1. Simple budget tips: How to keep your money on track with Post-it® Notes
Sugestões simples de planeamento financeiro: Como controlar o seu dinheiro com notas Post-it®
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Sugestões simples de planeamento financeiro com notas Post-it®

Fazer um planeamento financeiro é daquelas coisas que sabe que tem de ser feito, mas que acaba por nunca fazer. Também são precisas muitas folhas de cálculo e aplicações, pelo que ficamos por vezes com a ideia de que fazê-lo envolve um grande esforço. Mas se quiser mesmo conseguir, simplificar as coisas ajuda. Afinal, se o plano for demasiado complexo, o mais provável é que desista ou que nunca o inicie sequer. Para começar o seu projeto sem se atolar, experimente estas sugestões rápidas. Ficará num instante no bom caminho para melhor controlar as suas finanças.


  • Controle os seus gastos

    Como primeiro passo, anote cada transação que efetua no momento em que ocorre. Quanto mais consciência tiver do dinheiro que gasta, mais tendência terá a gastar menos. Possuir um registo é também uma excelente forma de definir objetivos realistas para os gastos. Coloque um bloco de notas Super Sticky Post-it® na mala ou bolso e registe tudo o que gasta. No final do dia, poderá colocar cada nota num bloco de notas ou tirar uma foto com o telemóvel para obter um registo de longo prazo dos gastos.

    Controle os seus gastos

  • Defina os seus objetivos

    Com base nas transações que registou sensivelmente no primeiro mês, identifique algumas áreas onde poderia poupar uns quantos euros. Talvez passe por deixar de almoçar fora um par de vezes por semana, abandonar o hábito do refresco sem açúcar ou cancelar a assinatura da televisão por cabo...mas independentemente do que seja, defina um objetivo de poupança para o mês seguinte. Escreva-o numa nota Super Sticky Post-it® e conserve-a no bloco de notas que usa para o planeamento financeiro, no monitor do computador ou no calendário, para não se esquecer.

    Defina os seus objetivos

     

  • Obtenha alguma motivação

    É bom que exista um motivo para os seus objetivos de poupança: pagar alguns empréstimos, poupar para uma entrada para uma casa ou fazer umas férias de sonho ou outros. Seja o que for, escreva-o (ou faça um desenho) numa nota Super Sticky Post-it® e coloque-a num local que ajude a lembrar-se de que não deve gastar dinheiro desnecessariamente: na carteira ou na mala, no tablier do carro ou na secretária no trabalho.

    Obtenha alguma motivação

  • Ofereça a si mesmo uma prenda (barata!)

    Quando tiver atingido um dos seus objetivos de gastos para o mês, ofereça a si mesmo uma prenda. No início do mês, escolha um artigo barato e utilize o seu sucesso como pretexto para celebrar. Talvez um gelado sofisticado, um aluguer de um filme ou uma garrafa de vinho. Seja o que for, certifique-se de que é uma coisa realmente apreciada mas que não estrague o objetivo de poupança. Coloque uma nota Super Sticky Post-it® com a recompensa escrita no último dia do mês do calendário para se recordar da ansiada prenda.

    Ofereça a si mesmo uma prenda (barata!)

  • Os lembretes e as prendas simples são uma boa forma de iniciar um projeto de planeamento financeiro. Por isso, não tenha receio de começar modestamente. Até o primeiro passo é um passo na direção certa.

produtividade planeamentos financeiros sugestões dinheiro casa notas

TAGS
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português