Perigos oculares

Como escolher a máscara correta

Perguntas a considerar ao escolher uma máscara de soldadura

  • Os critérios mais importantes na escolha de uma máscara de soldadura são naturalmente a proteção e a fiabilidade. Porém, para o seu conforto geral e desempenho de trabalho, existem outras características valiosas a considerar, como: possibilidade de incorporar outro equipamento de proteção, fácil de usar, tipo de filtro de soldadura, área de visualização, utilização flexível. Antes de selecionar a máscara, pode obter certa orientação tendo em conta os aspetos seguintes:

  • Outros recursos para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores

    Centro de segurança de soldadura
    Perigos oculares
    Avaliar os níveis de risco


  • 1. Quanto tempo dedica à soldadura direta?
    Ao realizar muitas tarefas não relacionadas com a soldadura, pode gostar de uma máscara que combina uma viseira de proteção com um filtro de soldadura dobrável (capacetes G5-01, 9100FX, 9100MP), especialmente quando necessita de proteção respiratória, pois não tem de retirar a sua proteção respiratória. No entanto, quando a soldadura é a sua tarefa principal, pode ser que seja mais útil uma máscara com controlo externo para mudar o modo de filtro de soldadura para diferentes aplicações, como por exemplo, o modo de rebarbação ou os seus ajustes de soldadura favoritos (máscaras que incluem o kit de filtros 9100XXi).
  • Quando se trabalha em áreas com perigos sobre a cabeça, pode aproveitar as vantagens de uma máscara de soldadura com proteção para a cabeça(QR: desengate rápido). Existem tampões auditivos para a maior parte das situações; no entanto, se necessitar de abafadores, pode ser que tenha de considerar a necessidade de escolher uma máscara com um design que não interfira com a utilização de proteção auditiva.
  • Uma vez que todos os processos de soldadura produzem fumo, recomendamos sempre a utilização de uma proteção respiratória. A 3M oferece máscaras de partículas descartáveis e reutilizáveis que se ajustam às máscaras de soldadura Speedglas ™. No entanto, pode constatar que necessita de um sistema de ar motorizado ou assistido e, que depois, necessite de uma máscara com conduta de ar. Existem vários modelos entre os que escolher, dependendo das restantes necessidades que tenha. Encontrará mais detalhes na secção Proteção respiratória para soldadura.
  • Para muitos soldadores, a possibilidade de ver mais elementos do seu local de trabalho sem necessidade de mover a máscara ou a cabeça é um fator muito importante. Para este conjunto de pessoas, os modelos G5-01TW, G5-01VC, 9100XX ou 9100XXi são os mais apropriados.
  • Se assim for, o modo de soldadura descontínua pode ser a solução que lhe convém. O ajuste deste modo pode ajudar a reduzir a fadiga ocular causada aquando do ajuste constante do olho às mudanças de luz que se produzem durante a soldadura descontínua. Quando o modo descontínuo está ativado, é utilizado um estado de luz intermédia (opacidade 5). Se outro arco não sofrer um golpe dentro de dois segundos, o filtro de soldadura regressa ao estado de luz normal (opacidade 3). O modo de soldadura descontínua encontra-se disponível nos filtros G5-01TW, 9100XX, 9100X e 9100V.
  • Ao escolher uma máscara com um filtro de soldadura G5-01TW, G5-01VC, 9100XXi ou SL, ativará automaticamente o seu ADF.

    Para encontrar a nossa descrição geral do produto, visite Proteção de soldadura Speedglas ™

    Transfira o guia de seleção 3M sobre proteção de soldadura! (PDF)
Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português