Ideação Rápida

Ideação Rápida - Criar grandes ideias num instante


É normal que as ideias se desenvolvam com extrema rapidez, principalmente se os envolvidos forem encorajados a pensar depressa e sem medo dos juízos negativos. A ideação rápida usa o poder dos grupos para criar um conjunto de ideias ou soluções novas que podem ser avaliadas pouco depois de serem apresentadas.

Para começar, reúna um grupo de, pelo menos, 3 a 4 pessoas que podem estar direta, ou até indiretamente, envolvidas com o seu projeto. Em seguida, arranje um espaço que seja adequado à sessão (atenção: estas sessões podem, por vezes, tornar-se ruidosas; por isso, tenha respeito pelos seus vizinhos) e prepare-se para escrever ou esboçar com rapidez utilizando um produto Post-it® Apagamento a Seco ou uma folha de Notas Grandes Post-it®.

  • 1

    Antes de convidar os participantes a terem ideias, gaste 10 minutos a debater a sua audiência. Quem é ela? O que quer? De que necessita? Organize uma breve dramatização em grupo, ponha-se no lugar da sua audiência e comece a abordar os factos concretos da situação.


    Ideias

  • 2

    Em seguida, gaste 20 minutos a debater o âmbito do projeto. De que orçamento dispõe e quais são os parâmetros de calendário? De que forma poderão estes parâmetros ser potencialmente alterados? Pense no melhor e no pior cenário para enquadrar corretamente o debate.

  • 3

    Está na hora de começar! Utilize os 40 minutos seguintes para fazer brainstorming de ideias ou conceitos que atendam às necessidades do projeto. Certifique-se de todo o grupo participa e encoraje as pessoas a escrever ou esboçar as ideias que possam ajudar a expressar os seus pontos de vista.

  • 4

    A etapa final deste processo é testar. Gaste 20 minutos a examinar as ideias que foi tendo e elimine as que não digam diretamente respeito aos objetivos do projeto. Em seguida, concretize as melhores do ponto de vista da audiência — como é que esta iria interagir com a sua ideia? Quais são os respetivos pontos fortes e fracos? Faça um esboço de fluxograma de utilizadores, para que o possa consultar sempre que for necessário.

    Afinal de contas

  • 5

    Por fim, registe a sessão tirando fotos ou documentando a sessão de ideação rápida. Este registo irá servir de recurso ou enquadramento, para que as suas ideias não se dispersem e estejam sempre orientadas para a ação.

  • Descubra os produtos que concretizam este método no website post-it.com/collaborate

colaboração abrangência 60_minutos grupo_pequeno película_de_apagamento_a_seco blocos_de_notas_de_grande_formato

ETIQUETAS
    QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

    Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


    Siga a marca Post-It®:
    3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
    Mudar localização
    Portugal - português