Perigos oculares

Perigos oculares

Quando se trata dos seus olhos, não existem segundas oportunidades

  • As lesões oculares mais frequentes ocasionadas por radiação UV/IV são as queimaduras retinianas e as queimaduras de flash na córnea. Estas lesões de grande intensidade são evitáveis quando a proteção adequada é usada e utilizada em conformidade. As diferentes aplicações requerem uma proteção diferente e é essencial escolher o equipamento que seja mais apropriado para o trabalho que deve desempenhar.

  • Outros recursos para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores

    Centro de segurança de soldadura
    Avaliar o nível de risco
    Como escolher a máscara correta


Radiação

O “golpe de arco” ocorre quando a superfície do olho se vê exposta a um excesso de radiação ultravioleta (UV), normalmente quando um arco sofre acidentalmente um golpe, enquanto a máscara de soldadura se encontra na posição levantada ou os olhos ficam desprotegidos. A sobre-exposição prolongada à radiação do arco é associada a queimaduras retinianas, cataratas e cancro da pele.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Partículas de alta velocidade

As lesões oculares provocadas por corpos estranhos ocorrem quando materiais como pó, limalhas de rebarbação ou salpicos de soldadura entram no olho. Quando uma ou mais partículas penetram na camada externa do olho e entram no mesmo, chama-se penetração de um corpo estranho. Estas partículas ou objetos viajam a alta velocidade e, normalmente, são feitas de metal. Uma lesão ocular penetrante pode ser extremamente séria, o que pode provocar cegueira se não for detetada e tratada com prontidão.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Como bater as estatísticas de lesões oculares

A colocação de filtros de soldadura de escurecimento automático permite aos soldadores manter a proteção ocular e facial, ou seja, a máscara de soldadura, na sua posição correta com muito mais frequência do que os filtros de soldadura passivos. Se puder ver sempre, a motivação para levantar a máscara é reduzida significativamente, o que significa o seguinte:

 

  • Reduz a probabilidade de que ocorra uma exposição à radiação UV/IV prejudicial como consequência de um arco ter sofrido um golpe acidentalmente, ou por ter estado exposto aos arcos dos soldadores que estão próximos. Além da dor temporária com sensação de terra nos olhos do golpe de arco, a sobre-exposição prolongada à radiação do arco é associada a queimaduras retinianas, cataratas e cancro da pele.
  • Reduz o potencial de que ocorram lesões oculares causadas por corpos estranhos procedentes de limalhas de rebarbação ou salpicos de soldadura.
  • Não terá que voltar a inclinar a máscara de soldadura para baixo (e o seu pescoço agradecer-lhe-á). A eliminação do movimento de inclinação significa também que existem menos possibilidades de que as mãos se movam, o que mantém o elétrodo exatamente onde deseja antes do início essencial de cada soldadura. E isto pode levar a operações de soldadura de maior qualidade, menos operações de rebarbação e uma menor repetição de tarefas.
  • Outra vantagem em termos de produtividade e segurança dos filtros de escurecimento automático consiste no facto de os soldadores conseguirem entrar em espaços estreitos e limitados com a proteção ocular e facial já colocada, o que facilita ainda mais o início das operações de soldadura complicadas.

 

 


Veja a diferença!


FAQ sobre filtros de escurecimento automático

Uma das lesões oculares mais frequentes ocasionadas por radiação UV/IV são as queimaduras retinianas e as queimaduras de flash na córnea. Estamos cientes de que a proteção ocular é um problema fundamental para todos os soldadores, pelo que a seguir incluímos algumas das perguntas que nos foram colocadas com maior frequência sobre os nossos filtros de escurecimento automático

  • São os filtros de escurecimento automático 3M™ speedglas™ tão seguros como um filtro passivo?
    Sim, os filtros de soldadura de escurecimento automático speedglas proporcionam uma proteção constante (equivalente ao tom 13) contra a radiação ultravioleta (UV) e infravermelha (IV), independentemente de se o filtro está no lado claro ou escuro ou de se a função de escurecimento automático está operacional. São potencialmente mais seguros do que os filtros passivos, pois pode manter a máscara na posição para baixo durante todo o processo de soldadura, uma vez que o filtro muda automaticamente de claro para escuro, e ao contrário, para aumentar a sua produtividade enquanto realiza operações de soldadura. Além disso, não tem que utilizar as mãos constantemente para ajustar a máscara.
  • Não mais do que os filtros tradicionais. Todos os filtros de soldadura Speedglas têm placas de proteção internas e externas que são fáceis de substituir em qualquer momento, quando são profundamente danificados, riscados ou apresentam uma sujidade demasiado intensa para serem limpos com um pano suave. O filtro de soldadura encaixa na máscara e, por isso, está bem protegido. Uma máscara de soldadura Speedglas é praticamente tão robusta como uma máscara de soldadura passiva.
  • Resumindo, com os filtros de escurecimento automático Speedglas™ estará sempre protegido contra uma radiação UV/IV perigosa. Os filtros de escurecimento automático Speedglas™ proporcionam uma proteção constante (equivalente à opacidade 13) contra a radiação ultravioleta (UV) e infravermelha (IV), independentemente se o filtro está no modo claro ou escuro ou se a função de escurecimento automático está operacional.
  • Não. O filtro muda extremamente rápido para que o olho veja um flash (0,1 ms à temperatura ambiente). A transição de ausencia um arco para outro ocorre sem que haja um flash percetível.
  • Os filtros de escurecimento automático Speedglas™ mudam de forma automática e consistente da luz para a escuridão e vice-versa. Ambas as mãos estão livres e o elétrodo pode ser colocado com precisão, o que aumenta a produtividade durante a operação de soldadura. Uma máscara de soldadura com escurecimento automático também ajuda a reduzir a fadiga no pescoço, que provoca o ajuste contínuo da máscara, movendo-a para baixo, enquanto aumenta bastante a precisão da colocação. Por sua vez, isto reduz a necessidade de rebarbação e de repetição de tarefas. As visualizações constantes e claras dos filtros tornam até as soldaduras extremamente complexas muito mais simples.
  • Se a rentabilidade se definir em termos de proteção, um dia é suficiente. Porém, ao passo que por vezes a “proteção” pode ser difícil de medir, a eficiência e a qualidade da soldadura são muito mais fáceis de medir. Os estudos realizados mostram que, com a utilização dos filtros de escurecimento automático Speedglas™, é possível aumentar a produtividade de modo considerável. Não só pode trabalhar com mais rapidez porque pode ver sempre, como também se move com mais eficiência, pois os elétrodos são colocados de forma mais precisa. A maior parte dos “maus inícios de soldadura” pode ser eliminada. Uma quantidade menor de más operações de soldadura significa menos trabalhos de rebarbação e níveis de qualidade global mais elevados. Gráfico da rentabilidade.

    Por exemplo:

    Assim, os ganhos de produtividade dependem da aplicação. Se realizar uma grande quantidade de operações de soldadura descontínua, obterá uma produtividade muito maior do que a obtida por um soldador que realize operações de soldadura contínua longas. Assim sendo, este exemplo utiliza um ganho conservador de 15% em termos de produtividade. Se o custo por salário for de 20 dólares por hora, a máscara de soldadura rentabilizar-se-á em aproximadamente dois meses. Assim, em um ano, o aumento da produtividade poderia representar uma poupança de 6000 dólares (também conhecido como novos benefícios). Nota: as quantias em dólares são aproximadas e podem variar.

  • Quando se trata de equipamentos de soldadura e de produtos de segurança, o cliché “o barato sai caro” nunca pareceu tão acertado. O equipamento de soldadura e o equipamento de proteção individual (epi) devem ser sempre selecionados com base nas circunstâncias individuais, e não no preço. A escolha ideal do filtro de soldadura depende sobretudo do tipo de processo de soldadura. Mas também se baseiam nas preferências pessoais que o sistema de máscara de soldadura completo incorpora, como o tamanho da área de visão, a visão periférica, a perceção do peso e do equilíbrio, a necessidade de proteção adicional, etc.

    Antes de escolher um modelo, deve perguntar o seguinte a si mesmo:


    • Como devo utilizar a minha máscara de soldadura?
    • Mudo ocasionalmente de processo de soldadura?
    • Estou a utilizar uma amperagem demasiado baixa (<20) ou demasiado alta (>300)?

    Este é um investimento a longo prazo: um filtro de soldadura variável oferece características mais flexíveis, que adaptar-se-ão a novas condições de trabalho. Contacte o seu técnico ou responsável pela segurança ou outros especialistas em segurança se tiver dúvidas sobre a proteção ocular adequada para o seu ambiente de trabalho.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Perigos oculares

Passo 2

Continue para o passo 2 para obter uma descrição geral dos aspetos de segurança a serem considerados ao selecionar as proteções oculares e faciais para as suas aplicações de soldadura.


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português