A hipotermia não intencional pode ser prevenida facilmente. Estudos científicos comprovam que, para manter uma temperatura interna de 36 ºC ou superior o aquecimento dos doentes ajuda a melhorar a sua recuperação, reduzindo as complicações associadas. A hipotermia tem como consequências o aumento da taxa de mortalidade, o aumento do tempo de internamento hospitalar e o aumento da taxa de infeção da ferida cirúrgica.1, 2, 3, 4, 5, 6 A 3M tem como objetivo fornecer soluções para o aquecimento dos doentes, que ajudam a melhorar a sua recuperação. Contacte-nos agora para saber como a 3M pode ajudar a sua organização a alcançar os objetivos de aquecimento dos doentes.
Mais de 70% dos doentes cirúrgicos sofrem de hipotermia pós-operatória todos os anos.7
Os doentes com hipotermia ligeira têm três vezes mais probabilidade de desenvolver uma infeção no local cirúrgico.8
Os doentes podem ser pré-aquecidos eficazmente em apenas 10 a 20 minutos antes da anestesia geral.9
O Nice recomenda iniciar o aquecimento por ar forçado, no pré-operatório e manter o aquecimento por ar forçado durante a fase intra-operatória.10 Pré-aquecer os doentes durante apenas 10 a 20 minutos antes da anestesia geral aumenta o teor térmico total do organismo dos doentes, ajuda a prevenir a hipotermia pré-operatória e a reduzir os tremores pós-operatórios.11
Todos os doentes cirúrgicos, independentemente da idade, peso ou de outros fatores, submetidos a anestesia local ou geral, estão sujeitos a uma queda de temperatura (Redistribution Temperature Drop - RTD). A investigação comprova que a temperatura corporal desce até 1,6 °C na primeira hora depois da indução da anestesia geral,7 aumentando o risco de hipotermia perioperatória involuntária e as respetivas complicações12.
O NICE recomenda aquecer os doentes ativamente utilizando o aquecimento por ar forçado até serem transferidos da sala de recobro ou até estarem confortavelmente quentes12. Evitar a hipotermia e a vasoconstrição depois da cirurgia conduz à redução da hipoxia da ferida, promove a cicatrização da ferida e a resistência à infeção. Os doentes em hipotermia também têm um tempo de recuperação mais prolongado do que os que não sofrem de hipotermia.13
Batas de aquecimento por ar forçado
O sistema 3M Bair Paws oferece soluções de conforto e de aquecimento dos doentes durante o período perioperatório. Em vez das batas tradicionais, utilizam-se as batas de aquecimento por ar forçado mantendo os doentes aquecidos e confortáveis.
Aquecimento de sangue e fluidos
Foram publicados mais de 100 estudos clínicos sobre a eficácia do aquecimento por ar forçado, que combate a hipotermia perioperatória duas a três vezes mais rápido do que o aquecimento condutivo17. O sistema 3M Bair Hugger foi o primeiro sistema de aquecimento por ar forçado reconhecido internacionalmente e oferece 23 modelos de cobertores diferentes para satisfazer todas as necessidades de aquecimento dos doentes na prevenção da hipotermia. Com mais de 25 anos de experiência clínica, a 3M tornou-se um nome líder no aquecimento dos doentes, criando produtos avançados que ajudam a apoiar a recuperação do doente.
Aquecimento de sangue e fluidos
O Sistema de aquecimento de Sangue e Fluidos Ranger™ com tecnologia SmartHeat™ adapta-se a todas as necessidades de aquecimento de fluidos, desde KVO (manter as veias abertas - keep vein open) até um máximo de 30 litros por hora. Estão sempre disponíveis vários kits descartáveis que respondem às necessidades de aquecimento de fluidos, incluindo kits pediátricos, standard e de elevado fluxo.
Sistema de monitorização de temperatura
O sistema 3M™ SpotOn™ é um sistema de monitorização da temperatura interna não invasivo, que mede continuamente a temperatura do doente com um sensor económico de utilização única, proporcionando a padronização com um método de monitorização de temperatura constante durante todo o processo perioperatório.
Foram publicados mais de 100 estudos clínicos sobre a eficácia do aquecimento por ar forçado, que combate a hipotermia perioperatória duas a três vezes mais rápido do que o aquecimento condutivo17. O sistema 3M Bair Hugger foi o primeiro sistema de aquecimento por ar forçado reconhecido internacionalmente e oferece 23 modelos de cobertores diferentes para satisfazer todas as necessidades de aquecimento dos doentes na prevenção da hipotermia. Com mais de 25 anos de experiência clínica, a 3M tornou-se um nome líder no aquecimento dos doentes, criando produtos avançados que ajudam a apoiar a recuperação do doente.
Factos sobre o aquecimento por ar forçado (PDF, 900MB)
A 3M tem como objetivo ajudar a reduzir a hipotermia nos hospitais, aumentando simultaneamente a eficiência, a eficácia e o conforto dos doentes. Contacte-nos para saber como podemos ajudar a sua organização.
Encontre as respostas às perguntas mais frequentes sobre 3M Cuidados de saúde
Junte-se à 3M Health Care Academy e aumente os seus conhecimentos médicos
Se tiver alguma questão a colocar sobre um produto ou serviço 3M Cuidados de saúde, contacte-nos
Encontre as Instruções de Utilização (IFU) para aceder facilmente aos documentos de produtos de saúde específicos da 3M.