoaded = "false"

Selecionar Proteção Auditiva

Se os protetores auditivos não forem confortáveis e fáceis de usar, ou se interferirem excessivamente com a capacidade auditiva dos trabalhadores, o tempo durante o qual os trabalhadores utilizam a proteção auditiva, conhecido como tempo de utilização, pode diminuir. Até mesmo os melhores protetores auditivos poderão igualmente não ser utilizados, se não forem cómodos e compatíveis com o trabalho a realizar e com o vestuário e outro equipamento de proteção individual em utilização. Os trabalhadores devem estar protegidas contra os sons altos e perigosos e ser capazes de ouvir e comunicar no trabalho.

1. Considere primeiro o conforto

  • A pressão sentida ao usar tampões auriculares varia de acordo com o material e o tamanho do tampão em relação com o tamanho do seu canal auditivo. Com protetores auriculares, a pressão da banda de cabeça para manter as conchas auriculares no lugar é essencial para uma boa atenuação. No entanto, a pressão excessiva em ambos os casos poderá tornar o protetor auditivo desconfortável. Antes de decidir qual o tipo de protetor auditivo devem escolher, os trabalhadores podem necessitar de usar um ou mais modelos diferentes por algum tempo.
  • Estão disponíveis vários tamanhos de tampões auriculares para que seja mais fácil encontrar o tamanho que se adapta suficientemente bem para proteger, e que não é demasiado apertado para ser desconfortável. Para além do benefício do conforto, é importante disponibilizar vários tamanhos para garantir que os trabalhadores consigam facilmente uma vedação eficaz. Para pessoas com orelhas pequenas, por exemplo, pode ser mais fácil inserir um tampão pequeno no canal auditivo depois de ter sido enrolado.
  • Quando os tampões auriculares são reinseridos ou um novo par de tampões é inserido no ouvido várias vezes por dia, a suavidade do tampão auricular pode tornar-se um fator importante. A família 3M de tampões auriculares 3M™ E-A-Rsoft™ é feita de espuma de poliuretano, mais suave ao toque do que outros tipos de espuma.
  • O peso também pode ser um critério para a seleção de protetores auriculares. Dado que os protetores auriculares de atenuação mais intensa apresentam frequentemente conchas auriculares maiores, poderá haver um compromisso de conforto ao selecionar protetores com classificações mais altas de redução do ruído. Um protetor auricular mais leve poderá não só permitir ouvir sons importantes mais facilmente, como também ser mais confortável, permitindo que os trabalhadores os deixem ligados durante todo o tempo em que estão expostos ao ruído. Os tampões auriculares com cordão são uma alternativa mais leve aos protetores auriculares.
  • Em ambientes quentes e húmidos, o tempo de utilização prolongada dos protetores auriculares poderá não ser confortável. Em contrapartida, os protetores auriculares podem ser preferidos pelos trabalhadores em condições de frio e vento. Também estão disponíveis alternativas leves, tais como os dispositivos de proteção auditiva com cordão e os tampões laváveis e reutilizáveis para ajudar a maximizar o conforto e manter uma boa higiene. Os
    tampões auriculares 3M™ E-A-R™ Classic™, in especial, são fabricados em espuma de PVC, resistente à absorção de humidade, como pode acontecer com a transpiração em condições de calor e humidade.
webLoaded = "false"

2. Fator na facilidade de utilização

  • Quando as mãos estão sujas ou os trabalhadores usam luvas, os tampões auriculares Push-to-Fit, reutilizáveis e ajustáveis, com hastes ou pegas cómodas, ajudam a manter as olivas dos tampões limpas durante a utilização. Dado que não é necessário enrolar estes tampões para inserção no canal auditivo, é menos provável que as olivas se sujem.
  • Os trabalhadores que têm de pôr a proteção auditiva apressadamente ou que tiram e põem a proteção auditiva muitas vezes, todos os dias, poderão também apreciar os tampões auriculares Push-to-Fit que estão prontos a utilizar, e os protetores auriculares com banda que são rápidos e fáceis de pôr.

    Os protetores auriculares montados no capacete e o Sistema de Controlo com Cordão (CCS) exclusivo da 3M, que permite aos trabalhadores manter os seus tampões auriculares comodamente ligados aos óculos de segurança, também podem facilitar o cumprimento das políticas de proteção auditiva, especialmente no caso das pessoas que repetidamente tiram e voltam a pôr a proteção auditiva, ou das que trabalham num local onde a utilização de capacetes rígidos é obrigatória.

  • Se a proteção auditiva for necessária apenas ocasionalmente, ofereça tampões auriculares com um estojo compacto para ajudar a manter os tampões auriculares limpos entre utilizações. Os dispensadores de tampões auriculares recarregáveis também são uma opção para garantir que os dispositivos de proteção auditiva estão disponíveis onde e quando forem necessários.
  • Os trabalhadores que usam proteção auditiva também podem necessitar de outros tipos de proteção, tais como a proteção respiratória, ocular, facial e da cabeça. Faça um plano do modo como estes diferentes tipos de EPI vão trabalhar em conjunto e avalie as seleções, para ter a certeza de que o desempenho exigido a um tipo de EPI não seja comprometido pela utilização de outro. Em muitos casos, os adaptadores que permitem a ligação dos protetores auriculares aos capacetes e máscaras podem ser uma maneira de minimizar este problema. Quando adaptadores não estão disponíveis ou não são práticos, os protetores auriculares com banda para o pescoço são uma alternativa cómoda juntamente com os protetores auditivos com banda. Note que a interferência com a vedação dos protetores auriculares convencionais sobre a cabeça, por efeito da proteção ocular, adereços de cabeça (como bonés de beisebol ou bandanas) ou outros artigos poderá resultar na perda de vários dB de atenuação – pelo que os tampões auriculares também devem ser considerados, como alternativa ou complemento dos protetores auriculares.

    A compatibilidade com o ambiente de trabalho também é essencial. Em situações de sujidade ou poeiras, poderá ser preferível usar tampões laváveis e reutilizáveis. Na indústria alimentar, os tampões de metal detetável são necessários para ajudar os empregadores a evitar a contaminação por cordões e tampões auditivos.

webLoaded = "false"

3. Abordar as Necessidades de Comunicação

Consulte os Protetores de Comunicação 3M PELTOR

  • Alguns trabalhadores podem estar preocupados por não conseguirem ouvir ao utilizar a proteção auditiva. Embora seja verdade que os utilizadores de dispositivos de proteção auditiva não ouvem tão bem como ouviam sem proteção auditiva, na maioria dos casos, as pessoas com audição normal são capazes de ouvir suficientemente bem ao usar proteção auditiva, se:
     

    • Os dispositivos de proteção auditiva selecionados reduzem adequadamente o ruído (nem demais nem de menos)
    • São usados de acordo com o manual de instruções

    Para ambientes muito ruidosos, os protetores auditivos podem permitir a audição a um nível mais confortável, tal como os óculos de sol permitem que os utilizadores vejam mais nitidamente num dia de sol.

  • Quando o ruído no local de trabalho atinge 85 dB(A) e mais, os trabalhadores têm de gritar para comunicar. Sem proteção auditiva, os ouvidos não conseguem facilmente processar os gritos e o ruído e a capacidade de ouvir a conversa com rigor é reduzida. Os ouvidos são, literalmente, sobrecarregadas de som. Além disso, pode estar a sentir perda de audição temporária, o que aumenta o problema.

    É como ir à praia sem óculos de sol. Os seus olhos estão sobrecarregados de luz, tornando-se difícil ver nitidamente.

  • Ao usar proteção auditiva, os sons muito altos são reduzidos para um nível mais confortável. A este nível, os seus ouvidos são capazes de processar o ruído, a conversa e os sons de aviso importantes mais normalmente e com menos distorção.

    Novamente, é como usar óculos de sol na praia. As lentes coloridas reduzem a intensidade da luz para um nível que permite aos seus olhos processar o que está a ver com menos distorção.

  • No entanto, usar protetores auditivos de alta atenuação em situações de baixo ruído (abaixo de 80 dBA, por exemplo) pode resultar em sobreproteção e causar uma indesejável redução da capacidade de ouvir e comunicar.

    Isto é semelhante a usar óculos escuros depois do pôr do sol ou em dias nublados. Quando a luz está a níveis muito mais baixos, a adição de óculos de sol resulta em sobreproteção e pode dificultar a visão.

    Com proteção auditiva, tudo se resume ao equilíbrio da atenuação e à consciência situacional — a capacidade de ouvir o que está a acontecer no mercado de trabalho. Os protetores auriculares dependentes do nível podem ajudar os trabalhadores a relatar dificuldade de deteção de sons importantes e de comunicação através de dispositivos de proteção auditiva. Para quem precisa de comunicar por rádio ou telefone, os protetores auditivos que se ligam a rádios emissores-recetores exteriores, os que têm rádio integrado e as unidades que podem ser emparelhadas com dispositivos sem fios permitem ao utilizador permanecer simultaneamente ligado e protegido.


Tipos de Proteção Auditiva

Na Orelha

  • Tampões Auriculares de Espuma Descartáveis 3M

    Tampões auriculares de espuma descartáveis

    O tipo de dispositivo de proteção auditiva mais utilizado A espuma macia é enrolada num pequeno cilindro e inserida no ouvido.
     

    • Confortável: Adapta-se ao formato único do canal auditivo
    • Acessível:  Baixo preço por par
    • Eficaz:  Redução do ruído alto quando usado corretamente.
  • Tampões auriculares ajustáveis 3M Push-to-Fit

    Tampões auriculares ajustáveis Push-to-Fit

    Pontas de espuma macia com haste flexível. Sem necessidade de enrolar as pontas de espuma antes de as inserir nos ouvidos
     

    • Fácil de utilizar:  Funciona bem para os trabalhadores com dificuldade em enrolar e inserir os tampões de espuma descartáveis
    • Prático: Podem ser usados com mãos sujas ou com luvas.
    • Confortável: A espuma macia adapta-se ao formato único do canal auditivo
  • Tampões reutilizáveis 3M

    Tampões auriculares reutilizáveis

    Tampões de ouvido laváveis com flanges elásticas, flexíveis ligadas a uma haste.
     

    • Menos resíduos: Podem ser reutilizados muitas vezes
    • Económico: Substituição menos frequente para custo menor a longo prazo
    • Prático: Podem ser usados com mãos sujas ou com luvas
    • Versátil: O material não absorve a humidade Funciona bem em condições de humidade ou de transpiração intensa
    • Escala de atenuação: Os produtos equipados com filtro acústico Pass Through permitem ao utilizador ouvir mais som quando a consciência situacional é importante
  • Tampões auriculares 3M moldados à medida

    Tampões auriculares moldados à medida

    Material macio e resistente moldado ao formato único dos ouvidos do utilizador.
     

    • Menos resíduos: Pode ser reutilizado por longos períodos de tempo
    • Confortável: Ajusta-se rigorosamente aos ouvidos do utilizador quando corretamente moldado, o que inclui tirar um molde correto do canal auditivo
    • Versátil A redução do ruído pode ser personalizada durante o processo de fabrico por instalação de filtros acústicos específicos

Sobre a Orelha

  • Protetores Auriculares 3M PELTOR

    Protetores auriculares

    As conchas de plástico ligadas a uma banda de cabeça ajustável cobrem os ouvidos para ajudar a bloquear o som. As almofadas macias vedam de cada lado da cabeça do utilizador.
     

    • Fácil de utilizar: A maioria das pessoas aprende a usá-los corretamente com pouca dificuldade
    • Prático: Ponha e tire a proteção auditiva rapidamente, conforme necessário
    • Alternativa aos tampões auriculares: Algumas pessoas não conseguem, ou preferem não usar tampões auriculares
  • Protetores Auditivos 3M Com Banda

    Protetores auriculares com banda

    Espuma macia ou pontas elásticas mantidas no lugar por uma banda flexível.
     

    • Prático: Ponha e tire a proteção auditiva rapidamente, conforme necessário. Uma boa escolha para as pessoas que entram e saem de zonas ruidosas
    • Versátil Grande variedade de estilos de bandas de cabeça e olivas auriculares
    • Atenuação moderada: Permite ao utilizador ouvir mais som quando não a alta atenuação não é necessária

Trabalhadores com perda auditiva

Nalguns casos, os protetores auriculares dependentes do nível podem ajudar os trabalhadores com perda de audição a melhorar a consciência situacional e a trabalhar com segurança em áreas ruidosas usando proteção auditiva.


Seguem-se alguns recursos para o ajudar a saber mais sobre opções de proteção auditiva para trabalhadores com perda auditiva:
 

  • NOTA IMPORTANTE: Esta informação assenta nos requisitos nacionais atuais selecionados. Os requisitos locais ou de outro país podem ser diferentes. Consulte sempre as Instruções do Utilizador e siga os regulamentos nacionais. Este Website contém uma visão geral de informações genéricas e não deve ser invocado para a tomada de decisões específicas. A leitura desta informação não garante proficiência em segurança e saúde. A informação é atual a partir da data de publicação, e os requisitos podem mudar no futuro. Estas informações não devem ser invocadas isoladamente, dado que o conteúdo é muitas vezes acompanhado por informações adicionais e/ou esclarecedoras. Todas as leis e regulamentos nacionais aplicáveis devem ser cumpridos.

    Para mais informações, contacte o representante da 3M.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português