Imagem de herói em materiais naturais

Unir materiais tradicionais

Como vidro, madeira, tecidos, couro, cerâmica e betão.

PERGUNTE A UM ESPECIALISTA DA 3M
webLoaded = "false"

Energia superficial de materiais tradicionais

  • Energia superficial de materiais tradicionais
  • A energia superficial é uma medida da rapidez com que algo se espalha sobre uma superfície, também conhecida como impregnação. Materiais com alta energia superficial impregnam muito bem e formam uniões facilmente, enquanto os de baixa energia superficial resistem à impregnação. A energia superficial é o motivo por que é simples unir metais e difícil unir plásticos.

    Entre estes extremos existe toda a variedade de substratos com média energia de superficial – não muito difíceis de unir, mas cada um com as suas próprias considerações específicas. Este grupo de materiais tradicionais inclui tecnologias antigas, como vidro, cerâmica e betão, bem como materiais mais naturais, como madeira, couro e tecidos (naturais e sintéticos). Em muitos casos, os designers escolhem um material específico devido ao seu aspeto, o que também pode afetar a escolha do adesivo.


webLoaded = "false"

Unir vidro ou madeira

  • Máquinas de lavar com portas em vidro numa lavandaria automática

    Vidro

    O vidro é frequentemente escolhido devido à transparência, mas também é forte, resistente aos riscos, impermeável a líquidos e fácil de limpar, tudo características que o tornam popular entre os consumidores. O vidro tem uma vasta gama de aplicações, desde ecrãs de televisão e smartphones a placas de sinalização e painéis de arquitetura. Os adesivos 3M™ para unir vidro incluem fitas VHB™ e epóxis estruturais.

    Fita 3M™ VHB™

    Adesivos Epóxi 3M™ Scotch-Weld™

  • Adesivo líquido a ser aplicado a madeira

    Madeira

    A madeira é natural, capaz de suportar cargas pesadas, aceita bem tintas ou vernizes e é esteticamente agradável. Este recurso renovável é utilizado em muitas aplicações, da construção ao mobiliário e à aplicação de frisos. O fator mais básico na união de madeira é a sua capacidade de absorção: para utilizar fita deve-se alisar a superfície com tinta ou verniz, pelo que a adesão é feita ao revestimento, enquanto um adesivo líquido impregnará melhor a madeira em bruto.

    Adesivos PUR 3M™ Scotch-Weld™

    Adesivos Termofusíveis 3M™


webLoaded = "false"

Unir tecidos ou couro

  • Adesivo líquido a ser pulverizado sobre tecido com um aplicador

    Tecido

    Os tecidos incluem desde materiais naturais, como algodão ou lã, a sintéticos feitos de plásticos de baixa energia superficial (LSE), como o poliéster. Aplicações comuns em que colar é preferível a coser incluem coberturas de pavimentos e almofadas, bem como algumas roupas e acessórios. As dificuldades na união de tecidos resultam geralmente do material de base, e não do facto de se tratar de um tecido. ​​

  • Imagem do interior de um automóvel com bancos de couro

    Couro

    O couro é pele de animais curtida e é valorizado pela sua natureza simultaneamente durável e flexível. É mais utilizado em vestuário, equipamentos desportivos e mobiliário, frequentemente em aplicações onde a uma colagem é preferível a uma costura visível. A parte de trás do couro é geralmente porosa e fácil de unir, mas o lado acabado pode conter óleo ou pigmentos de acabamento, que o adesivo tem de unir em vez de o fazer no couro propriamente dito.

webLoaded = "false"

Unir cerâmica ou betão

  • Anéis de cerâmica colados a uma placa metálica

    Cerâmica

    Feita de barro cozido, a cerâmica é apreciada pela robustez, dureza e resistência ao desgaste e aos produtos químicos. Apresenta também excelente resistência à temperatura e baixa expansão térmica, motivo por que é frequentemente utilizada como proteção térmica. As cerâmicas têm muitas aplicações em bens de consumo, eletrónica e indústria aeroespacial. As cerâmicas industriais e técnicas são quase sempre vidradas, pelo que a união é efetivamente feita a esta superfície vítrea ou vidrada, e não à cerâmica porosa que se encontra por baixo.

  • Vedante a ser aplicado às costuras de uma parede exterior de betão

    Betão

    O betão é muito maleável quando misturado, mas endurece assumindo uma forma resistente e durável, sendo utilizado em todos os tipos de construção, de estradas a habitações e edifícios comerciais. Mesmo o betão com um acabamento liso é comparativamente áspero e absorvente, pelo que um adesivo fluido pode preencher a superfície rugosa. E como esperamos que o betão dure indefinidamente, qualquer união adesiva também deve ter uma longa vida útil.

webLoaded = "false"

Tipos de montagem

Para determinar que adesivo irá proporcionar os melhores resultados, é frequentemente útil considerar o tipo de montagem. Os seis tipos de montagem apresentados abaixo têm características de design diferentes, que determinam muitas vezes qual o melhor adesivo ou fita.

webLoaded = "false"

Contacte-nos

Estamos aqui para ajudar.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Precisa de ajuda para encontrar o produto certo para o seu projeto? Contacte-nos se precisar de aconselhamento acerca de produtos, aplicações ou aspetos técnicos, ou se pretender colaborar com um especialista técnico da 3M, ou telefone-nos para o número 213 134 606.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português