Seleção de máscaras de soldadura

Avaliar os níveis de risco

Descrição geral de metais, processos de soldadura e seleção de máscaras

  • Todos os fumos de soldadura contêm gases e/ou partículas. O tipo de contaminação é parcialmente determinado pelo material com que está a soldar, como está acabado ou limpo e também pelo tipo de elétrodo de soldadura utilizado. Consulte um perito em saúde no trabalho para identificar os níveis de risco em relação às normas de segurança do país em que se encontra. Os limites de exposição ocupacionais (OEL) são estabelecidos nos requisitos de segurança nacionais de cada país em concreto. O seu higienista industrial certificado pode utilizar monitores ambientais 3M™ EVM para medir os contaminantes aéreos em tempo real ou os monitores de vapores orgânicos 3M™ para determinar os níveis de exposição individuais.

  • Outros recursos para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores

    Centro de segurança de soldadura
    Riscos respiratórios
    Como escolher a máscara correta


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Normas europeias

A norma europeia para um dispositivo de filtração motorizado completo que incorpora um capacete ou uma viseira é a EN 12941. Não há uma classificação separada para filtros de partículas (P) na norma EN 12941, uma vez que o filtro de partículas faz parte do sistema de classificação. A norma EN 12941 define três classes de desempenho (TH1, TH2 e TH3). Os números definem o nível de desempenho (fugas internas) e a resistência à tração dos tubos de respiração e acoplamentos dentro da classificação. A fuga interna para a classificação TH1 é de 10% no máximo, para a TH2, de 2% no máximo e para a TH3, de 0,2 % no máximo.
Os filtros de gás têm letras e códigos de cor que indicam os gases contra os quais o filtro oferece proteção, tal como é definido na norma EN 12941. Por exemplo, “A” para gases orgânicos, “B” para gases inorgânicos e “E” para gases ácidos. No caso equipamentos motorizados, a capacidade de um filtro de gás é determinada, testando o equipamento com o seu fluxo de ar. Os números do filtro de gás indicam a sua capacidade: “1” para baixa capacidade, “2" para capacidade média ou “3” para alta capacidade. Por exemplo, um dos filtros de gás disponíveis para a máscara 3M™ Adflo™ tem a classificação A1B1E1.

Equipamentos de proteção respiratória com motorizados encontram-se no âmbito da norma EN 14594*. O aparelho não é autónomo e a linha de fornecimento de ar deve conter ar de qualidade respirável que cumpra os requisitos da norma EN 12021.

Encontrará informações sobre as leis, os valores limite, etc. nas publicações das autoridades competentes


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Guia geral para proteção respiratória

A seguir encontra-se uma descrição geral das máscaras 3M™ que podem ser apropriadas para as suas aplicações de soldadura. A descrição geral analisa os metais que devem unir-se, os processos de soldadura e condições de ventilação. A seguir, é apresentada uma lista com os tipos de proteção respiratória que o seu higienista industrial pode recomendar em função das avaliações de risco realizadas.
P = Filtração de partículas através de uma máscara descartável, uma máscara reutilizável ou um equipamento motorizado com um filtro de partículas (P) de alta eficiência instalado.
P + A B E = Filtração de partículas e gás através de um equipamento motorizado com um filtro de partículas (P) de alta eficiência e um filtro A1B1E1 (ou A2) instalados.

S = Fornecimento de ar através do regulador e da unidade de filtração.

Passo 3

Continue para o passo 3 para obter uma descrição geral da proteção respiratória para as suas aplicações de soldadura.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português