Padrão de design de malha trifecta de cor roxa.

Substituição do nPB: melhor desempenho na limpeza com solventes, em metade do tempo.

A Mustang Vacuum Systems eleva a limpeza de precisão a um nível superior com os Fluidos especiais 3M™ Novec™.

  • Frente do edifício da Mustang Vacuum Systems

    A Mustang Vacuum Systems é um fabricante americano de equipamentos de deposição a vácuo de escala industrial. Os seus sistemas de deposição de vapor físico (PVD) são utilizados para revestir muitas superfícies, desde ferramentas e armas de fogo até torneiras e pulseiras de relógio. Antes de estes materiais serem revestidos, devem estar 100% limpos. Até mesmo 99% não é bom o suficiente porque até uma quantidade menor de contaminação pode causar sérias complicações. Quando a Mustang estava pronta para expandir os seus serviços de limpeza e revestimento, pediu a Rex Griffin, Especialista Sénior em Revestimentos, que pesquisasse solventes que pudessem cumprir esses padrões rigorosos.

    A empresa procurava um solvente de limpeza sustentável que não fosse restrito por regulamentações estatais e federais futuras. Durante anos, Griffin utilizou o brometo de n-propilo (nPB) nos seus sistemas desengordurantes a vapor.

    "Gostei de utilizar o nPB pelo seu desempenho de limpeza consistente em muitos tipos diferentes de metais", disse Griffin. "Depois de tentarmos vários solventes de substituição sem sucesso, a Crest Ultrasonics (fabricante de sistemas desengordurantes a vapor) sugeriu que experimentássemos os Fluidos especiais 3M™ Novec™."

Ensaios de amostragem e limpeza mostram melhor desempenho

A Crest Ultrasonics enviou amostras de Fluidos especiais Novec 72DA e 73DE à Mustang Vacuum Systems para que pudessem realizar o seu próprio ensaio de limpeza. Griffin avaliou o seu desempenho de limpeza, comparando quão bem cada solvente removeu os compostos de polimento e outras sujidades a partir de uma variedade de substratos. Descobriu que os fluidos Novec superavam facilmente o nPB e os outros solventes testados.

A 3M oferece várias formulações de solventes projetadas para funcionar numa variedade de aplicações. A equipa da Novec trabalhou diretamente com a Mustang Vacuum Systems para encontrar o fluido Novec adequado e otimizar os seus processos e equipamentos para a mesma. Por fim, Griffin decidiu utilizar o fluido Novec 73DE. A avaliação e os ensaios foram concluídos em menos de dois meses.

"Como limpamos e revestimos peças de missão crítica para os nossos clientes, temos padrões realmente altos para o solvente que utilizamos", disse. "O fluido Novec 73DE não só cumpre estes padrões, como funciona ainda melhor que o nPB, quando se trata de obter peças 100% limpas. O nosso novo processo Novec 73DE também é limpo em metade do tempo e é muito mais simples de manter do que o nosso processo antigo com o nPB."
REX GRIFFIN
Especialista em Revestimento Sénior na Mustang Vacuum Systems

Colaboração a nível molecular

Um dos principais clientes da Mustang abordou Griffin com um desafio de limpeza particularmente difícil. Ele ligou para a equipa da Novec para que o ajudasse a resolvê-lo. A equipa utilizou espetroscopia de eletrões para análise química (ESCA) para isolar um composto microscópico específico num resíduo proveniente de um processo de polimento. Esta análise de superfície elementar permitiu à Mustang Vacuum Systems aprender mais—o primeiro passo para resolver o problema.

"A 3M é um dos melhores fornecedores com os quais já trabalhamos", disse Griffin. "A ajuda deles foi fundamental para que a nossa solução, processo e toda a empresa tivessem o estatuto necessário para crescer e servir os clientes a um nível ainda mais alto. Estou muito, muito feliz com esta colaboração."


Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português