3M Energia
  • partilhar

    A inovação nunca descansa

    partilhar

    webLoaded = "false" Loadclientside=No

    webLoaded = "false"
    • E se fosse possível dedicar 15% do seu dia de trabalho a um projeto apaixonante? Saiba mais sobre a cultura dos 15% da 3M.

      Encontrar tempo para hobbies e projetos apaixonantes é uma ótima forma de recarregar baterias. Encaixar um hobby no tempo que resta após um dia de trabalho pode ser um desafio. Mas, e se a empresa onde trabalha lhe permitisse dedicar 15% do seu tempo ao que verdadeiramente o inspira e desperta a sua curiosidade? E se pudesse equilibrar a sua lista de "afazeres" com uma lista de "quero-fazer"?

      Se é cientista ou artista, descobrir e direcionar a sua paixão no local de trabalho pode fazer a diferença entre bons resultados e excelentes resultados.

      Embora quase toda a gente reconheça que a ciência conduz à inovação*, nem toda a gente compreende que a melhor ciência combina a curiosidade e a imaginação com tenacidade, criatividade, aplicação prática e pensamento analítico.

      *91% das pessoas em todo o mundo acreditam que a ciência conduz à inovação.

      A ciência conduz à inovação

      Acredita que a inovação é ingluenciada pela ciência? Perguntámos às pessoas se elas concordam ou discordam com a noção de que a ciência é a base para a inovação.

      Os inventores e criadores compreendem que a inspiração pode aparecer a qualquer momento. Também sabem que é bem mais provável que tal aconteça quando há liberdade para pensar, para deixar fluir a veia criativa e analítica.  

      Caso em análise, muito do sucesso da 3M tem sido acionado por uma cultura que incentiva a liberdade dos cientistas para fazer o que os cientistas fazem melhor: entrar no laboratório e resolver com criatividade os desafios quotidianos.  

      A 3M foi a primeira empresa a introduzir a Cultura dos Quinze por Cento, uma regra não escrita que permite aos investigadores dedicar 15% do seu tempo a trabalhar em projetos de sua própria escolha. Uma vez demonstrada a viabilidade do projeto, a empresa oferece o capital de arranque para financiar o seu desenvolvimento. Algumas vezes, os programas de 15% compensam; na verdade, foi um desses projetos que levou à criação de um dos nossos produtos mais emblemáticos, a Nota Adesiva Post-It®.

      Para um exemplo recente do impacto da cultura dos 15% da 3M, observe Jim Graham, diretor de I&D da 3M Oral Care. A sua formação em engenharia e investigação ajuda-o a desenvolver produtos apelativos para profissionais médicos e pacientes.

      De acordo com Graham, "A 3M incentiva todos a dedicar 15% do nosso tempo e recursos intelectuais em projetos que nos entusiasmam diariamente."

      É Mais Fácil Do Que Pensa

      Imagine agora que todas as semanas lhe era dado tempo para dedicar a um projeto que o entusiasma. Ainda que a sua empresa não tenha um programa dedicado como a 3M, há formas de lutar por mais tempo e mais recursos para a inovação, tais como:

      ● Se a sua empresa tiver um programa de mentoring, peça para adicionar contributos às expectativas das relações mentor/aprendiz, por exemplo, como orientar os aprendizes para se inspirarem nos princípios da cultura dos 15%.

      ● Tome nota das tendências trimestrais da indústria e seja proativo com o seu gerente relativamente ao modo como a sua empresa pode tirar proveito delas.

      ● Há projetos de I&D que encontraram um obstáculo? Ofereça-se para trazer uma nova perspetiva à equipa e ajudar a superar os obstáculos.

      Além da 3M, a inovação nunca descansa verdadeiramente, porque é um processo contínuo de descoberta e avanço sempre a ocorrer. Para os inovadores, está na hora de tirar proveito do que está disponível e fazer uma aposta útil no futuro do mundo.