webLoaded = "false" Loadclientside=No
Imagem de vários produtos adesivos disponíveis na 3M – adesivos em spray, termofusíveis, fitas e vedantes adesivos.

Formatos de adesivos e a continuidade da união adesiva da 3M

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Desde a invenção do primeiro adesivo que usou o alcatrão de bétula, o princípio fundamental da adesão continua a ser o mesmo: a utilização de uma matéria-prima fluida para unir dois substratos. Nos dias de hoje, os avanços em materiais de derivados naturais e sintéticos resultaram em dois formatos comuns para a criação de produtos adesivos industriais. Os tipos de adesivos industriais mais comuns são os adesivos líquidos e as fitas.


webLoaded = "false"

Adesivos líquidos

Mediante uma alteração física ou reação química, um adesivo líquido aplicado entre dois substratos forma um material sólido que une os substratos entre si. Os adesivos líquidos estão disponíveis em vários formatos, dando aos fabricantes a oportunidade de oferecerem aos clientes um adesivo líquido que vai ao encontro de várias especificações.

  • Adesivos bicomponentes

    Num adesivo reativo bicomponente, o Componente A é misturado com o Componente B; a reação química resultante fornece a união final.

  • Adesivos de um componente

    Os adesivos reativos de um componente contêm um único componente que reage quimicamente, mais frequentemente quando exposto ao calor, luz ou humidade.

  • Adesivos Termofusíveis

    Os adesivos termofusíveis encontram-se no estado sólido à temperatura ambiente, mas são aplicados sob a forma de líquido derretido. Quando o adesivo volta à temperatura ambiente, volta a solidificar, criando uma união.

  • Termofusíveis reativos de poliuretano (PUR)

    Os termofusíveis reativos são adesivos únicos com as propriedades dos adesivos termofusíveis e dos adesivos reativos de um componente.

  • Adesivos à base de solventes e de água

    Os adesivos à base de solvente e de água utilizam um suporte líquido (solvente ou água) para aplicar o adesivo nos substratos. O suporte evapora e o adesivo permanece. Estão disponíveis habitualmente em tubos, baldes e latas de aerossol.


webLoaded = "false"

Fitas adesivas

As fitas são adesivos sensíveis à pressão ou "PSAs" e constituem uma solução de grande valor acrescentado. As fitas são materiais totalmente curados com as propriedades viscoelásticas necessárias para manter a união entre dois materiais, frequentemente através do uso de pressão.

  • Fitas transferidoras adesivas

    Uma camada de adesivo sensível à pressão é emparelhada com um liner amovível. Estão também disponíveis como "liner duplo", com um liner de ambos os lados.

  • Fitas de dupla face

    O adesivo sensível à pressão é laminado de ambos os lados de um suporte em película. Isto permite que a fita tenha funcionalidades diferentes nos lados A e B.

  • Fitas de espuma de dupla face

    O adesivo sensível à pressão é laminado com um adesivo sensível à pressão de ambos os lados de um suporte em espuma (por exemplo, acrílico, uretano, polietileno). Isto confere funcionalidades diferentes aos lados A e B da fita, além de que a espuma oferece propriedades únicas de preenchimento de folgas ou elásticas.

  • Sistemas de fixação desmontáveis

    O adesivo sensível à pressão é laminado para um sistema de bloqueio mecânico com um liner.


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Continuidade da união de adesivos e fitas

Uma interminável variedade de requisitos na área de projetos conduziu ao desenvolvimento de uma grande variedade de produtos e formatos de adesivos e fitas. Esta vasta gama está representada no espectro de tecnologias de união conhecidas na 3M como a continuidade da união de adesivos e fitas. Esta continuidade de adesivos e fitas abrange desde adesivos amovíveis sensíveis à pressão semelhantes aos existentes nas Notas Post-It®, até aos epóxis de cura de alta resistência utilizados para unir componentes de aviões.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Imagem de uma grande variedade de formatos e capacidades dos adesivos na continuidade das uniões adesivas da 3M.

webLoaded = "false"
Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português