Diagramas em espinha

Diagramas em espinha com produtos Post-it®

Colocar os problemas à nossa frente



As soluções são fantásticas...mas só se compreendermos corretamente os problemas que estamos a tentar resolver. O diagrama em espinha proporciona um método de diagnóstico de todos os potenciais problemas, grandes ou pequenos.

Podem ocorrer problemas em qualquer das fases de uma operação, ou em todas elas. No entanto, em vez de adivinhar as causas (ou pior, aguardar que algo corra mal), o diagrama em espinha proporciona a uma pequena equipa um método visual para analisar as variáveis que bloqueiam a produtividade.
 

  • 1

    Comece por identificar o problema de forma precisa. Identifique a pessoa/departamento responsável pelo problema e/ou quando e onde este ocorre. Utilize um grande espaço, como um bloco de reuniões Post-it®, para dar à sua sessão de criação do diagrama espaço suficiente para crescer.

  • 2

    Escreva o problema numa nota Super Sticky Post-it®, a qual constituirá o “cabeçalho” do diagrama. A partir do centro desta folha de papel, desenhe uma linha horizontal a atravessá-la, que funcionará como “espinha” a partir da qual a equipa irá abordar o problema. Daí o nome “espinha” para o diagrama.

    Escreva o problema numa nota Super Sticky Post-it®

     

     

     

  • 3

    A partir daqui, discuta e identifique os componentes ou fatores envolvidos. Pode ser um problema de transporte, uma situação envolvendo pessoal, ou qualquer outra. Tente explorar tantas possibilidades quantas as possíveis de abordar por si e pela equipa.

  • 4

    Desenhe uma linha a partir da “espinha” do diagrama para cada um dos possíveis componentes do problema e etiquete-os (p. ex., transporte, pessoal, etc.). (Sugestão: use um rolo de etiquetas Super Sticky Post-it® para criar a “espinha”, o que proporcionará flexibilidade se o diagrama tiver de ser alterado.)

    Desenhe uma linha a partir da “espinha” do diagrama para cada um dos possíveis componentes do problema e etiquete-os

  • 5

    Relativamente a esses componentes, peça à equipa para fazer um brainstorming sobre as possíveis causas. Coloque as causas numa nota Super Sticky Post-it® Note e adicione-as à linha do componente correspondente (fora da “espinha” do diagrama).

  • 6

    No final, a equipa disporá de uma representação visual que ajuda a compreender o problema, podendo iniciar uma análise mais detalhada de cada um dos possíveis fatores.


TAGS
    colaboração processo rolo_etiquetas blocos_reuniões notas
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português