3M™ Novec™ gás isolante: uma alternativa sustentável a SF₆

A Comissão Europeia anuncia a cronologia para a eliminação progressiva do SF6 em aparelhos de comutação de Média e Alta Tensão
A Comissão da UE (DG CLIMA) emitiu uma proposta de actualização do chamado regulamento sobre gases fluorados (Regulamento da UE 517/2014). A proposta inclui uma proibição de colocação no mercado (POM) de interruptores de média e alta tensão contendo Hexafluoreto de Enxofre (SF₆). As linhas temporais de eliminação de fase são subdivididas por classe de tensão e mostram claramente:

O relógio para SF6 está a contar:
agora é a altura de os Operadores de Sistemas de Transmissão e Distribuição começarem a planear um futuro livre de SF6!


Herobanner mostrando folhas e símbolos SF₆

Está pronto para uma eliminação por fases em SF₆?

Gás isolante 3M™ Novec™ - uma alternativa sustentável ao SF6

Pergunte a um especialista

3M Novec gases isolantes: inteligente, seguro e sustentável

Os Gases Isolantes Novec são a alternativa ideal ao SF6, pois combinam excelente desempenho dielétrico e segurança com propriedades ambientais excecionais. Utilizados como parte de uma mistura gasosa, os Gases Isolantes Novec reduzem o potencial de gases com efeito de estufa em mais de 99% no equipamento comercial da rede.

Os nossos parceiros estão a utilizar os Gases Isolantes Novec como parte dos seus produtos isentos de gás SF6 em múltiplas aplicações de média e alta tensão que remontam às primeiras instalações em 2015:

  • Imagem mostrando o gás isolante 4710 utilizado numa aplicação
    GE’s g³™ usando 3M™ Novec™ 4710 Gás Isolante

    g3, ("g" ao cubo) é a alternativa inovadora da GE ao gás SF6, desenvolvida para equipamento de transmissão elétrica AT e que utiliza o 3M Novec 4710.

    Os produtos g3 apresentam as mesmas classificações e a mesma pegada dimensional que os produtos SF6 de última geração, com um impacto ambiental drasticamente reduzido.

    Visite a página Web GE g³

    Hitachi ABB's EconiQ™ Redes de energia utilizando 3M™ Novec™ 4710 gás isolante

    EconiQ™ é a marca eco-eficiente da Hitachi ABB Power Networks para a sustentabilidade, onde está provado que os produtos, serviços e soluções proporcionam um desempenho ambiental excepcional.

    Visite o site da Hitachi ABB EqoniQ Power Networks

  • Imagem mostrando o gás isolante 5110 utilizado numa aplicação
    AirPlus™ usando 3M™ Novec™ 5110 Gás Isolante

    O AirPlus™, que utiliza o 3M Novec 5110 como alternativa eco-eficiente ao SF6, foi desenvolvido pela ABB.

    Atualmente, o AirPlus™ tem sido utilizado em Média Tensão pela ABB AG em MT GIS Primária até 40,5kV e em MT GIS Secundária e AIS até 24kV.

    Visite a página Web da ABB AirPlus


Instalações que utilizam gás isolante 3M Novec

No total, mais de 25 instalações estão já funcionar ou em fase de instalação na Europa por vários Operadores do Sistema de Transmissão e Distribuição (TSO e DSO) que tornam os Gases Isolantes Novec uma alternativa comprovada ao SF6.


Herobanner mostra um mapa sobre as instalações que utilizam gás isolante 3M Novec

Poderá o Gás Isolante Novec melhorar as suas Emissões de Gases com Efeito de Estufa?

Se tem dúvidas ou pretende receber mais informação sobre os Gases Isolantes Novec no futuro, clique no link para o nosso formulário.



Quer saber mais sobre os nossos Gases Isolantes Novec


Pergunte a um especialista

Ao submeter este formulário, pode ser contactado por email ou telefone por um representante da 3M ou por um dos nossos parceiros comerciais autorizados, com quem podemos partilhar a sua informação pessoal em concordância com as políticas de privacidade da 3M.