É possível que se lembre dos mapas mentais dos tempos da escola primária. No entanto, a natureza intuitiva do seu funcionamento é excelente para desenvolver ideias sobre uma grande variedade de tópicos, especialmente quando a intenção é combinar organização com criatividade.
Pense num mapa mental como uma forma visual de compreender as relações entre ideias, com o objetivo ou tema no centro e ramificações para o exterior a partir do tema central para os tópicos ou ideias. Esta é uma das formas mais universais de fazer brainstorming. Seja com uma equipa maior ou com uma mais pequena (ou mesmo sozinho), é uma excelente forma de organizar as ideias e chegar rapidamente a conclusões.
Escreva a ideia, tópico ou problema principal no centro do espaço de trabalho e desenhe um círculo em torno dele.
Escolha os subtópicos e ideias mais importantes. Em seguida, desenhe ramificações a partir da ideia central dirigidas a novos círculos para esses subtópicos.
Repita o processo para cada subtópico, criando mais e mais ramificações para todas as ideias que surjam, saídas de cada novo nível do tópico ou ideia.
Poderá utilizar desenhos, cores e símbolos se isso tornar o mapa mental mais útil. Poderá ajudar a organizar ainda melhor o mapa mental.
Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!