1. Ensinar organização às crianças: comece com algo de que elas gostam
Ensinar organização às crianças: comece com algo de que elas gostam

Ensinar organização às crianças: comece com algo de que elas gostam

Ajude as crianças a aprender capacidades de organização ensinando-lhes noções básicas através das atividades extracurriculares.


  • A capacidade de organização pode ser uma grande ajuda para as crianças. Quando se trata da escola, ter capacidade de organização é essencial para gerir trabalhos de casa, projetos e agendas de estudo. Mas isto significa que a própria organização pode ser vista pelas crianças como algo aborrecido. É por isso que pode ser útil ensinar-lhes capacidades de organização começando pelos passa-tempos e atividades extracurriculares. Aprender a organizar algo de que elas gostam pode ajudar as crianças a interiorizar bons hábitos que depois podem ser aplicados na escola, no trabalho e à vida em geral.

     

    Existem três requisitos organizacionais comuns à maioria das atividades para crianças, quer se trate de desporto, artes ou tecnologia: calendarização, materiais e ensaios. Veja aqui como pode ensinar práticas de organização com base em cada um destes requisitos.

     

  • Calendarização

    Os pais normalmente são responsáveis por fazer com que as crianças cheguem a tempo às atividades, mas isto não quer dizer que as crianças não possam assumir alguma responsabilidade. Dependendo da idade, muitas crianças podem pelo menos contribuir para a calendarização, quer se trate de algo tão simples como marcar a próxima aula ou ensaio no calendário da família com uma Nota Post-it® Super Sticky, ou algo tão complexo como gerir os seus próprios calendários e informar os pais quando precisam de uma boleia para a aula.

    calendarização

  • Materiais

    Não há praticamente nenhuma atividade que não necessite de materiais, quer seja equipamento de desporto (normalmente em grande quantidade!), materiais para arte, folhas de música, guarda-roupa ou fardas, entre outros. Responsabilizar as crianças desde cedo pelo seu próprio equipamento é uma excelente forma de lhes ensinar que a organização poder ter um grande impacto. Para crianças mais novas, poderá ser simplesmente perguntar-lhe aquilo de que precisam para as atividades e criar uma lista numa Nota Pautada Post-it® que elas podem riscar à medida que preparam o saco ou mochila. Para crianças mais velhas, isto poderá incluir serem responsáveis por lavarem a sua própria roupa, preparar o saco e tirá-lo do carro na altura certa.

    materiais

  • Ensaios

    Muitas atividades extracurriculares, especialmente as artes, requerem muita prática, estudo e memorização. Uma boa maneira para as crianças se começarem a habituar a gerir muita informação é codificar com cores as tarefas ou passagens de acordo com a prioridade. Isto pode parecer complicado mas na realidade é muito simples, basta que as crianças apliquem Post-it® Index da sua cor favorita aos itens mais prioritários (um trecho de música para a aula seguinte, a página de uma revista desportiva ou a página seguinte de um guião que a criança tem de decorar). As crianças mais velhas podem adicionar outras camadas de códigos de cor para indicar as segundas e terceiras prioridades, assim como desmontar itens complexos em partes mais simples para isolar melhor as áreas nas quais se devem concentrar.

    ensaios

  • Passos simples como estes podem ajudar a criar hábitos de organização nas crianças antes de começarem a aprender formalmente o significado de criar, arquivar ou gerir calendários. E quando está na altura de gerir aquilo que é realmente importante, é muito provável que os jovens já estejam preparados para assumir o controlo e garantir que tudo é feito a tempo e horas.

produtividade crianças organização_lar calendarização notas

ETIQUETAS
    webLoaded = "false" Loadclientside=No
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português