Tirar o máximo partido da cor através do contraste

Tirar o máximo partido da cor através do contraste

O cérebro humano rejeita a informação visual que é demasiado monótona ou extremamente caótica. A roda das cores organiza as tonalidades de uma forma que clarifica quais as combinações de cores que produzem um contraste agradável ao cérebro e as que são rejeitadas pelos observadores por serem chocantes ou confusas.



  • A roda das cores é a mais importante ferramenta para compreender o contraste das cores. A tradição de modelar as cores desta maneira remonta a Isaac Newton e muitos de nós descobrimo-la na escola primária.

    As cores contrastantes são aquelas que se encontram em extremos opostos da roda: vermelho e verde, laranja e azul ou amarelo e púrpura. Quando as cores contrastantes são colocadas uma junto de outra, cada uma parece ser mais brilhante e intensa.

    Quando são combinadas, neutralizam-se uma à outra. Para criar contraste de cor, escolha uma das cores da metade “escura” da roda: o reino dos vermelhos, azuis e púrpuras.

    A outra cor pertencerá à metade “clara”, onde vivem os amarelos, os laranjas e os verdes. Agora aclare a cor clara e escureça a cor escura e terá criado o máximo contraste! As cores jugam umas com as outras de uma forma que parece natural, mas trata-se apenas das leis do contraste de cores a funcionar.


Atividade

  • Dê uma volta em torno da roda das cores

    Teste as suas aptidões identificando a cor mais contrastante com a tonalidade no centro


TAGS
    สี กิจกรรม_ข้อเท็จจริง โน้ต_คอลเลคชั่น_บาหลี
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português