O método do caminho crítico ajuda a visualizar projetos complexos e revela quais as atividades críticas para a sua concretização e as que não o são.
Criado na década de 1950, ajuda os planificadores a prever e controlar as atividades essenciais de um projeto: Tal não só ajuda a definir calendários realistas, como também identifica quais os passos a acelerar para permitir o cumprimento dos prazos.
Identifique todas as atividades no plano do projeto. Enuncie a primeira data de início e o tempo estimado para concluir essas atividades. Escreva estes elementos essenciais numa tela grande, tal como um bloco de reuniões Post-it®.
Em seguida, determine a sequência das atividades. Identifique quais as atividades que não podem começar antes da conclusão de outras atividades precedentes.
Escreva-as em notas Super Sticky Post-it®/superfícies de escrita, utilizando diagramas de círculos e setas.
a. Os círculos representam eventos dentro do projeto.
b. As setas entre dois círculos representam a atividade necessária para concluir o evento. Escreva sob a seta uma descrição da tarefa e por cima dela o tempo estimado para a concluir.
Coloque cada uma das atividades na cronologia. Nalguns casos, a cronologia pode ser uma linha reta; noutros casos, poderá ramificar-se em várias direções. Tudo depende do projeto.
É agora possível identificar o caminho crítico. Basta olhar para o caminho com a maior duração ao longo do diagrama. Serão estas as atividades que não podem sofrer atrasos sem atrasar o projeto.
À medida que o projeto progride, atualize o caminho crítico com os tempos reais de conclusão dos eventos para obter um plano mais preciso. As alterações ao plano devido a circunstâncias imprevistas ou outros fatores podem também criar um novo caminho crítico para o projeto.
Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!