• Passo 2 - Lixar

    Passo 2 - Lixar

    Lixe a superfície utilizando uma máquina DA com uma órbita de 3 mm, equipada com um suporte suave e um interface para obter um amortecimento adicional. O abrasivo ideal para este processo é o Disco Abrasivo 3M™ Hookit™ 337U especial para e-coat, grão P320.

  • Step 5 b - Blending area preparation - whole area

    Step 5 b - Blending area preparation - whole area

    To prepare the whole blending area, use 3M P1000 abrasive (e.g.. 260L, Flexible Disc or Trizact™) with an interface pad on a DA machine.

Lixagem eficaz numa Reparação Automóvel

  • Os abrasivos 3M™ são uma base crucial para obter os melhores resultados em qualquer reparação automóvel. A gama inclui rodas e tiras de esmerilagem, abrasivos manuais e abrasivos para utilização a seco e a húmido. A escolha do abrasivo é fundamental para a obtenção de resultados perfeitos logo à primeria. Quer esteja na fase da preparação, de aplicação de primário ou no processo de lixagem: os abrasivos 3M™ são de alta qualidade e em conjunto com uma gama adicional de acessórios, concebidos para o ajudar a efetuar os processos de uma forma mais segura e eficaz, especialmente nos seguintes:

      

Guia passo-a-passo para o Processo de Lixagem na Reparação Automóvel


lixagem de Betume - preparação para a aplicação de primário

  • Passo 1 - Limpar a área

    Em preparação para a aplicação do betume, limpe a área de reparação e remova quaisquer partículas soltas de tinta ou de ferrugem. Lixe até ver o metal de base utilizando o Disco Cubitron™ II 150+ e com uma lixadeira DA - para obter a superfície pretendida e para a aplicação do betume.
  • Passo 2 - Aplicar a Guia de Lixação e desgastar

    Passo 2 - Aplicar a Guia de Lixagem e desgastar

    Aplique a Guia de Lixagem 3M™ para realçar quaisquer riscos do grão 150+ e, em seguida, desgaste as extremidades em redor da superfície com o Disco Cubitron™ II 220+ para impedir que quaisquer solventes existentes no betume possam penetrar nas extremidades e provocar algum defeito.
  • Passo 4 - Aplicar Guia de Lixagem no betume seco

    Após o betume secar, aplique a Guia de Lixagem 3M™ para ver a estrutura do betume aplicado e assim permitir uma lixagem mais rápida e controlada. A Guia de Lixagem também ajuda a reduzir as obstruções e prolonga a vida útil do abrasivo.
  • Passo 5 - lixagem do betume

    Para moldar a área com betume de uma forma mais rápida, utilize o Disco Cubitron™ II 150+ com máquina ou com o Taco Manual e sempre com a extração de pó ligada.
  • Passo 6 - Aplicar novamente a Guia de Lixagem para realçar os riscos finos

    Volte a aplicar a guia de Lixagem a seco 3M™ para realçar quaisquer riscos profundos e imperfeições existentes na superfície, para que os possa remover posteriormente com os abrasivos mais finos.
  • Passo 7 - Minimizar quaisquer riscos existentes

    Passo 7 - Minimizar quaisquer riscos existentes

    Para preparar a superfície para a aplicação do primário, minimize quaisquer riscos com um grão 150+ e com um grão 220+. Para obter resultados lisos e ideais, utilize o abrasivo com um taco manual.

  • Passo 8 - lixação final antes da aplicação de Primário

    Passo 8 - lixagem final antes da aplicação de Primário

    Após efetuar a lixagem manual, utilize uma máquina DA (Festool Automotive Systems LEX 150 / 5 ou Festool Automotive Systems ETS / EC 150 / 15) e Cubitron™ II 220+, seguido por P400 / P500 para biselar as extremidades e aumentar a aderência do primário.
  • Passo 9 - Área de mistura

    Efetue a proteção interna de quaisquer extremidades com uma tira de fita de mascarar antes de preparar a área de mistura.

  • 9a: Utilize Folhas Abrasivas Flexíveis 3M™ P1000 - P1200 para preparar as extremidades e as linhas da área em que é necessário efetuar a mistura da camada base.

  • 9b: Para preparar a área de mistura completa, utilize abrasivo 3M™ P1000 (ex.: Disco Flexível 260L+, ou Trizact™) com um interface numa máquina DA.

  • 9c: Utilizando um Disco Scotch-Brite™ Cinza numa máquina DA com extração de pó, limpe a superfície em preparação para a aplicação da camada base, limpe a superfície com uma Toalhita para Painéis 3M™ e um desengordurante adequado e, em seguida, mascare a área conforme necessário.

    Aplique e deixe secar o primário de acordo com as recomendações do fabricante de tinta.

Lixagem fina para Pintura - Preparação da superfície para aplicação de primário

  • Passo 1 - Aplicar a Guia de Lixação

    Passo 1 - Aplicar a Guia de Lixagem

    Aplique a Guia de Lixagem na área do primário para ajudar a controlar o progresso do trabalho.

  •  Passo 2 a - Alisar a superfície

    Passo 2 a - Alisar a superfície

    O primeiro passo de lixagem de primário é efetuado com o grão P320 / P400, utilizando folhas abrasivas 3M™ com um taco manual na área central da reparação e sobre o betume, de forma a alisar a superfície.

  • Passo 2 b - Reaplicar a Guia de Lixagem

    Passo 2 b - Reaplicar a Guia de Lixagem

    Volte a aplicar a Guia de Lixagem na área de lixagem para realçar os riscos, de forma a poder removê-los.

  • Passo 3 - lixação manual para o desenho das linhas

    Passo 3 - Lixagem manual para o desenho das linhas

    Para evitar queimaduras provocadas pela lixagem DA posterior, efetuar sempre e em primeiro lugar a lixagem manual em qualquer extremidade e linha, utilizando as Folhas Abrasivas Flexíveis Hookit™ P1000.

    Sugestão: efetue a lixagem cuidadosamente, de forma a não lixar demasiado o primário. Se tal acontecer, certifique-se de que cobre a área com a espessura necessária (recomendação do fabricante de tinta!). Qualquer área mal tratada será posteriormente notável com uma camada de tinta se for de uma cor mais escura, acabando por provocar corrosão.

  • Passo 4 - Remover a estrutura de aplicação de primário

    Passo 4 - Remover a estrutura de aplicação de primário

    Lixe agora a superfície utilizando as máquinas: Festool Automotive Systems LEX3 150/3 ou a Festool Automotive Systems EETS/EC150/3, com um suporte suave. Para remover o primário anterior e deixar a superfície perfeita para a aplicação da base, deverá utilizar um disco com o grão P400 / P500.

  • Passo 5 a - Preparação da área de mistura - extremidades

    Passo 5

    Utilizando um Disco Scotch-Brite™ Cinza com uma máquina DA Festool Automotive System e com extração de pó, limpe a superfície em preparação para que a aplicação fique limpa para a 1ª camada. Limpe a superfície com uma Toalhita para Painéis 3M™ e um desengordurante adequado à base de água.

  •  Passo 6 - Limpeza final

    Passo 6 - Limpeza final

    Como passo final antes da aplicação da camada base, limpe a superfície com o pano da 3M™ Tack Cloth Aqua quando o automóvel já se encontrar na cabine de pintura.

Lixagem de E-coat para preparação de peças novas

  • Passo 1 - Desgastar a área

    Passo 1 - Desgastar a área

    Inspecione a peça de substituição, limpe e desengordure-a de acordo com as recomendações do fabricante da tinta.

    Trabalhando do interior para o exterior, utilize um Scotch Brite Cinzento (em Rolo ou como Esponja Manual) para desgastar a área interior da peça e nos cantos, extremidades e rebordos.

  • Passo 2 - Lixar

    Passo 2 - Lixar

    Lixe a superfície utilizando uma máquina DA com uma órbita de 3 mm, equipada com um suporte suave e um interface para obter um amortecimento adicional. O abrasivo ideal para este processo é o Disco Abrasivo 3M™ Hookit™ 337U especial para e-coat, grão P320.

  • Passo 3 - Remoção do Pó

    Passo 3 - Remoção do Pó

    Utilizando um Disco Scotch-Brite™ Cinzento numa máquina DA com extração de pó, limpe a superfície em preparação para uma aplicação limpa do primário.

    Efetue a limpeza final de acordo com as recomendações do fabricante da tinta e aplique o primário.


  • Novidades

  • Recursos

  • Onde Comprar

  • Suporte


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português