Análise de lacunas
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Análise de lacunas com blocos de reuniões Post-it®

Identificar oportunidades de concretização de todo o potencial.


A análise de lacunas é um método indispensável para avaliar o desempenho real face ao potencial.

Através da identificação da forma como ativos e recursos estão a ser utilizados (e possivelmente subutilizados), permite atingir mais cedo os objetivos do negócio, tanto no curto como no longo prazo.
 

  • 1

    Identifique o tópico que será sujeito à análise de lacunas. Pode ser algo essencial às suas operações, tal como: geração de receitas, redução de custos, desenvolvimento de produtos, etc.

    Identifique o tópico

  • 2

    Escreva o tópico num grande espaço, tal como um bloco de reuniões Post-it®, para que os membros da equipa o vejam.

  • 3

    Escreva nessa superfície a situação atual relativamente ao tópico. Tudo isto está em grande medida relacionado com métricas ou atributos, mas pode também ser aplicado a marcas (p. ex., perceção do produto).

  • 4

    Depois, marque onde gostaria de estar após um determinado período. Por exemplo, pretende adicionar três funcionalidades críticas ao produto nos próximos 18 meses?


    Marque o próximo horizonte temporal

  • 5

    Determine a forma de preencher a lacuna. Alguns métodos comuns de fazer esta parte incluem o uso do método da espinha ou a realização de uma análise SWOT. Em alternativa, poderá simplesmente preencher a lacuna com os “6 Ms”:

    • • Mão-de-obra: descreva os recursos humanos necessários
    • • Método: identifique os processos necessários
    • • Métricas: identifique as medições necessárias
    • • Máquinas: determine a tecnologia necessária
    • • Materiais: identifique os bens (desde matérias-primas a materiais de marketing) necessários
    • • Minutos: tempo necessário para atingir o objetivo
  • 6

    Comece a identificar formas de colmatar essas lacunas: colabore com os membros-chave da equipa para identificar ações para reduzir cada lacuna e as datas de implementação dessas ações. Proceda a um inventário interno para avaliar o que atualmente possui e o que necessita para colmatar cada lacuna, bem como o orçamento potencial para cada secção.

  • 7

    Efetue sessões colaborativas regulares numa base diária, semanal ou bissemanal para avaliar o progresso e determinar quais os passos que estão em curso ou concluídos.


    Efetue sessões colaborativas regulares


TAGS
    colaboração processo blocos_reuniões rolo_etiquetas
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português