Nos últimos 10 a 15 anos, o aço padrão e outros materiais ferrosos foram largamente substituídos por vários tipos de aço de elevada resistência. A utilização de materiais leves como o alumínio e materiais com compósitos aumentou também significativamente.
No interior de qualquer automóvel mais moderno, descobrirá agora áreas de materiais de elevada resistência junto a materiais concebidos para absorver impactos e proteger os passageiros em qualquer veículo.
A utilização de tipos de aço de elevada resistência permite também diminuir a espessura dos painéis, reduzindo o peso do automóvel e mantendo os elevados padrões de segurança.
Outra das alterações é a forma como a carroçaria dos automóveis é fabricada - devido à utilização de novos materiais, encontrará menos soldadura por pontos de resistência e um aumento da utilização de adesivos e rebites. Tal determina também a utilização de novos métodos de reparação, como a utilização de adesivos com rebites.
O resultado transforma a forma como os automóveis modernos são reparados:
Os tipos de aço de elevada resistência reagem de forma mais sensível ao esforço térmico e a espessura reduzida dos painéis requer a utilização de métodos de esmerilagem e lixagem mais precisos, de forma a impedir a perda de integridade estrutural.
Os Processos de Esmerilagem e lixagem em Oficina podem ser separados em várias áreas:
Para todas estas atividades, a 3M™ oferece soluções que ajudam a aumentar a produtividade e permitem uma transição suave para a área de pintura de forma a efetuar os trabalhos finais de retoque.
Encontra-se disponível uma gama de adesivos de poliuretano de componente único, concebidos para a união dos para-brisas e das janelas laterais e traseiras. De extrusão fácil com Aplicadores 3M™, o adesivo é fornecido em vários tamanhos, em saquetas ou cartuchos. Encontram-se disponíveis três versões que permitem um tempo de imobilização de uma, três ou oito horas.
A 3M™ oferece uma variedade de Soluções para a Vedação de Juntas e para todos os requisitos que qualquer retoque requer - em combinação com uma variedade de aplicadores, estas soluções asseguram a obtenção de vários tipos de acabamentos para corresponder à aparência OEM - de fabricante. Quer se trate de juntas standard, processos húmido sobre húmido ou vedantes de juntas em spray, a 3M™ tem uma gama muito ampla para oferecer ao mercado e de acordo com as necessidades de qualquer Oficina de Reparação Automóvel.
Sempre que não seja possível utilizar um processo integral de soldadura para instalar uma peça de substituição não estrutural num veículo, poderá utilizar o processo de Reparação de União de Painéis da 3M™.
Sempre que necessitar de utilizar um adesivo verdadeiramente estrutural para aplicações de união, recomendamos a seleção do processo 3M™ para o Adesivo Estrutural Resistente a Impactos. Este processo é especificado por vários OEMs (fabricantes) para absorção das forças de colisão. Este adesivo pode também ser utilizado em peças estruturais.
A Pistola Pulverizadora Pressurizada HGP 3M™ Accuspray™ e os Copos Pressurizados PPS™ foram concebidos para aplicar revestimentos de alta viscosidade que servem para proteger a carroçaria e também para aplicar primários de elevada densidade e ainda revestimentos anti-gravilha.
Graças à capacidade de controlo da espessura e do acabamento, este sistema permite minimizar os desperdícios de produto e de tempo, tornando-o eficiente e eficaz. Além disso, o sistema permite também minimizar os trabalhos finais de limpeza. As boquilhas Accuspray™ permitem a aplicação de vários tipos de revestimentos texturizados, permitindo corresponder facilmente a várias texturas OEM para obter o acabamento desejado.
Devido à evolução constante dos substratos utilizados no fabrico automóvel, as organizações industriais e os OEMs especificam/indicam a utilização de cera para cavidades de forma a impedir a corrosão.
A Cera para Cavidades Interiores 3M™ (âmbar ou transparente) fornece uma forma simples e eficaz de assegurar a proteção contra a corrosão, um dos componentes mais importantes da reparação automóvel.