webLoaded = "false" Loadclientside=No
Seleção de material dentário

Seleção de material dentário digital fiável para facilitar o seu trabalho

em procedimentos dentários indiretos

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Acerca da seleção de material dentário digital

Os materiais dentários digitais de ponta da 3M oferecem um processo avançado para o fabrico eficiente e exato de coroas dentárias, inlays, onlays, pontes e facetas para vários procedimentos de restaurações dentárias. Os nossos materiais e equipamentos dentários digitais para consultórios e laboratórios (incluindo o novo 3M™ Lava™ Zircónio Fluorescente de Contorno Total Estético para restaurações de contorno total duradouros e de aspeto natural) ajudam a criar restaurações resistentes, esteticamente agradáveis e de alta qualidade.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Opções disponíveis e critérios de seleção em procedimentos indiretos

A seleção de materiais dentários é um dos fatores mais importantes na medicina dentária, para restaurações indiretas e deve ser o primeiro passo a dar antes de qualquer procedimento. Para personalizar a restauração individualmente de acordo com as instruções e necessidades do paciente, têm de ser considerados vários parâmetros clínicos e associados a materiais.

Consoante o caso clínico, a estética e a resistência devem ser tidas em conta. Atualmente, as opções principais são a cerâmica de silicato e a cerâmica de óxido. Em qualquer dos casos, o objetivo principal deve ser sempre o de salvar o máximo possível da estrutura natural do dente.
As propriedades mais importantes da cerâmica estão listadas na tabela abaixo.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Opções disponíveis e critérios de seleção em procedimentos indiretos
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Tabela 1: Diferentes materiais cerâmicos e respetivas propriedades relevantes para a seleção de materiais.
1 Valores para materiais específicos de acordo com a recomendação do fabricante. Todas as outras recomendações e classificações baseiam-se no consenso especializado de cinco médicos dentistas.


webLoaded = "false"

Parâmetros para a seleção do material dentário

Os parâmetros que influenciam a seleção de materiais podem ser divididos em duas subcategorias.

  • Parâmetros clínicos

    • Destruição do dente/estrutura dentária remanescente saudável
    • Antagonista (material/natural)
    • Posição do dente
    • Possibilidades de adesão
    • Requisitos estéticos do paciente
    • Aspetos funcionais (oclusão, guia canina)
  • Parâmetros relacionados com os materiais

    • Propriedades mecânicas (resistência)
    • Propriedades óticas (potencial estético)
    • Espessura mínima da parede
    • Comportamento face ao desgaste
    • Possibilidades de adesão

webLoaded = "false"

Tomada de decisões

Os fatores cruciais para a decisão são os requisitos estéticos e as forças que as restaurações têm de suportar. Embora os requisitos estéticos sejam determinados sobretudo pela localização da restauração na boca do paciente, a posição, o substrato e a finalidade são os elementos que determinam a resistência necessária do material. Selecionar a opção apropriada para cada um dos três círculos coloridos mostrados na roda de seleção irá gerar uma recomendação quanto à classe de material mais adequada.

  • Roda de seleção

    Critérios de decisão e fatores distintivos que orientam a escolha do material. Com base na seleção adequada a um caso específico de um fator por círculo, será possível escolher a classe de material mais adequada.

webLoaded = "false" Loadclientside=No
Roda de seleção

webLoaded = "false"

Seleção de material - Exemplos clínicos

  • Caso clínico 1

    Caso clínico 1

    Na região anterior, os requisitos estéticos são particularmente elevados. Portanto, geralmente são selecionadas coroas de cerâmicas feldspáticas estratificadas ou capas revestidas manualmente feitas com um material mais resistente (por exemplo, zircónio 3Y-TZP, dissilicato de lítio). Visto que a estratificação em porcelana é raramente associada à ocorrência de lascas na região anterior, estas opções podem ser recomendadas neste contexto.

webLoaded = "false"
  • Preparação da faceta no incisivo central esquerdo e preparação da coroa no incisivo lateral esquerdo.

    Preparação da faceta no incisivo central esquerdo e preparação da coroa no incisivo lateral esquerdo.

  • Resultado do tratamento com uma faceta feita de cerâmica feldspática e uma coroa revestida manualmente com uma capa feita de Zircónio 3M™ Lava™ Frame.

    Resultado do tratamento com uma faceta feita de cerâmica feldspática e uma coroa revestida manualmente com uma capa feita de Zircónio 3M™ Lava™ Frame.

  • Translucidez das restaurações e dos dentes adjacentes em luz azul transmitida.

    Translucidez das restaurações e dos dentes adjacentes em luz azul transmitida. (Imagens cedidas pelo Dr. Carlos Eduardo Sabrosa)

webLoaded = "false"
  • Caso clínico 2

    Caso clínico 2

    A utilização de restaurações monolíticas na região anterior é muitas vezes limitada pelo aspeto e requisitos estéticos.
    No entanto, o risco aumentado de ocorrência de fraturas reportado em muitos países deu origem à tendência atual para a utilização de restaurações monolíticas na região pré-molar e molar. Opções adequadas para restaurações monolíticas minimamente invasivas são, por exemplo, zircónio 3Y-TZP translúcido ou zircónio 5Y-TZP que é ainda mais translúcido (zircónio tetragonal policristalino estabilizado com ítria a 5-mol%). Para além do efeito resistente às fraturas e uma espessura mínima da parede, as restaurações monolíticas também têm a vantagem de ser um procedimento mais eficiente.

webLoaded = "false"
  • Preparação de coroa na região posterior.

    Preparação de coroa na região posterior.

  • Coroa monolítica feita em Zircónio Fluorescente de Contorno Total Estético 3M™ Lava™.

    Coroa monolítica feita em Zircónio Fluorescente de Contorno Total Estético 3M™ Lava™.

  • Vista lateral da coroa monolítica no primeiro molar (esquerda).  Fotografia tirada sob luz ultravioleta: O material de zircónio apresenta uma fluorescência semelhante aos dentes naturais (direita).*

    Vista lateral da coroa monolítica no primeiro molar (esquerda).  Fotografia tirada sob luz ultravioleta: o material de zircónio apresenta uma fluorescência semelhante aos dentes naturais (direita).* (Imagens cedidas pelo Dr. Jan-Frederik Güth - PD e Hans-Jürgen Stecher - MDT) *Fluorescência determinada com fontes de luz que simulam a luz UV natural.


webLoaded = "false"
  • Mensagens chave para a seleção de material

    Mensagens chave para a seleção de material*

    • A seleção de material deve basear-se no conceito de minimamente invasiva, que deve ser o princípio subjacente a todos os tratamentos dentários.
    • Poupar tempo no tratamento através da utilização de materiais de alta qualidade resulta num procedimento mais eficaz, que acaba por ser economicamente mais vantajoso do que reduzir o custo do material.
    • As restaurações com cerâmica de silicato ou zircónio revestido manualmente são ideais para as restaurações de estética mais elevada na região anterior.
    • As restaurações monolíticas e a cerâmica de elevada resistência oferecem um benefício de um processo de produção.
    • A padronização de procedimentos implica um risco menor de ocorrência de erros

    *Recomendações baseadas no consenso especializado de cinco médicos


webLoaded = "false"

Materiais dentários digitais para consultório

Veja como o podemos ajudar a criar uma boa impressão nos seus pacientes com restaurações duradouras idênticas aos dentes naturais feitos em consultório. Além disso, os nossos materiais dentários digitais foram concebidos para serem eficientes e facilitar o seu dia de trabalho.

webLoaded = "false"

Materiais dentários digitais para laboratório

Veja como o podemos ajudar a produzir restaurações de alta qualidade e aumentar a sua produtividade. Os nossos materiais dentários digitais foram concebidos para funcionarem com sistemas abertos de fresagem, para o ajudar a produzir mais lotes por dia.

webLoaded = "false"

  • Gostaríamos de ouvir a sua opinião.

    Poderá contactar-nos diretamente e colocar todas as suas questões. Teremos todo o prazer em ajudá-lo.

  • Mantenha-se atualizado com a nossa eNewsletter

    Disponibilizamos atualizações regulares sobre diferentes aspetos do nosso portfólio dentário, desde impressões até à prevenção.

  • Conheça os nossos distribuidores autorizados.

    Na Europa, apenas vendemos os nossos produtos através de distribuidores autorizados. Quando compra produtos aos nossos distribuidores autorizados, está protegido pela nossa cadeia de fornecimento segura. A possibilidade de proteger o seu consultório e os seus pacientes está nas suas mãos, compre os produtos apenas através dos distribuidores listados aqui.

webLoaded = "false"
  • Melhore o seu procedimento indireto total em apenas 7 passos

    Os processos de restaurações indiretas são altamente complexos. São constituídos por muitos passos clínicos e laboratoriais diferentes, e cada passo individual implica vários desafios clínicos. É por este motivo que a 3M colaborou com cinco médicos especialistas para desenvolver um consenso quanto à recomendação das melhores práticas em prostodontia. Estas recomendações baseiam-se nas descobertas científicas mais recentes e na experiência pessoal, a longo prazo, em ambientes clínicos.

    Obtenha mais informações sobre Sucess Simplified- procedimentos de fluxo de trabalho indireto

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português