1. Marca Post-it® – Queremos fortalecer as suas competências de curto prazo
 Marca Post-It® Arquiteto Astuto

Queremos fortalecer as suas competências de curto prazo

Quando o seu trabalho de fundo o impede de ver as tarefas diárias, recorra a estas dicas para nunca perder o foco.


  • O Arquiteto Astuto consegue ver a escultura na pedra antes de ser esculpida – pensar em grande é a sua especialidade e inspira todos aqueles que o rodeiam com a sua ambição grandiosa. Tem as competências de um mestre fazedor de listas, mas por vezes só vê a floresta, não vê as árvores. Trazemos-lhe aqui algumas dicas que serão extremamente úteis para ajudar um líder como você a resolver a montanha de pormenores que se podem acumular diariamente. Estas dicas vão ajudar a melhorar as táticas de planeamento de curto prazo de quem está habituado a lidar com o planeamento de longo prazo. Vamos a isto!

  • Subcontrate o seu stress

    Para concretizar objetivos ambiciosos é essencial delegar e colaborar. Crie uma lista das tarefas para subcontratar!

    Uma pessoa que pensa em grande tem por vezes dificuldade em delinear todas as pequenas etapas necessárias para concretizar um objetivo ambicioso. O segredo está em melhorar a forma como colabora e delega – e é aqui que uma lista de subcontratação de tarefas vem mesmo a calhar. Determine simplesmente quais as tarefas que pode dar a outra pessoa e junte todas numa lista. Treinar alguém vai consumir algum tempo inicial, mas mais tarde terá o retorno, porque terá tempo para se focar nas tarefas que só você pode fazer. Ao colocar a sua lista de tarefas subcontratadas numa Nota pautada Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm, vai poder guardá-la onde quiser e assim, quando surgir uma oportunidade para delegar, tem tudo pronto.

  • A regra 1-3-5

    Identifique as suas tarefas mais importantes utilizando a regra 1-3-5.

    Se costuma ter dificuldade em focar-se em tarefas maiores e mais pequenas ao longo do dia, a regra 1-3-5 pode ajudá-lo a criar a disciplina necessária para conseguir produzir mais. Faça um plano para num determinado dia executar 1 tarefa grande, 3 tarefas médias e 5 tarefas pequenas, e depois faça a sua lista numa Nota pautada Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm. Uma vez que pode colar a lista num local onde sabe que estará sempre à vista, isso vai ajudá-lo a manter-se focado nos 9 pontos e impedir que se distraia com o que possa estar à espreita em listas mais antigas. Quando só pode escolher o que é importante, vai acabar por fazer sempre as coisas importantes.

  • A regra dos 2 minutos

    Se é mestre em adiar coisas, a regra dos 2 minutos é uma forma simples e eficaz de dar um impulso à sua produtividade.

    Ninguém é imune à vontade de adiar o que tem de ser feito – mas pode contar com a regra dos 2 minutos para dar um tremendo impulso à sua produtividade. A regra dos 2 minutos é tão fácil de aplicar que não vai conseguir dizer que não. É simples.

    Para cada tarefa, pergunte a si mesmo:

    Vai demorar menos de 2 minutos? Se a resposta for sim, execute-a imediatamente.

    Para começar, reveja a sua lista de tarefas e marque cada tarefa de 2 minutos com um Marcador Post-it® para identificá-las rapidamente e depois comece a despachá-las. Consegue concretizar todos os seus objetivos em menos de dois minutos? Claro que não. Mas quando terminar as tarefas de 2 minutos, pode focar-se naquelas que necessitam de mais tempo sem se distrair.

  • Uma dica inacreditavelmente simples

    Divida as suas tarefas por etapas simples.

    Todas as listas de tarefas têm coisas que se repetem – coisas que queremos fazer mas que acabamos por nunca fazer. Se na sua lista de tarefas tem "fazer ioga" e nunca fez ioga, vai ser difícil conseguir concretizá-la. Experimente dividi-la por várias etapas simples. Pegue nas suas Notas pautadas Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm, e elabore uma lista de etapas inacreditavelmente simples: faça uma pesquisa no Google para aulas de ioga perto de si, inscreva-se online, compre um tapete de ioga e vá à aula segunda-feira, às 18 h. Pode parecer um disparate, mas a etapa mais simples para concretizar o seu objetivo deve ser a primeira coisa da sua lista.

  • Lista da noite anterior

    Faça a sua lista de tarefas na noite anterior e comece a manhã cheio de energia para executá-las.

    Por vezes a ideia de fazer uma lista de tarefas logo pela manhã é assustadora. Então experimente o seguinte – no final do dia escreva numa Nota pautada Post-it® Super Sticky, 102 mm x 152 mm, as seis tarefas mais importantes que tem de fazer no dia seguinte, numerando-as por ordem de prioridade e depois cole a nota num sítio onde sabe que a verá de manhã. No dia seguinte, a lista da noite anterior estará pronta para o acompanhar ao longo do dia, uma tarefa de cada vez. No final do dia, passe tudo o que ficou por fazer para o topo da lista do dia seguinte. Experimente fazer isto durante alguns dias e verá a sua produtividade disparar.

  • Comece por resolver o primeiro ponto da lista

    Habitue-se a resolver a primeira tarefa da lista logo pela manhã.

    No espírito desta dica, começe bem!: resolva a primeira tarefa da lista logo pela manhã, quando está fresco! O pontapé de saída para o seu dia é executar e terminar a tarefa maior e mais importante antes de passar à seguinte. É mais importante ser proactivo do que reativo, ou seja, fazer o que é mais importante primeiro, antes de ver o seu e-mail, ler os títulos dos jornais ou atender chamadas telefónicas. Faça a sua lista de tarefas numa Nota pautada Post-it® Super Sticky 102 mm x 152 mm e assinale o que vai fazer primeiro com um Index Post-it®. Ao responsabilizá-lo com uma lista visível e uma primeira etapa clara, a sua prioridade número um será sempre executada e as coisas nunca mais voltarão a ser como antes.

    E pronto! Seis dicas fabulosas para o seu sucesso diário sem interferir naquilo que é realmente bom a fazer: ter uma perspetiva geral e inspirar-se nos objetivos de longo prazo.

    Fontes:

    http://www.fastcompany.com/3051951/secrets-of-the-most-productive-people/the-six-lists-you-need-to-make-every-day-productive

    http://lifehacker.com/5994155/make-your-to-do-list-more-doable-with-the-1-3-5-rule

    https://www.themuse.com/advice/a-better-todo-list-the-135-rule

    https://blog.bufferapp.com/how-to-stop-procrastinating-by-using-the-2-minute-rule

    http://www.fastcompany.com/3040420/why-our-brains-love-lists-and-how-to-make-better-ones

    http://www.fastcompany.com/3021379/work-smart/the-amazing-history-of-the-to-do-list-and-how-to-make-one-that-actually-works

    http://www.forbes.com/sites/vanessaloder/2014/06/02/five-best-to-do-list-tips/#2c17ecff51b5


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