webLoaded = "false" Loadclientside=No

Influência da rugosidade da superfície

Os benefícios da lixagem não se limitam apenas à remoção da contaminação. Por várias razões, uma superfície rugosa na colagem traduz-se frequentemente em uniões mais fortes:
 

  • A rugosidade confere mais área de superfície com o qual o adesivo pode fazer contacto na colagem
  • Uma superfície rugosa proporciona mais interligação mecânica na interface
  • As irregularidades na superfície podem reduzir a propagação das fissuras, permitindo uniões mais fortes e mais resistentes à fadiga

Nem sempre a rugosidade, especialmente a que é excessiva, é uma vantagem. Para unir uma superfície rugosa, é necessário que o adesivo flua para dentro das fissuras e fendas criadas pela lixagem. Isto aplica-se tanto aos adesivos líquidos como às fitas adesivas. As fitas fluem! Se o adesivo não conseguir fluir, há menos contacto global entre o adesivo e a superfície e a retenção de ar pode resultar em menor resistência da colagem ou em uniões com proteção deficiente contra a exposição ambiental.

  • As fitas muito finas podem precisar de uma superfície muito lisa para criar uma união eficaz.

    Fitas finas

    As fitas muito finas requerem frequentemente superfícies muito lisas para criar uma união. Imagine o tamanho do intervalo que uma fita com uma espessura de 50,8 microns é capaz de cobrir sem se encher, retendo ar.

  • As fitas grossas conseguem colar-se eficazmente a superfícies relativamente rugosas.

    Fitas grossas

    As fitas grossas conseguem colar-se a superfícies relativamente rugosas, especialmente as que foram lixadas com esponjas abrasivas não tecidas, tais como as esponjas Scotch-Brite™ 7447.

  • Os líquidos de alta viscosidade conseguem cobrir intervalos com mais de 0,64 centímetros.

    Líquidos de alta viscosidade

    Embora não consigam fluir para preencher fendas e fissuras muito pequenas, os líquidos de alta viscosidade são os produtos com maior capacidade de enchimento de intervalos, capazes de cobrir intervalos com mais de 6,35 mm. Este fator é importante quando da união de materiais muito irregulares como, por exemplo, compósitos de fibra de vidro por acabar.

  • Os líquidos de baixa viscosidade conseguem impregnar totalmente as superfícies, permitindo-los unir muitos materiais de união difícil.

    Líquidos de baixa viscosidade

    Os líquidos de baixa viscosidade são os que melhor conseguem fluir e preencher todas as fissuras e fendas de uma superfície. Embora não sejam a melhor opção para "preenchimento de intervalos" como são os líquidos de alta viscosidade, a sua capacidade para impregnar totalmente as superfícies permite-lhes unir alguns materiais muito difíceis de unir, como as borrachas de uniao de cianoacrilatos.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Embora seja importante considerar a rugosidade da superfície ou o intervalo entre substratos, a escolha de um líquido ou fita adesiva nunca se deve basear apenas neste fator. As muitas considerações que envolvem a escolha de um adesivo incluem todos os atributos da ciência da adesão: ciência das superfícies, química do adesivo e geometria das juntas.

webLoaded = "false"

Artigos formativos relativos a fitas, líquidos adesivos e rugosidade das superfícies


Contacte-nos
Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português