Unir plásticos de baixa energia superficial que são de difícil adesão
Os plásticos de baixa energia superficial, ou plásticos LSE, são frequentemente conhecidos pelas respetivas iniciais e incluem materiais como o polipropileno (PP), polietileno (PE ou HDPE), polistireno, acetal, EVA (etileno acetato de vinilo) e tintas para pintura a pó. São geralmente macios e têm um ponto de fusão baixo, pelo que são fáceis de processar, mesmo em grandes volumes, e são de baixa densidade, o que ajuda a reduzir o peso. Visto a baixa energia superficial ser a característica primária deste grupo, todos são mais difíceis de unir – existem opções de adesivos e fitas que funcionam bem, mas há muito menos opções para escolher e testar.
Os plásticos de baixa energia superficial são fáceis de moldar numa variedade de formas e são frequentemente utilizados para aplicações de utilização única, tais placas de sinalização, frisos decorativos ou embalagem – recipientes de plástico, mas também tabuleiros de plástico, amortecedores de proteção e película de embalagem. A maioria das aplicações não requer um adesivo forte, mas como mercado de reutilização muitos plásticos recicláveis são cortados em tiras e transformados em polimadeira leve, que geralmente tem as mesmas propriedades de união, mas também poderá necessitar de maior resistência adesiva.
Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas a utilizar para plásticos LSE. Saiba mais sobre cada tecnologia apresentada utilizando as hiperligações abaixo.
As fitas adesivas sensíveis à pressão (PSA) são fitas finas com adesivo de ambos os lados. Entre estas fitas incluem-se as fitas adesivas transferidoras e as fitas de dupla face. A 3M tem fórmulas exclusivas que são concebidas para adesão a superfícies de baixa energia superficial. São ideais para superfícies lisas e planas, e são frequentemente utilizadas para formatos planos complexos, como die-cuts para smartphones, televisores de ecrã plano, formação de juntas, fixação de frisos e muitas aplicações de embalagem.
Os adesivos instantâneos 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos alta resistência, concebidos para juntas de ajuste apertado. Uma gota de adesivo instantâneo por polegada quadrada pode ser suficiente para unir vários substratos, incluindo plásticos LSE.
Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ são adesivos líquidos de 2 componentes, que proporcionam aos designers a maior resistência para aplicações exigentes. Muitos destes adesivos são uma boa opção para unir plásticos LSE. Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ proporcionam resistência ao impacto e alto desempenho numa vasta gama de condições ambientais.
O polipropileno é um plástico de baixa densidade fabricado em muito grande volume e amplamente utilizado como película, fibra e peças moldadas. É frequentemente utilizado para embalagem na forma de contentores, esponjas absorventes e película de embalar, bem como para criar componentes leves para a indústria automóvel, de eletrodomésticos e indústria médica.
o polistireno é um plástico transparente e duro; pode ser quebradiço, mas existem versões mais resistentes, conhecidas como polistireno de alto impacto (HIPS), que têm propriedades de união ligeiramente diferentes. Entre as muitas aplicações que utilizam polistireno incluem-se amendoins de espuma, componentes de aparelhos, expositores para retalhistas, recipientes tipo concha, garrafas, tabuleiros e placas de sinalização de exterior. O polistireno é fácil de processar por moldagem, permitindo um detalhe fino, bem como por termoformagem para criar painéis de espuma.
O polietileno é o plástico mais comum, produzido em maior volume. É frequentemente produzido na forma de película de embalagem e moldado em garrafas ou outros contentores. O polietileno tem uma robustez e resistência à temperatura relativamente baixas, mas é fácil de processar e é utilizado para aplicações onde esses fatores são menos importantes.
O polioximetileno é um plástico branco opaco de alto desempenho, com alta resistência, dureza e rigidez, bem como boa resistência ao impacto e à temperatura e boa estabilidade dimensional. É frequentemente utilizado em componentes como rodas de engrenagens, correias transportadoras, armações de óculos, fixações e fixadores de esquis.
O etileno acetato de vinilo é um polímero tipo borracha, como boa robustez e a resistência a fissuras. É frequentemente utilizado como espuma em calçado, particularmente nas solas de sapatos de ténis e sandálias, bem como para proteções em equipamento desportivo; também pode ser um substituto para cortiça natural.
As tintas tradicionais têm diversas energias superficiais, resultando em diferentes requisitos de união. As tintas para pintura a pó são um pó seco de fluxo livre, que é aplicado e depois aquecido de modo a formar um revestimento protetor duro. Aditivos com baixa energia superficial fluem frequentemente para a superfície depois de fundida, o que pode tornar os revestimentos de pintura a pó difíceis de unir.
Para determinar que adesivo irá proporcionar os melhores resultados, é frequentemente útil considerar o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem apresentados abaixo têm características de design diferentes, que determinam muitas vezes qual o melhor adesivo ou fita.
Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.
Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.