Reparação SMART

Reparação Automóvel SMART

  • Reparação Automóvel SMART

    A reparação SMART é uma combinação de técnicas rentáveis que podem ser utilizadas quando a área de reparação corresponde ao tamanho de uma folha de papel A4.

Processo de Reparação SMART


Procedimentos passo-a-passo para reparações SMART


  • Passo 1 - Avaliação de Danos e Limpeza da Superfície

    Passo 1 - Avaliação de Danos e Limpeza da Superfície

    Avalie a posição, o tamanho e a cor da área danificada de forma a determinar se é adequada uma reparação SMART (tem de ser uma área pequena).

     

     

     

    Este passo é fundamental para obter uma boa aderência da tinta, especialmente na zona da mistura. Quaisquer resíduos de desgaste necessitam de ser totalmente removidos

      1. Lave e efetue a pré-limpeza integral do painel utilizando Toalhitas de Profissionais para Painéis 3M™ PN34567 e um produto de limpeza adequado.
      2. Efetue o polimento integral do painel utilizando o Polimento de Corte Rápido Plus 3M™ Perfect-it III™ PN50417 - e o Extra Fino 3M™ Perfect-it III™PN80349 se for uma cor mais escura - para restaurar a aparência do painel como se fosse acabado de pintar.
  • Passo 2 - Preparação da Superfície

      1. Lixe utilizando um Disco Abrasivo 3M™ Hookit™ Cubitron II de 75 mm - 150+ / 220+. Comece sempre com o menor grão possível. Nota: A utilização de um disco de 75 mm ajuda a minimizar as dimensões da área de reparação.

        Se existir um dano que necessite de ser preenchido, aplique o betume adequado, utilize a guia de lixação 3M™ e lixe com um Disco Abrasivo 3M™ Hookit™ Cubitron II de 75 mm - 220+.
      2. Lixe em redor da área de reparação utilizando um Disco 3M™ Hookit™ Roxo P400 - 75 mm
      3. Alargue a área utilizando um Disco de Acabamento Fino 3M™ Trizact™ de 75 mm, P3000

        Lembre-se que a totalidade da área de lixação não deve ser maior do que uma folha de papel A4!
  • Passo 4 - Mascaramento

    Passo 3 - Mascaramento

    Encontram-se disponíveis várias técnicas e produtos para o processo de mascarar, consoante a localização dos danos.

    Certifique-se que cobre toda a área envolvente para a proteger contra a pulverização excessiva, mas deixe a área de reparação suficientemente grande para evitar a criação de linhas não precisas da pintura (que teria de eliminar posteriormente). A Fita de Transição Suave 3M™ é um excelente produto para conseguir obter sempre linhas de transição suaves na área exterior.

  • Passo 4 - Aplicação de Primário

    Passo 4 - Aplicação de Primário

    Aplique o primário consoante as recomendações do fabricante da tinta.

    Para este tipo de aplicação recomendamos a utilização do produto 3M™ Accuspray™ com o Copo Mini PPS™, que permite uma utilização eficiente do produto com o mínimo de desperdícios. De forma a manter a área de reparação o mais pequena possível é necessário evitar ao máximo a pulverização excessiva de primário.

  • Passo 5 - Lixação do Primário

    Passo 5 - Lixação do Primário

    Lixe o Primário utilizando o Disco Abrasivo 3M™ Hookit™ Púrpura P400 / P500 de 75 mm.

  • Passo 6 - Aplicação de Tinta

    Passo 6 - Aplicação de Tinta

    Aplique a tinta consoante as recomendações do fabricante. Utilize o Sistema de Preparação de Pintura 3M™, para obter uma aplicação eficaz; consoante o tamanho da área de reparação, recomendamos a utilização do Sistema 3M™ PPS™ Midi (400 ml) ou Mini (170 ml) de forma a maximizar o consumo de tinta e minimizar os desperdícios.

    Sugestão: A conformidade com as normas de COV significa que os Removedores de Soldaduras por Pontos são agora fornecidos em aerossol para a respetiva aplicação após o revestimento transparente e antes da secagem. Tal significa que o processo de remoção de soldaduras necessita de ser adaptado de forma a adequar-se aos produtos em conformidade com as normas. Consulte os fabricantes de tinta para obter recomendações.

  • Passo 7 - Retificação de Pintura e Acabamento

    Passo 7 - Retificação de Pintura e Acabamento

    Como o aerossol para a Remoção de Soldaduras por Pontos normalmente utilizado é aplicado numa camada bastante fina e que não resiste ao polimento, a pequena área de reparação não deve ser polida. Se o polimento da área for inevitavelmente necessário, utilize o Polimento Extra Fino Plus 3M™ Perfect-it™ com a boina amarela. Coloque na máquina o valor mais baixo de RPM e efetue a tarefa de forma cuidadosa e delicada.


  • Novidades

  • Recursos

  • Onde Comprar

  • Suporte


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português