webLoaded = "false" Loadclientside=No
Imagem de adesivo a ser aplicado numa junta.

Noções básicas sobre adesão: Introdução à ciência da adesão

webLoaded = "false"

Ciência da adesão

  • A ciência das superfícies, a geometria das juntas e a química do adesivo contêm os princípios da ciência da adesão.

    O principal requisito de uma união adesiva é unir dois materiais e suportar simultaneamente as tensões a que irão estar sujeitos durante a sua utilização. A utilização de adesivos não é tão intuitiva como possa parecer: a ciência da adesão é um domínio multidisciplinar que requer conhecimentos de química e física, mecânica e reologia, design e engenharia.

    A ciência da adesão, ou o estudo de adesão, consiste em três partes igualmente essenciais que se combinam para formar a base da seleção do adesivo e da engenharia do adesivo.

webLoaded = "false"
  • Ciência da superfície

    A composição química de uma superfície determinará se o adesivo fará contacto adequado de forma a permitir uma união. Fatores únicos como a limpeza e a textura da superfície afetam o desempenho do adesivo. A ciência das superfícies analisa estas e outras características que têm impacto na superfície de um substrato.

  • A química dos adesivos

    A química exclusiva de um adesivo individual determinará, em parte, a sua adequabilidade a uma determinada aplicação de união. Não só a química desempenha um papel na capacidade de um adesivo se unir à superfície, como as diferentes químicas irão responder de forma diferente às tensões – cargas, temperaturas ou ambientes.

  • Geometria de juntas

    A geometria de juntas, ou a forma de uma união, terá impacto no desempenho de uma união adesiva, assim como o sentido e a intensidade das tensões. Não só os adesivos respondem à tensão de forma diferente das fixações mecânicas ou térmicas, como também os diferentes substratos e químicas de adesivos respondem de forma diferente.


webLoaded = "false"

Formatos de adesivos e fitas

  • Saiba mais sobre os diferentes formatos de adesivos e fitas e como podem ser utilizados nos produtos.

    Um adesivo é uma substância utilizada para unir dois materiais. Alguns formatos comuns incluem adesivos reativos de um e dois componentes (bicomponentes), adesivos termofusíveis, adesivos termofusíveis reativos e adesivos à base de solvente e água.

    Uma fita é uma película ou papel revestido de um ou de ambos os lados, utilizada para fixar ou unir materiais. Alguns formatos utilizados para montagem resistente incluem fitas transferidoras adesivas, fitas de dupla face e fitas de espuma, bem como sistemas de fixação desmontáveis.

    Saiba mais sobre os diferentes formatos de adesivos


webLoaded = "false"

União adesiva: Unir dois materiais

  • Saiba mais sobre os diferentes fatores que contribuem para uma união adesiva eficaz. Imagem da secção transversal de uma união adesiva.

    A união adesiva é um método segundo o qual dois materiais são unidos numa montagem. A união adesiva pode substituir ou ser utilizada como complemento de métodos tradicionais de fixações térmicas ou mecânicas como, por exemplo, soldadura, pernos, parafusos ou rebites.

    O principal requisito de uma união adesiva é unir dois materiais e suportar simultaneamente as tensões a que esses materiais irão estar sujeitos durante a sua utilização. A união adesiva é um processo sofisticado no qual vários fatores interagem para contribuírem para o sucesso


webLoaded = "false"

Medição da adesão

  • Saiba como os cientistas na área da adesão determinam a capacidade de uma união para suportar a tensão de uma aplicação. GIF de uma união adesiva a ser descolada.

    Os cientistas na área da adesão investigam a resistência de uma união adesiva para determinar a sua capacidade de suportar as tensões da aplicação.

    Para compreender a resistência de uma união adesiva, é importante perceber o trabalho de adesão numa união. A forma mais comum de fazer esta medição é descolar uma união adesiva. A força necessária para descolar a união permite aos engenheiros compreenderem qual será o desempenho do adesivo numa aplicação.

    Saiba mais sobre a resistência da união adesiva


webLoaded = "false"
Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português