Avaliar os níveis de risco

Avaliar os níveis de risco

Normas europeias relacionadas com a proteção ocular e facial para operações de soldadura

  • Na Europa, todo o equipamento de proteção individual deve ter a marcação CE e estar em conformidade com a diretiva de Epis 89/686/CEE antes de poder ser colocado no mercado. Para demonstrar a conformidade com os requisitos básicos da diretiva, o produto pode obter a certificação das normas aplicáveis nacionais e harmonizadas.

    As máscaras de soldadura que incorporam filtros de proteção estão cobertas pelas normas EN 175, EN 166, EN 169 (filtros passivos) e EN 379 (filtros de escurecimento automático).

  • Outros recursos para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores

    Centro de segurança de soldadura
    Perigos oculares
    Como escolher a máscara correta


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Resistência mecânica

Nas normas EN 175 e EN 166, o epi é classificado de acordo com a sua resistência mecânica:

  • Nota: os produtos classificados na classe B não foram concebidos para oferecer proteção total em todas as circunstâncias possíveis, como por exemplo, a utilização de rodas/máquinas de rebarbação

Além disso, existem classificações relativas ao campo de utilização


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Desempenho ótico

No caso das normas EN 166 e EN 379, relativamente à qualidade ótica do filtro de soldadura ou ao visor facial, são classificadas de 1 a 3, em que 1 é a melhor. No caso dos filtros de soldadura passivos e viseiras, há apenas uma classificação de classe ótica. No caso dos filtros de soldadura de escurecimento automático, existem quatro partes da classificação: classe ótica/difusão de luz/variações na dependência angular da transmitância luminosa.

Os filtros de soldadura da 3M estão marcados com o intervalo de tons e as classificações óticas correspondentes. Nota: a seguir, encontra-se um exemplo de filtro de soldadura 3M™ Speedglas ™ SL (EN 379). A classificação válida está marcada no filtro de soldadura.


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Como ler a marcação no filtro de soldadura

Conforme mostrado na ilustração abaixo, cada um dos nossos filtros de soldadura está marcado com um intervalo de escurecimento e a classificação ótica específica do modelo:

Marcações no filtro

Para obter mais detalhes sobre as normas europeias, contacte o National Standards Institute.


Passo 3

Continue para o passo 3 para obter uma descrição geral dos filtros e máscaras de soldadura 3M™ para as suas aplicações de soldadura.


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português