webLoaded = "false" Loadclientside=No

Tipos comuns de tensão em juntas adesivas

Independentemente do tipo de junta utilizado, é importante conhecer as diferentes tensões que são conferidas a uma montagem colada. Os adesivos e as fitas oferecem um melhor desempenho quando a tensão é bidimensional ao adesivo, dispersando uma carga em toda a área de uma linha de adesão. Os adesivos e as fitas oferecem um desempenho pior quando a tensão é unidimensional ao adesivo, concentrando uma carga na extremidade traseira de uma linha de adesão. Muitos designs das juntas tradicionais incorporam estas tensões unidimensionais e podem precisar de ser modificados para que uma colagem adesiva fique mais eficaz.

webLoaded = "false"
  • Saiba mais sobre o impacto da tensão de tração numa montagem colada.

    Tensão de tração

    A tensão de tração é a tração exercida uniformemente sobre toda a junta. A direção da tração é reta, no plano e afastada da colagem adesiva. A força é distribuída por toda a área da linha de adesão.


webLoaded = "false"
  • Saiba mais sobre o impacto da tensão de cisalhamento numa montagem colada.

    Tensão de cisalhamento

    A tensão de cisalhamento é a tração exercida diretamente pelo adesivo, forçando os substratos a deslizarem um sobre o outro. Aqui, mais uma vez, a força está no plano e a força é distribuída por toda a área da linha de adesão.


webLoaded = "false"
  • Saiba mais sobre o impacto da tensão de compressão numa montagem colada.

    Esforços de compressão

    Como a tensão, a compressão é uma força aplicada a uma colagem no plano e reta. Ao contrário da tensão, a força está a ser aplicada no adesivo. A força é distribuída por toda a área da linha de adesão.


webLoaded = "false"
  • Saiba mais sobre o impacto da tensão de clivagem numa montagem colada.

    Tensão de clivagem

    A tensão de clivagem é a tração concentrada numa das extremidades da junta, exercendo uma força com efeito de alavanca na colagem. Ao passo que uma extremidade da junta adesiva apresenta tensão concentrada na extremidade traseira, a outra extremidade da junta está teoricamente abaixo da tensão zero. A clivagem ocorre com dois substratos rígidos.


webLoaded = "false"
  • Saiba mais sobre o impacto da tensão de descolamento numa montagem colada.

    Esforço de descolamento

    A tensão de descolamento é uma tração que também é concentrada numa extremidade da junta. Um dos substratos é flexível, resultando em ainda mais concentração na extremidade traseira do que com uma junta de clivagem.


webLoaded = "false" Loadclientside=No

Conceção de juntas adesivas

As juntas que são concebidas para adesivos colocam a maioria das tensões nos modos de tração, compressão ou cisalhamento. Isto permite que a força seja aplicada sobre toda a área adesiva. As juntas que colocam a tensão na clivagem ou no descolamento concentram a tensão na extremidade traseira, o que pode levar a falhas prematuras de colagem, especialmente se sujeitas a vibração, impacto ou fadiga.

Além do tipo de tensão, a otimização de uma junta também pode requerer a consideração das dimensões. Os adesivos são testados e são classificados em termos de desempenho aproximado em unidades de força por área (por exemplo, carga de cisalhamento, Newtons por metro quadrado) ou força por comprimento (por exemplo, descolamento, Newtons por centímetro). Ao configurar as dimensões da colagem para acomodar as cargas conferidas por área, a durabilidade da colagem pode ser melhorada.


webLoaded = "false"

Artigos de formação relacionados


Contacte-nos
Estamos aqui para ajudar.

Necessita ajuda para encontrar o produto adequado para o seu projeto? Entre em contacto connosco se necessitar de algum produto, esclarecimento técnico ou conselhos de aplicação, ou ligue-nos para +351 213 134 606

Necessita ajuda para encontrar o produto adequado para o seu projeto? Entre em contacto connosco se necessitar de algum produto, esclarecimento técnico ou conselhos de aplicação, ou ligue-nos para +351 213 134 606

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português