1. Marca Post-it® - Aperfeiçoe os seus objetivos mais distantes
Marca Post-it® Modelo do malabarista talentoso

Aperfeiçoe os seus objetivos mais remotos

Os grandes objetivos ficam perdidos no meio das tarefas diárias? Estas dicas podem ajudar.


  • Você é aquilo a que nós chamamos um Malabarista Talentoso. É um mestre em conseguir que as coisas sejam feitas, sempre ao pormenor! Fica extremamente satisfeito por cumprir essa tarefa e começar outras. Está totalmente focado em ganhar o dia, e nunca se esquece de comprar o pão antes de ir para casa. Apesar de toda a atenção prestada às suas tarefas pode, por vezes, perder o foco em alcançar os objetivos que se aproximam - temos algumas dicas fantásticas que o irão ajudar não só no seu dia-a-dia, mas também nos seus objetivos a longo prazo.

  • Verifique novamente aquilo que adiou

    Se tem tarefas que parecem nunca terem sido cumpridas, é tempo de descobrir a razão.

    Algumas tarefas da sua lista parecem arrastar-se dia após dia até que, de certa forma, as adia por meses. Sem se aperceber, ficou sem tempo para terminar uma tarefa que julgava estar garantida. Então o que aconteceu? Ou a tarefa não era assim tão importante ou existe algo que o impede de a terminar. Em ambos os casos algo está errado. Para evitar que caia nesta armadilha, faça um balanço daquilo que está há mais tempo na sua lista e marque cada item que se enquadra nesta categoria com um Index Post-it® ou com um Index Rígido Post-it®. Depois, analise cada item e decida qual deverá sair da sua lista e o que deverá fazer para resolver os problemas e seguir em frente.

  • lista de desejos

    Crie "buckets" virtuais para dividir as tarefas e anexe-as por datas e subtarefas.

    Existem momentos em que ser um grande multi-funções pode tornar difícil entender como abordar um projeto que tem bastantes etapas ou fases. O método bucket pode ajudar - é um sistema que o ajuda a organizar tarefas em etapas ao longo de um percurso e indica o que foi feito, onde está agora e o que vem a seguir. Para um projeto, por exemplo, pode criar três colunas no seu Bloco de Reuniões Post-it® classificadas como Atraso, A Executar, Em Execução e Concluída. Escreva cada tarefa que necessita de ser concluída para esse projeto numa Nota Post-it® Super Sticky, 76mm x 76mm e coloque-a onde lhe parecer melhor — porque pode colar e voltar a colar as suas notas. Se necessário podem movimentar-se ao longo dos seus buckets, ajudando-o a acompanhar as tarefas individuais durante as várias fases. O método do bucket ajuda-o não só a gerir os seus projetos mas também ajuda-o a encontrar locais onde pode otimizar os seus processos.

  • Lista de projetos

    Quando estiver a trabalhar com uma equipa, utilize listas de projetos para estarem todos em sintonia.

    Quando estiver a trabalhar com uma equipa, é uma boa ideia criarem listas de projetos, que expliquem tarefas e atribuam responsabilidades, e colocá-las à vista de todos. Parece simples, mas pode ser uma forma poderosa de poupar tempo e fazer com que todos os elementos sintam que têm o respeito e a responsabilidade que merecem nos respetivos projetos. As Notas Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm e os Blocos de Reuniões Post-it® poderão ser umas excelentes ferramentas para tal, se cada membro da equipa as utilizar para efetuar listas de tarefas e as afixar no escritórios à vista de todos. Quando cada membro da equipa sabe o que se passa com uma simples vista de olhos – quem faz o quê, o progresso de cada um e qual é o passo seguinte – a equipa evita e-mails infindáveis e ganha autonomia para tomar em mãos a tarefa seguinte. A próxima vez que trabalhar em equipa experimente utilizar as listas de projetos e veja como a comunicação pode ficar mais clara.

  • A lista de calendário

    Ponha a sua lista de tarefas diretamente no seu calendário para que sejam executadas.

    Às vezes os métodos mais úteis para lidar com as listas de tarefas são os mais simples. Por a sua lista de tarefas no calendário facilitará a visualização daquilo que necessitará de fazer assim que abrir a sua agenda para esse dia. Basta pegar em cada item da sua lista de tarefas, prever a sua duração e escrever diretamente no seu Bloco de Reuniões Post-it®. Pode adicionar igualmente Setas Index Post-it® para realçar as tarefas diárias mais importantes ou colorir as suas tarefas por assunto, cliente ou categoria. O seu dia será muito mais calmo assim que o Bloco de Reuniões Post-it® contiver tudo aquilo que precisa de fazer evitando desta forma os esquecimentos.

  • A lista de vantagens e desvantagens

    A utilização de uma lista de vantagens e desvantagens para analisar uma decisão difícil pode ajudá-lo a tomar decisões.

    Quando tem de tomar uma decisão importante, a criação de uma lista de vantagens e desvantagens pode ajudá-lo. Quando tem de resumir um assunto a pontos de uma lista, é obrigado a determinar o que é realmente importante. Experimente escrever a sua lista em duas Notas Post-it® Super Sticky, 102 mm x 152 mm (uma com as vantagens e a outra com as desvantagens), e colá-las num local visível para que a consiga ver de manhã e à noite. Quando voltar no dia seguinte com a cabeça fresca, terá uma visão mais clara da situação. Pode também experimentar partilhar a sua lista com outra pessoa e pedir ajuda para fazerem um brainstorming sobre as vantagens e as desvantagens. Depois de ter esgotado todas as opções possíveis, pode comparar e contrastar cada lado da lista para tomar a decisão mais lógica e informada. Ou, caso esteja no escritório, escrever todas as considerações em diversas Notas Post-it® Super Sticky, 76mm x 76mm, utilizando duas cores diferentes (verde para as vantagens e rosa para as desvantagens). Cole-as todas numa parede até ter esgotado todas as opções, e ficará com uma forte ideia visual de qual é a cor mais dominante – e, consequentemente, qual é o lado para onde está a pender a sua decisão.

  • Objetivos de longo prazo

     Saia das suas tarefas rotineiras e escreva os seus maiores sonhos e objetivos.

    Pode ser difícil sair da sua rotina e recuperar a sua perspectiva. Uma lista de objetivos e sonhos a longo prazo poderá ajudá-lo a perceber o que está a fazer e o quer terminar. Faça uma lista dos seus objetivos a longo prazo de vez em quando, mesmo que os ache muito ambiciosos ou irrealizáveis. Quando coloca a sua lista numa Nota Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm, será capaz de a ver para não se esquecer dos seus objetivos mais inspiradores. Quando a rotina se apoderar de si e o desmotivar, volte a colar a sua lista num novo local com maior visibilidade - para que seja mais fácil reerguer-se. Se quiser aumentar a sua lista dos seus grandes objetivos, cole um Bloco de Reuniões Post-it® no seu escritório ou na parede da sua cozinha e escreva os seus sonhos — todos os dias será lembrado daquilo que quer alcançar em grande estilo.

    Juntamente com alguns dos principais Produtos Post-it®, estas dicas irão ajudar as pessoas a parar e a pensar nos seus maiores objetivos das suas vidas. Utilize-as bem!

    Fontes:

    http://www.fastcompany.com/3026738/work-smart/5-ways-to-make-your-to-do-lists-more-effective

    http://mashable.com/2015/06/23/daily-schedule-working/#hSmBIIHxcOqW

    http://www.fastcompany.com/3051951/secrets-of-the-most-productive-people/the-six-lists-you-need-to-make-every-day-productive

    https://unclutterer.com/2015/04/02/6-approaches-to-creating-an-effective-to-do-list/


ETIQUETAS
    produtividade elaboração da lista lista_tarefas objetivos
    webLoaded = "false" Loadclientside=No
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português