Imagem de herói de materiais feitos pelo homem

Desenhar com plásticos LSE

Unir plásticos de baixa energia superficial que são de difícil adesão

PERGUNTE A UM ESPECIALISTA DA 3M
webLoaded = "false"

Unir plásticos de baixa energia superficial

  • Gráfico apresentando os diferentes níveis de energia superficial de vários plásticos LSE
  • Os plásticos de baixa energia superficial, ou plásticos LSE, são frequentemente conhecidos pelas respetivas iniciais e incluem materiais como o polipropileno (PP), polietileno (PE ou HDPE), polistireno, acetal, EVA (etileno acetato de vinilo) e tintas para pintura a pó. São geralmente macios e têm um ponto de fusão baixo, pelo que são fáceis de processar, mesmo em grandes volumes, e são de baixa densidade, o que ajuda a reduzir o peso. Visto a baixa energia superficial ser a característica primária deste grupo, todos são mais difíceis de unir – existem opções de adesivos e fitas que funcionam bem, mas há muito menos opções para escolher e testar.

    Os plásticos de baixa energia superficial são fáceis de moldar numa variedade de formas e são frequentemente utilizados para aplicações de utilização única, tais placas de sinalização, frisos decorativos ou embalagem – recipientes de plástico, mas também tabuleiros de plástico, amortecedores de proteção e película de embalagem. A maioria das aplicações não requer um adesivo forte, mas como mercado de reutilização muitos plásticos recicláveis são cortados em tiras e transformados em polimadeira leve, que geralmente tem as mesmas propriedades de união, mas também poderá necessitar de maior resistência adesiva.


webLoaded = "false"

Tecnologias de adesivos

Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas a utilizar para plásticos LSE. Saiba mais sobre cada tecnologia apresentada utilizando as hiperligações abaixo.

  • Fitas PSA de dupla face 3M™

    As fitas adesivas sensíveis à pressão (PSA) são fitas finas com adesivo de ambos os lados. Entre estas fitas incluem-se as fitas adesivas transferidoras e as fitas de dupla face. A 3M tem fórmulas exclusivas que são concebidas para adesão a superfícies de baixa energia superficial. São ideais para superfícies lisas e planas, e são frequentemente utilizadas para formatos planos complexos, como die-cuts para smartphones, televisores de ecrã plano, formação de juntas, fixação de frisos e muitas aplicações de embalagem.

  • 3M™ Scotch-Weld™ Adesivos Instantâneos

    Os adesivos instantâneos 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos alta resistência, concebidos para juntas de ajuste apertado. Uma gota de adesivo instantâneo por polegada quadrada pode ser suficiente para unir vários substratos, incluindo plásticos LSE.

  • Adesivos Acrílicos Estruturais 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos de 2 componentes, que proporcionam aos designers a maior resistência para aplicações exigentes. Muitos destes adesivos são uma boa opção para unir plásticos LSE. Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ proporcionam resistência ao impacto e alto desempenho numa vasta gama de condições ambientais.


webLoaded = "false"

Tipos de plásticos LSE

  • os componentes de muitas cafeteiras incorporam polipropileno para reduzir o peso/custo

    Polipropileno

    O polipropileno é um plástico de baixa densidade fabricado em muito grande volume e amplamente utilizado como película, fibra e peças moldadas. É frequentemente utilizado para embalagem na forma de contentores, esponjas absorventes e película de embalar, bem como para criar componentes leves para a indústria automóvel, de eletrodomésticos e indústria médica.

webLoaded = "false"
  • Frigorífico com materiais de plástico branco feitos de polistireno no interior

    Polistireno

    o polistireno é um plástico transparente e duro; pode ser quebradiço, mas existem versões mais resistentes, conhecidas como polistireno de alto impacto (HIPS), que têm propriedades de união ligeiramente diferentes. Entre as muitas aplicações que utilizam polistireno incluem-se amendoins de espuma, componentes de aparelhos, expositores para retalhistas, recipientes tipo concha, garrafas, tabuleiros e placas de sinalização de exterior. O polistireno é fácil de processar por moldagem, permitindo um detalhe fino, bem como por termoformagem para criar painéis de espuma.

webLoaded = "false"
  • Seringa de plástico feita de polietileno

    Polietileno

    O polietileno é o plástico mais comum, produzido em maior volume. É frequentemente produzido na forma de película de embalagem e moldado em garrafas ou outros contentores. O polietileno tem uma robustez e resistência à temperatura relativamente baixas, mas é fácil de processar e é utilizado para aplicações onde esses fatores são menos importantes.

webLoaded = "false"
  • Óculos de sol com armações em acetal (também polioximetileno ou POM)

    Acetal (também polioximetileno ou POM)

    O polioximetileno é um plástico branco opaco de alto desempenho, com alta resistência, dureza e rigidez, bem como boa resistência ao impacto e à temperatura e boa estabilidade dimensional. É frequentemente utilizado em componentes como rodas de engrenagens, correias transportadoras, armações de óculos, fixações e fixadores de esquis.

webLoaded = "false"
  • Almofadas de espuma preta com adesivo aplicado num lado para garantir uma colocação fácil

    EVA

    O etileno acetato de vinilo é um polímero tipo borracha, como boa robustez e a resistência a fissuras. É frequentemente utilizado como espuma em calçado, particularmente nas solas de sapatos de ténis e sandálias, bem como para proteções em equipamento desportivo; também pode ser um substituto para cortiça natural.

webLoaded = "false"
  • Escavadora amarela com tinta de alto desempenho a carregar terra

    Tinta e tinta para pintura a pó

    As tintas tradicionais têm diversas energias superficiais, resultando em diferentes requisitos de união. As tintas para pintura a pó são um pó seco de fluxo livre, que é aplicado e depois aquecido de modo a formar um revestimento protetor duro. Aditivos com baixa energia superficial fluem frequentemente para a superfície depois de fundida, o que pode tornar os revestimentos de pintura a pó difíceis de unir.


webLoaded = "false"

Tipos de montagem

Para determinar que adesivo irá proporcionar os melhores resultados, é frequentemente útil considerar o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem apresentados abaixo têm características de design diferentes, que determinam muitas vezes qual o melhor adesivo ou fita.

Contacte-nos

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português