webLoaded = "false"

Química dos adesivos e das fitas

  • Diagrama ilustrativo dos pilares fundamentais da ciência da adesão - ciência das superfícies, geometria das juntas e química do adesivo.

    Descrição geral

    • Um dos pilares fundamentais da ciência da adesão é a química do próprio adesivo. Além da geometria da junta e da superfície do substrato, a composição química do adesivo desempenhará um papel importante no desempenho máximo de uma montagem colada.
    • Os adesivos estão disponíveis em muitos formatos diferentes com diferentes químicas. Na maioria das vezes, a química do próprio adesivo não determina se uma fita adesiva ou um adesivo líquido é a escolha apropriada para uma aplicação. Essa decisão é frequentemente baseada no design de uma junta, nas características da superfície ou nos processos de fabrico. Uma vez que o fator determinante está frequentemente em outra área, faz sentido considerar a química do adesivo a partir de duas categorias: adesivos líquidos e fitas.
webLoaded = "false"
  • Abaixo encontra-se uma lista das químicas de adesivos mais comuns. As químicas listadas aqui são as químicas utilizadas com maior frequência em aplicações de adesão específicas e altamente avançadas. A química do adesivo e da fita está a evoluir dia após dia através de investigação e desenvolvimento.

    Cada uma das químicas tem vantagens e desvantagens. Uma descrição geral das químicas não deve ser utilizada para fins de especificação, nem se destina ao fornecimento de regras rígidas e rápidas para as químicas, porque, como tudo, existem muitas exceções. O objetivo consiste em fornecer uma descrição geral de alto nível de cada química para permitir a comparação entre as mesmas. Há muitos outros fatores a serem considerados ao escolher a fita ou o adesivo adequado para uma montagem.

    Existem cinco famílias de produtos químicos principais no que diz respeito aos adesivos e às fitas industriais de hoje:
     

    • Epóxi
    • Uretano
    • Acrílico
    • Silicone
    • Borracha

    A combinação de cada química com todos os formatos disponíveis significa que existem milhares de opções para unir qualquer montagem. No entanto, assim como o design da junta e a superfície não podem, por si só, determinar a escolha de um adesivo, a química do adesivo também não. Assim como existem milhares de variações nos adesivos, existem milhares de variações nos produtos montados. Quanto mais entender sobre a ciência da adesão e os detalhes da sua aplicação, mais fácil será a escolha.


webLoaded = "false"

Artigos de formação relacionados


Contacte-nos
Estamos aqui para ajudar.

Necessita ajuda para encontrar o produto adequado para o seu projeto? Entre em contacto connosco se necessitar de algum produto, esclarecimento técnico ou conselhos de aplicação, ou ligue-nos para +351 213 134 606

Necessita ajuda para encontrar o produto adequado para o seu projeto? Entre em contacto connosco se necessitar de algum produto, esclarecimento técnico ou conselhos de aplicação, ou ligue-nos para +351 213 134 606.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português