Mascaramento de Veículos para a reparação automóvel

Mascaramento de Veículos para a Reparação Automóvel

  • Os sistemas de mascaramento da 3M™ podem ser utilizados em qualquer processo de reparação, utilize desde fita de mascarar e as soluções especiais disponíveis.
    A 3M™ é um dos maiores e mais experientes fabricantes mundiais de fitas adesivas. As fitas de mascarar desempenham um papel importante em todos os processos principais das tarefas de retoque das reparações automóveis. A investigação e o desenvolvimento intensivo efetuados pela 3M™ assegura constantemente o desenvolvimento de produtos inovadores para tornar os processos dos clientes mais seguros e de grande qualidade.
    Alguns exemplos inovadores incluem a avançada fita de mascarar para molduras, o cordão de mascarar e a Fita de Transição Suave Scotch®. O design inovador destes produtos permite obter margens e transições de pintura significativamente mais suaves, reduzindo a necessidade de efetuar retoques posteriores. Estes são apenas dois de muitos produtos 3M™ que otimizam o processo de trabalho em qualquer oficina.

Mascaramento de Veículos geral

  • Antes de efetuar qualquer tarefa de reparação ou pintura automóvel é necessário proteger as peças a não reparar contra qualquer dano, sujidade ou pulverização excessiva de tinta.

    Efetuar um trabalho minucioso desde o primeiro passo reduz (podendo mesmo eliminar) a necessidade de efetuar quaisquer processos posteriores de limpeza ou retificação.

    Os processos demorados de mascaramento podem ser minimizados através da utilização de materiais de alta qualidade e de boas técnicas de aplicação; é sempre benéfico investir em fitas de mascarar premium, que podem ser removidas sem esforço sem rasgar ou deixar resíduos de adesivo.

    De uma forma geral, os seguintes materiais devem ser utilizados e mantidos sempre à mão:

     

    • Proteções de interior para assentos e para o solo
    • Fitas de mascarar
    • Plástico de mascarar
    • Papel de mascarar
    • Fitas de mascarar especiais, como o cordão de mascarar Suave Plus para aberturas ou fitas para linhas finas para obter linhas precisas de pintura.

     

     

     

Fita de Molduras

  • Para mascarar frisos de uma forma mais rápida e fiável, utilize o cordão de mascarar de Espuma Suave Plus 3M™. Este produto foi concebido para utilizar em peças móveis de automóveis como portas, capôs ou portas de bagageiras. Aplique o cordão ao longo da linha do automóvel SEM a esticar, premindo ligeiramente em ambas as direções. Tamanho único para todas as aberturas e frisos.

Processos Especiais de Mascaramento

  • Para mascarar peças especiais como puxadores de portas, aplicação de detalhes, para-choques ou peças de plástico, recomendamos a utilização de produtos especiais como a fita para linhas finas (por exemplo, a Fita de Contornos Scotch® 471) que permite seguir os contornos e as extremidades de uma forma precisa, contando com um nível extremamente elevado de flexibilidade. A utilização de produtos especiais para aplicações especiais permite poupar tempo, materiais e trabalho posteriores de retificação!

Guia passo-a-passo - Como mascarar para efetuar a Reparação de um Veículo


  • Passo 1

    Passo 1 - Limpar a superfície

    Desengordure a superfície da área de reparação e da área envolvente, seguindo as recomendações do fabricante da tinta. As Toalhitas para Painéis 3M™ PN34567 são adequadas para utilizar neste passo.

  • Passo 2 - Aplicar Plástico de mascarar

    Passo 2 - Aplicar Plástico de mascarar

    Cubra totalmente o carro (exceto a área a reparar) utilizando o Plástico de mascarar 3M™.
    A utilização de Plástico de mascarar 3M™ permite efetuar o trabalho de uma forma mais rápida, pois possibilita a aplicação por apenas um operador. O plástico irá aderir ao veículo, protegendo a superfície contra a pulverização excessiva e, graças à sua transparência, fornece também um grande controlo visual.

  • Passo 3 - Preparar a zona envolvente da área a reparar

    Passo 3 - Preparar a zona envolvente da área a reparar

    • Prepare a área que necessita de ser novamente pintada, aplicando inclusivamente soluções para mascarar aberturas e frisos, como o cordão de Mascarar Suave Plus e/ou Fita de Transição 3M™ Scotch®. Estas fitas são aplicadas na linha da carroçaria de quaisquer peças móveis, de forma a conseguir fechar as aberturas.

    Se necessitar de trabalhar à volta das peças de borracha, o produto 3M™ Lift'n Stick protege e retrai as peças de borracha permitindo passar a película de pintura sob as vedações de borracha, fornecendo um friso bastante notável.

  • Passo 4 - Cortar e fixar o plástico

    Passo 4 - Cortar e fixar o plástico

    Corte a Plástico de mascarar em redor da área a reparar e prepare para a aplicação de betume e primário e fixe o plástico com Fitas de Mascarar 3M™.
    Para obter os melhores resultados, aplique a Fita de Transição Suave Scotch® sobre a Fita de Mascarar 3M™ para permitir uma transição suave das linhas extremas de aplicação de primário.

  • Passo 5 - Aderir o plástico aos contornos antes de aplicar a base/verniz

    Passo 5 - Aderir o plástico aos contornos antes de aplicar a base/verniz

    Antes de aplicar a base e o verniz, corte novamente a Plástico de mascarar e fixe-o para efetuar o mascaramento dos contornos e das aberturas.

  • Passo 6 - Resultados - Desmascarar da Forma Correta

    Remoção correta do mascaramento

     

    • A altura ideal para remover as fitas e o Plástico de mascarar é quando o carro acabou de sair da cabine e ainda se encontra quente.
    • Remova sempre a Fita de Mascarar puxando-a num ângulo reto em relação à superfície. Um ângulo mais plano ou mais agudo tem um risco mais elevado de deixar resíduos e restos de adesivo na superfície.
    • A utilização de Fitas de Mascarar Premium é benéfica, já que estas não deixam restos de adesivo e têm muito poucas possibilidades de se rasgar - poupe aquilo que é mais valioso: o tempo numa reparação automóvel!

     

Vídeo demonstrativo - Mascaramento



  • Novidades

  • Recursos

  • Onde Comprar

  • Suporte


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português