Fita 3M VHB apresentada a unir a junta adesiva de uma calha de metal a um painel de metal numa aplicação de fabrico industrial

União de diferentes substratos de metal

Fixar e unir metais no processo de design.

PERGUNTAR A UM PERITO

Projetos com metal

Para os fabricantes, os metais são económicos, proporcionam bom desempenho numa vasta gama de temperaturas, exibem boa resistência às condições meteorológicas e possuem excelente resistência. Os consumidores finais confiam em metais: são sólidos e robustos, agradáveis ao toque e agradáveis aos olhos. Os metais podem proporcionar qualquer aspeto que deseje, desde áspero e industrial a ligas de alta tecnologia.

Aparentemente, existem infinitas maneiras de moldar ou processar metais: fundição, estampagem, dobragem, estiragem – ou mesmo a forja. Já sabe tudo isto, porque percebe de metais e sabe por que motivo os escolheu para o seu design. Nós também percebemos de metais, mas o que sabemos mesmo é como uni-los.


Fixação tradicional vs. União adesiva

  • O técnico utiliza um aplicador para unir metal com cola de metal da 3M

    União com fixações mecânicas vs. União adesiva

    As fixações de metal são quase tão antigas como a indústria metálica e as pessoas estão familiarizadas com elas. Parece simplesmente "certo" que unir metal com uma fixação de metal é uma boa opção – mas isso pode não ser a melhor escolha. Os adesivos industriais proporcionam seis vantagens essenciais relativamente a outros métodos de montagem industrial:
     

    1. Eliminam perfurações e orifícios – perfurar leva tempo, enquanto os orifícios tornam o seu substrato mais frágil nesse ponto e tornam-se num possível local de corrosão
    2. Distribuem o esforço uniformemente por toda a união – em vez de existir um esforço concentrado num ou mais pontos de fixação, o esforço do substrato é uniformemente distribuído pela área da união
    3. Permitem a utilização de materiais mais finos e leves – como o esforço é distribuído uniformemente por toda a linha de adesão, o substrato não necessita de ser tão espesso para acomodar pontos de esforço resultantes das fixações
    4. Unem e isolam materiais diferentes – certas fixações mecânicas não funcionam bem com substratos não metálicos e dois metais diferentes podem criar problemas de corrosão
    5. Unem e vedam simultaneamente – os adesivos não se limitam a unir, também podem manter líquidos dentro ou fora
    6. Reduzem a vibração – adesivos resilientes podem ajudar a dissipar energia em vez de a transmitirem

     

  • Voam faíscas enquanto o técnico solda substratos de metal numa fábrica

    Soldadura / Brasagem / Soldagem (união térmica) vs. União adesiva

    Fixações térmicas, tais como soldadura, são muito comuns e aceites no mercado, porque os materiais consumíveis são pouco dispendiosos e a união térmica é geralmente mais rápida, uma vez que não existe tempo de secagem. Tanto as uniões térmicas como as adesivas proporcionam boa união e vedação, quando feitas corretamente. No entanto, os adesivos proporcionam diversas vantagens sobre as uniões térmicas:
     

    1. Permitir a utilização de metais diferentes – os metais diferentes têm isolamento contra a corrosão galvânica
    2. Retocar a união – a união é mais fácil de desmontar, retocar e reparar
    3. Reduzir os custos de mão-de-obra – os adesivos necessitam de menos formação e conhecimentos do pessoal para obter uma boa união
    4. Melhorar a estética – o processo de união não distorce nem descolora os substratos
    5. Permitir a utilização de substratos mais finos – como o metal não é distorcido, um substrato mais fino pode ser igualmente resistente
    6. Reduzir os custos de energia – a união térmica exige um uso intensivo de energia
    7. Melhorar o conforto dos trabalhadores – a maioria dos adesivos pode ser aplicada à temperatura ambiente

Considerações ao unir metal

Vários fatores entram em linha de conta ao considerar a melhor maneira de unir metal no seu processo, incluindo rígido vs. flexível, corrosão, exposição térmica e concentração de esforço.

  • Fita 3M VHB utilizada para unir a peça de metal à chapa metálica

    Rígido vs. Flexível

    Um adesivo rígido transmite energia de forma eficiente, como a transmitida pela vareta de um taco de golfe à respetiva cabeça. Um adesivo flexível ajuda a dissipar energia, como as vibrações numa carruagem de comboio de passageiros, pelo que a estrutura não é adversamente afetada. Adesivos diferentes são rígidos ou flexíveis a níveis diferentes, para que o utilizador possa optar pelo que seja melhor para a sua aplicação.

  • Detalhe de corrosão alveolar, ferrugem e corrosão galvânica na cabeça de um parafuso de metal

    Corrosão

    A corrosão galvânica ocorre quando um metal mais ativo perde eletrões para outro menos ativo, levando tanto à degradação cosmética como a falhas do material devido a ferrugem ou corrosão alveolar; este problema faz-se sentir particularmente quando uma fixação de metal transmite facilmente os eletrões. Um adesivo consegue não só unir metais diferentes, mas também proporciona uma fina camada de isolamento para resistir a este tipo de corrosão.

  • Um sistema de rotor e travão simboliza problemas térmicos em metal. A fricção do metal afeta a temperatura e o esforço nos materiais.

    Exposições térmicas

    Materiais diferentes dilatam e contraem a taxas diferentes quando expostos a calor ou frio, o que pode afetar seriamente a estrutura. Um adesivo suficientemente resistente pode absorver algum deste esforço, quer entre dois metais diferentes ou entre metal um substrato não metálico, como vidro, madeira ou plástico.

  • Metal deformado que mostra os danos provocados por um parafuso na fixação de chapas metálicas

    Concentração de esforço/Perfuração de orifícios

    Perfurar orifícios não demora apenas tempo, enfraquece também o substrato e concentra o esforço na borda do orifício. Um adesivo, por outro lado, pode ser aplicado com rapidez e distribui o esforço uniformemente por toda a união.


Tecnologias adesivas

Estes são alguns dos melhores adesivos e fitas para utilização na união de metais. É importante escolher a resistência e a durabilidade do adesivo que mais se adequa aos requisitos do substrato e da aplicação. Saiba mais sobre cada tecnologia apresentada utilizando as hiperligações abaixo.

  • 3M™ VHB™ Fitas

    Com fitas 3M™ VHB™ pode manter a consistência do desenho à construção, eliminando o incómodo de fixações visíveis. Estas fitas de espuma acrílica de dupla face formam uniões de elevada resistência e durabilidade com rapidez e facilidade, que aumentam a resistência com o tempo e podem unir diversos substratos diferentes.

  • Epóxi Estrutural 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos estruturais epóxi de dois componentes 3M™ Scotch-Weld™ são resistentes e duráveis, proporcionam bom desempenho a altas temperaturas e resistência química à degradação, o que os torna ideais para aplicações industriais. Estes adesivos de alta resistência podem proporcionar excelente resistência a impactos e permitem o design de produtos para indústrias como a aeroespacial, a construção e os transportes.

  • Adesivos Acrílicos 3M™ Scotch-Weld™

    Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ Scotch-Weld™ podem melhorar a produtividade e o desempenho ao proporcionarem uniões fortes e seguras, com tempos de secagem rápidos e estética melhorada. Os adesivos acrílicos estruturais 3M™ podem proporcionar alta resistência a impactos, baixo odor e até 18 meses de validade sem necessidade de refrigeração.

Unir metais diferentes

Os metais são fáceis de unir, mas cada um é único. Estes são os principais tipos de metal.

  • Armários de aço inoxidável numa cozinha comercial

    Aço Inoxidável

    O aço inoxidável é uma liga de ferro com carbono e outros metais, adicionados para resistência à corrosão. Comuns em utensílios de cozinha, talheres, cozinhas comerciais e processamento alimentar, é também é utilizado para instrumentos cirúrgicos, nas indústrias automóvel e aeroespacial, bem como para equipamento industrial geral e na construção de fachadas. O aço inoxidável é fácil de unir, mas pode precisar de ser limpo para remover sujidade, pó, impressões digitais e lubrificante de máquinas.

  • Chapas de aço canelado (padrão em diamante) no fabrico industrial

    Aço

    O aço é uma liga de ferro com uma pequena quantidade de carbono para aumentar a resistência. As superfícies de aço são normalmente revestidas antes ou depois da união para prevenir a corrosão, quer com zinco (aço galvanizado) ou algum tipo de tinta. Se o substrato for previamente revestido, o adesivo está de fato a aderir ao revestimento e não ao aço propriamente dito, o que afeta a energia superficial e a forma como o adesivo impregna. Outros adesivos e fitas são concebidos para sobreviver ao processo de revestimento ou pintura.

  • Tiras de alumínio prontas para o adesivo para metal

    Alumínio

    O alumínio é um metal relativamente macio, durável, leve, dúctil e maleável, que é fácil de trabalhar com máquina, fundir, estirar e extrudir. É quase sempre ligado para melhorar as suas propriedades mecânicas. O alumínio resiste à corrosão porque se forma uma fina camada de óxido de alumínio quase imediatamente quando o metal é exposto ao ar. O alumínio precisa frequentemente de ser limpo ou tratado com abrasivos para remover a sujidade, pó, impressões digitais e lubrificante de máquinas.

  • Tubagens e tubos de cobre cortados

    Metais contendo cobre

    O cobre é um metal macio, maleável e dúctil, com excelente condutividade elétrica e térmica. É sujeito a corrosão e não deve estar em contacto com materiais que causem ou aumentem a corrosão, particularmente outros metais. Os metais que podem sofrer corrosão durante longos períodos de tempo, como o cobre e as respetivas ligas de latão e bronze, requerem especial atenção ao selecionar um adesivo. A 3M produz fitas e adesivos especialmente formulados, que não promovem a corrosão e são compatíveis com o cobre.


Tipos de montagem


Contacte-nos

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português