Por vezes, a melhor forma de resolver um problema é olhar para ele de um novo ângulo. Uma árvore lógica ou de decisão pode ajudar a resolver um problema dividindo possíveis soluções em partes e seguir estas partes por novos caminhos.
O processo de criação de uma árvore lógica é simples: analisar o problema ou pergunta, propor soluções ou respostas e gerar ideias para as concretizar. Eis um exemplo de uma forma de começar:
Defina o problema ou pergunta. Uma árvore lógica pode responder a dois tipos de perguntas: “porquê” ou “como." Quanto mais clara e específica for, melhor a pergunta funcionará na árvore lógica.
Proponha respostas possíveis. Escolha pelo menos duas, embora mais possam abrir caminho a inúmeras possibilidades.
Desenvolva as soluções. Quais as suas partes mais importantes? Alguns dos cominhos lógicos poderão acabar aqui, e não há problema com isso. No entanto, aprofunde se precisar.
Desça Vá ao pormenor. Como tornar as soluções realidade?
Lembre-se de que nem todas as peças da árvore lógica possuem informação para todos os passos. Alguns níveis da árvore terminam rapidamente, enquanto outros prolongam-se muito mais. É útil manter a árvore lógica num formato flexível que permita mover as suas componentes de um lado para o outro. O que é, claro, onde as notas Super Sticky Post-it® podem mesmo dar uma boa ajuda. Como é óbvio, uma grande área como um bloco de reuniões Post-it® proporciona também uma excelente tela.
Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!