A análise de lacunas é um método indispensável para avaliar o desempenho real face ao potencial.
Através da identificação da forma como ativos e recursos estão a ser utilizados (e possivelmente subutilizados), permite atingir mais cedo os objetivos do negócio, tanto no curto como no longo prazo.
Identifique o tópico que será sujeito à análise de lacunas. Pode ser algo essencial às suas operações, tal como: geração de receitas, redução de custos, desenvolvimento de produtos, etc.
Escreva o tópico num grande espaço, tal como um bloco de reuniões Post-it®, para que os membros da equipa o vejam.
Escreva nessa superfície a situação atual relativamente ao tópico. Tudo isto está em grande medida relacionado com métricas ou atributos, mas pode também ser aplicado a marcas (p. ex., perceção do produto).
Depois, marque onde gostaria de estar após um determinado período. Por exemplo, pretende adicionar três funcionalidades críticas ao produto nos próximos 18 meses?
Determine a forma de preencher a lacuna. Alguns métodos comuns de fazer esta parte incluem o uso do método da espinha ou a realização de uma análise SWOT. Em alternativa, poderá simplesmente preencher a lacuna com os “6 Ms”:
Comece a identificar formas de colmatar essas lacunas: colabore com os membros-chave da equipa para identificar ações para reduzir cada lacuna e as datas de implementação dessas ações. Proceda a um inventário interno para avaliar o que atualmente possui e o que necessita para colmatar cada lacuna, bem como o orçamento potencial para cada secção.
Efetue sessões colaborativas regulares numa base diária, semanal ou bissemanal para avaliar o progresso e determinar quais os passos que estão em curso ou concluídos.
Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!