All Post-it® Super Sticky Notes are now made with plant-based adhesive (67% plant-based adhesive).

webLoaded = "false" Loadclientside=No

CRONOLOGIA HISTÓRICA

Sobre a marca Post-It®

Durante mais de 40 anos, a marca Post-it® ajuda as pessoas a serem mais produtivas, a comunicarem melhor e a exprimirem-se num sem-número de formas criativas.

  • No entanto, por mais universais que estes produtos se tenham tornado, o seu começo esteve longe de estar garantido. Em retrospetiva, o nascimento do nosso fenómeno Canary Yellow™ recordou-nos uma lição valiosa: a persistência pode ser tão importante como a inspiração quando se trata de dar vida a uma ideia.

EIS COMO TUDO COMEÇOU:

  • Da descoberta...

    O Dr. Spencer Silver, um cientista da 3M, estava atarefado a investigar adesivos no laboratório. Nesse processo, descobriu algo peculiar: um adesivo que aderia ligeiramente às superfícies mas que não se fixava fortemente.

    “Fazia parte das minhas funções como investigador o desenvolvimento de novos adesivos, e

nessa altura pretendíamos desenvolver adesivos maiores, mais fortes e mais robustos”, afirmou o Dr. Silver. “E este não era nada disso."

  • O que Silver descobriu foi algo designado por microesferas, que preservam a sua aderência, mas com uma “característica de removibilidade” que permitia que as superfícies aderidas se descolassem facilmente.

  • Pregar o evangelho

    Pregar o evangelho

    Durante anos, Silver teve dificuldades em encontrar um uso para a sua invenção. No entanto, isso não o impediu de realçar os méritos da sua criação junto dos colegas.

    “Fiquei a ser conhecido como o Sr. Persistente porque não desistia.”

    Entretanto, Art Fry, outro cientista da 3M, sentia-se frustrado. Todas as quartas-feiras à noite quando ensaiava no coro da igreja, utilizava pequenos fragmentos de papel para marcar os hinos que iriam cantar na próxima missa. No domingo, apercebia-se de que tinham todos caído do hinário.

    Necessitava de um marcador que aderisse ao papel sem danificar as páginas.

  • ...Ao Eureka!

    Lembrando-se de um seminário sobre as microesferas do Dr. Silver em que tinha participado, teve o que agora designa como o seu momento Eureka. “É daqueles momentos em que temos um afluxo de adrenalina." 1

    Em parceria com Silver, começou a desenvolver um produto. Quando começaram a escrever mensagens nas suas novas notas para comunicar no escritório, aperceberam-se de todo o potencial da ideia.

“Pensei que o que ali tínhamos era mais do que um marcador”, afirmou Fry. “Tratava-se de uma forma inteiramente nova de comunicar."

  • Experimente. Irá gostar

    Fry decidiu fazer da sede da 3M o seu campo de demonstração,

distribuindo as novas notas adesivas por toda a empresa. Os funcionários adoraram-nas.

  • A 3M lançou inicialmente o produto em quatro cidades sob o nome “Press ‘n Peel”, mas os resultados foram heterogéneos.

    distribuindo as novas notas adesivas por toda a empresa. Os funcionários adoraram-nas

  • O Blitz de Boise

    Os responsáveis pelo marketing decidiram então colocar o produto diretamente nas mãos dos consumidores. Este esforço maciço de distribuição de amostras, conhecido pelo “Blitz de Boise” em virtude do seu lançamento em Boise, no estado de Idaho, foi um sucesso estrondoso. 90% dos que experimentaram o produto afirmaram que o comprariam.

1980 a 1986

  • As notas foram sempre um produto que se promovia a si próprio, uma vez que os clientes colocavam as notas nos documentos que enviavam a outros, estimulando a curiosidade dos destinatários

    Nasce uma estrela

    As notas propagaram-se “como um vírus”, afirmou Fry. “Foi sempre um produto que se promovia a si próprio, uma vez que os clientes colocavam as notas nos documentos que enviavam a outros, estimulando a curiosidade dos destinatários Olhavam para elas, descolavam-nas e brincavam com elas. E depois saiam para ir comprar um bloco."

    Silver afirmou que, tal como muitas outras invenções revolucionárias, este era um produto que ninguém sabia que precisava até o utilizarem.

  • O amarelo ganha o seu mérito

    No dia 6 de abril, o herói anónimo de Silver e Fry começou a ser vendido em lojas nos EUA sob o nome de notas Post-it®.

A agora icónica cor Canary Yellow™ foi escolhida por coincidência: um laboratório próximo só possuía papel velho amarelo.

  • Lee Iacocca e outros presidentes de empresas da Fortune 500 escreveram a dizer o quanto gostavam deles. As notas Post-it® são introduzidas no Canadá e na Europa

  • Reconhecer a grandeza

    Fry foi agraciado como título técnico máximo da empresa, “investigador empresarial”. “A minha maior recompensa,” afirmou, “é ver tantas pessoas a utilizarem e a apreciarem o meu produto." Os Index Post-it® foram introduzidos como uma nova forma de organizar com códigos de cores, arquivamento e indexação.

1987 a 1996

Capacidade de resistência

As notas Post-it® celebram o seu décimo aniversário e são mencionadas em várias listas dos melhores produtos de consumo da década.

  • São introduzidos os blocos de reuniões Post-it®.

    Os brainstormings nunca mais foram os mesmos desde então. Após 28 anos na empresa, Spencer Silver, coinventor das notas Post-it®, reformou-se da 3M com mais de 22 patentes em seu nome.

    Tanto Silver como Fry terminaram as suas carreiras na 3M tendo ganho os máximos galardões de investigação, bem como numerosos prémios internacionais ao nível da engenharia.

1997 a 2003

  • A marca Post-it® muda-se para Hollywood

    Os personagens principais do filme “Romy e Michele” alegam ter inventado as notas Post-it® após terem acabado o curso.

Um estudo em locais de trabalho revelou que o profissional médio recebe agora 11 mensagens em notas Post-it® por dia.

  • As notas Post-it® são comercializadas em mais de 100 países. O agora famoso adesivo Post-it® continua a ser utilizado em muitos produtos 3M.

    Z-Notes Post-It®

  • Situações pegajosas

    As notas Super Sticky Post-it® foram introduzidas com um adesivo mais forte que melhora a aderência às superfícies verticais e rugosas.

    Num episódio de “O Sexo e a Cidade”, o namorado da Carrie rompe com ela através de uma nota Post-it®.

2004 à atualidade

  • Colada a si

    As notas Post-it® celebram o seu vigésimo quinto aniversário.

    No episódio final de uma temporada de “Anatomia de Grey”, Meredith Grey e Derek Shepherd escrevem os seus votos de casamento em notas Post-it®.

  • O mundo toma nota

    As notas Post-it® são agora comercializadas em mais de 150 países. Em conjunto, existem mais de 4000 produtos Post-it®.

    Ao ver notas Post-it® em filmes, mosaicos de arte pop e no dia-a-dia de milhões de pessoas, Silver fica estupefacto. “O facto de o produto ter literalmente explodido é muito mais do que alguma vez eu almejaria."

  • 1 Edição CNN online. Quinta-feira, 4 de abril de 2013

    3M, Post-it e a cor Canary Yellow são marcas comerciais da 3M. © 3M 2016


QUER MAIS DICAS E IDEIAS?

Pretendo receber mais atualizações sobre as ofertas da Marca Post-it!


Siga a marca Post-It®:
3M, Post-it® e a cor Canary Yellow™ são marcas comerciais da 3M.
Mudar localização
Portugal - português