webLoaded = "false" Loadclientside=No
Fita Hero Banner

Fitas elétricas de alta qualidade para isolamento e proteção

Produtos
webLoaded = "false"

Fitas elétricas de isolamento Scotch®

  • Encontram-se à venda fitas elétricas de isolamento profissional Scotch® da 3M para utilização em praticamente todas as aplicações - mesmo nas condições mais adversas. Controlos de qualidade abrangentes, ensaios cuidadosos das matérias primas e dos processos para assegurar a alta qualidade constante dos produtos 3M™. Para mais informações sobre a gama disponível, veja mais adiante.


webLoaded = "false"
  • Fita Scotch

    Isolamento perfeito na primeira utilização.

    A 3M oferece uma variedade de Fitas de isolamento autoadesivas em PVC com diferentes graus de qualidade, dimensões e cores. Com uma excelente resistência adesiva e elasticidade, oferecem aos aplicadores os resultados esperados em isolamento e proteção mecânica dos cabos.

    Para aplicações padrão de até 1kV:


    • Isolamento de cabos, fios, ligações e conectores
    • Envolvimento dos cabos
    • Reparação do isolamento danificado
    • Reparação do revestimento do cabo
    • Fixação e agrupamento dos cabos

webLoaded = "false" Loadclientside=

Teste de resistência, Teste de adesão, Teste de confirmabilidade Scotch® Super 33+™


webLoaded = "false"

Fitas para Manutenção e Reparação de Edifícios

  • Fitas de PVC

    Proteja e isole a sua instalação elétrica com Fitas Elétricas de Vinil 3M™. Com um suporte robusto e flexível em PVC, aliado às excelentes propriedades de isolamento, as fitas elétricas de vinil 3M resistem à humidade, ao desgaste, álcalis e ácidos. Clima quente ou frio? Não há problema. As fitas elétricas de vinil 3M são retardadoras de chama, pertencem à lista da UL e possuem uma certificação CSA num amplo intervalo de temperaturas de funcionamento.

  • Fitas Mástique

    Encha, proteja e isole ligações elétricas até 600 volts com Mástiques 3M™. Precisa de aplicar uma barreira de isolamento ou uma vedação contra a humidade a uma forma estranha? As Fitas Mástique 3M™ são feitas de um composto de isolamento autofusível à base de borracha butílica. As Fitas Mástique da 3M encontram-se disponíveis com um suporte em vinil (PVC), um suporte em borracha de isolamento primário ou sem qualquer tipo de suporte.

  • Fitas de Borracha

    Altamente adaptáveis, as Fitas de Borracha da 3M™ ajudam a isolar e a vedar as ligações elétricas. Ideal para o isolamento elétrico primário em aplicações tais como barramentos, isolamento de junções em geral e vedação contra a humidade em ligações de baixa a alta tensão. Disponíveis com ou sem liner, as fitas isoladoras de borracha da 3M oferecem uma excelente resistência e durabilidade a temperaturas de até 130 ° C.


webLoaded = "false"
  • Formação

    Veja a nossa série de microvídeos de formação.

    Ver aquiSeta Oca Direita

  • Soluções para eletricistas

    Alta qualidade, comprovada pelos produtos de instalação elétrica da 3M

    Visite a páginaSeta Oca Direita

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Scotch 33 Super
Instalação elétrica
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Malhas Laranja da 3M

Utilize a fita certa para um trabalho bem feito.

Em ambientes agrestes, escolha Fitas elétricas Scotch® da 3M de alta qualidade.

  • NOTA:
    Os produtos variam em cada categoria. Nem todos os produtos serão adequados para todas as exigências de aplicação apresentadas.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Aplicação de Fita Estandarte
Load Client Side - No
Web Loaded - false
UUID - 0b795b26-cdd3-4371-b161-71b73530a7ae

Sugestões de aplicação para o profissional

As fitas elétricas de isolamento utilizadas corretamente poupam tempo, dinheiro e trabalho

A utilização correta de fitas elétricas de isolamento pode significar uma poupança valiosa em tempo e dinheiro na rotina diária das instalações elétricas - mas requer os conhecimentos técnicos adequados. A técnica de utilização de fita elétrica continua a ser uma prática diária para os eletricistas experientes. Apesar disso, o conhecimento parece estar a cair cada vez mais no esquecimento. Existem bons motivos para aprender estas técnicas - especialmente quando há pressa e só com fitas é que se resolve o problema.

Barreira contra a humidade

Instalações elétricas de alta qualidade:


A finalidade das fitas selantes e autovulcanizantes consiste em proteger eficazmente as uniões elétricas contra a entrada de humidade e para proporcionar um isolamento elétrico de alta qualidade. As fitas mástique e de borracha também são boas para tapar conectores com arestas vivas. As fitas à base de borracha são autovulcanizantes e são vendidas com ou sem liner de proteção. As camadas esticadas e sobrepostas fundem-se para formar um efeito contínuo de isolamento elétrico e de barreira contra a humidade

Técnica de enfitamento

No caso das instalações de baixa tensão (até 1000 V), a fita deve ser aplicada de modo a ficar esticada em 50-75% do seu comprimento original. Uma outra camada de fita de PVC forma então uma camada exterior que proporciona funções importantes: isolamento elétrico, proteção contra danos mecânicos, proteção contra luz UV e influências químicas corrosivas (álcalis ou ácidos).


Existem muitos tipos de fita de isolamento elétrico à base de PVC disponíveis no mercado. As fitas de PVC para utilização geral são adequadas para tarefas como agrupamento de cabos, codificação por cores no interior e reparações temporárias. Ao contrário destas, as fitas de PVC de alta qualidade são aprovadas para trabalhos de isolamento permanentes em engenharia elétrica. Funcionam bem em climas frios e são resistentes aos raios UV, por isso adequam-se bem aos trabalhos no exterior tanto em condições atmosféricas de frio como de calor.

Como evitar o desprendimento

As fitas que são utilizadas sem serem as mais adequadas para certas aplicações podem despegar-se da superfície com o passar do tempo, situação a que se dá o nome de flagging ou desprendimento, dando origem à entrada de água e poeiras e à perda de um isolamento fiável. É por isso que é importante utilizar a fita correta para cada aplicação. Numa instalação de baixa tensão com fita de PVC, é preciso aplicar pelo menos duas camadas a meia sobreposição para obter um isolamento e cobertura de proteção ideais. Uma regra básica de aplicação é que a espessura da camada de isolamento deve ter cerca de 1,5 vezes o isolamento do cabo.


A fita deve ser mantida esticada durante o enrolamento para prender bem. A última camada de fita é aplicada de uma forma decrescente na tensão exercida, sendo a fita cortada após a última volta (especialmente com fitas de PVC). Em seguida, deve esperar um pouco e depois aplicar pressão na extremidade, permitindo deste modo evitar que fita se volte a desprender devido a tensões internas.

Cabos para motores

Em primeiro lugar, devem fazer-se as ligações elétricas de baixa tensão entre a linha de alimentação do motor e o próprio motor. Para isso, dobre as extremidades do cabo para que o trabalho seguinte não fique prejudicado. As extremidades do cabo devem ser enroladas com pelo menos quatro camadas sobrepostas de fita de borracha autovulcanizante. É assim que se forma o isolamento elétrico primário e de estanquicidade à água. Por último, deve enrolar-se pelo menos 2 1/2 camadas sobrepostas de fita de isolamento de PVC aprovada para instalações elétricas.


Uma sugestão: Esta camada deve tapar o isolamento de borracha previamente instalado com uma camada com cerca do dobro da largura da fita de PVC. Também neste caso, recomenda-se a técnica de esticamento de modo que a fita de PVC assente bem sobre a camada de borracha e sobre o revestimento do cabo. Este passo completa a proteção contra a humidade. No caso de se pretender manter o acesso à ligação para outros trabalhos, a primeira coisa a fazer é enrolar uma camada de fita de PVC com o lado adesivo para fora.

Derivações de cabos

As derivações de baixa tensão podem ser protegidas utilizando fita. Isola e vede a união acabada com pelo menos quatro camadas sobrepostas de fita de borracha. Por último, cubra a derivação com duas camadas sobrepostas de fita de isolamento de PVC de alta qualidade para aplicações elétricas. No caso de se pretender manter o acesso à ligação para outros trabalhos, enrole a primeira fita de PVC com o lado adesivo para fora.

Barramentos de ligação

Uma maneira habitual de isolar emendas em distribuidores de corrente de baixa tensão é enrolá-los primeiro com duas camadas de fita de tecido aplicando-se, a seguir, pelo menos quatro camadas sobrepostas de fita de borracha ou material de isolamento revestido a mástique. A terceira camada de isolamento e proteção consiste em duas camadas sobrepostas de fita de isolamento de PVC de alta qualidade.

Conclusão

As fitas de isolamento elétrico provaram a sua eficácia em vários campos de aplicação. Quando utilizadas corretamente, asseguram um isolamento estável e de alta qualidade a longo prazo. Atualmente, existe uma grande variedade de produtos disponíveis que facilitam o trabalho do eletricista e aumentam a sua produtividade. As propriedades técnicas das fitas de isolamento têm vindo a ser melhoradas constantemente nos últimos anos e os produtos certificados de alta qualidade são adequados para todos os aspetos do trabalho de engenharia elétrica e são indispensáveis para o profissional.


Entre em contacto

Tem perguntas sobre os nossos produtos ou soluções - clique no link para nos contactar. Se quiser manter-se atualizado sobre as novidades da indústria e outros tópicos relacionados com Eletricidade - clique para se registar e receber a nossa Newsletter sobre Eletricidade 3M.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português