webLoaded = "false" Loadclientside=No
Padrão de design de malha trifecta de cor roxa.

Substituição do Trike: melhor limpeza a baixa temperatura, menor risco de danos nos componentes.

webLoaded = "false"

A adoção de Fluidos especiais 3M™ Novec™ oferece uma série de benefícios ambientais e de desempenho para a BAE.

  • Frente do edifício da Mustang Vacuum Systems

    O site eletrónico da "BAE Systems" mudou do tricloroetileno (Trike) para os Fluidos especiais 3M™ Novec™ 72DE da Acota para a limpeza com solventes de transdutores de sonar delicados durante o fabrico. A mudança reduziu significativamente o consumo de solventes nocivos pela organização e melhorou a qualidade, permitindo que peças sensíveis sejam limpas de forma rápida e eficaz a temperaturas mais baixas, reduzindo a possibilidade de danos durante o processo de limpeza.

    As instalações de produção da BAE Systems são responsáveis pelo fabrico de uma variedade de equipamentos eletrónicos altamente avançados e sensíveis para utilização nos setores de defesa e aeroespacial. As peças são tipicamente fabricadas em volumes relativamente baixos, mas podem ser extremamente valiosas e demoradas para serem produzidas, com testes somente possíveis numa fase final de montagem. Como resultado, os requisitos de qualidade de fabrico são críticos e a contaminação dos componentes pelo manuseio ou contacto com gordura e detritos deve ser evitada a todo custo.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Regulamentos de limpeza com solventes impulsionam a procura de uma solução alternativa

Na produção dos seus sistemas de transdutores de sonar, a BAE Systems operava tradicionalmente um regime de limpeza ultrassónica através da utilização do Trike para eliminar a contaminação antes da montagem final, mas preocupações ambientais e de qualidade levaram à investigação de uma solução alternativa. “Como engenheiro de produção encarregado dos processos de limpeza com solventes, estava bem ciente dos efeitos potenciais da Diretiva de Emissões de Solventes”, explica Mark Seccombe, da BAE Systems. “O consumo de solventes na nossa fábrica está muito abaixo dos limites estabelecidos pela Diretiva, mas queremos adotar as melhores práticas que respeitem o meio ambiente e protejam o nosso processo contra regulamentos ambientais restritivos futuros.

A Diretiva de Emissões de Solventes (Diretiva da CE 1999/13/CE) impõe limites rigorosos às emissões de compostos orgânicos voláteis (COVs) dos processos industriais. Os solventes, incluindo solventes comuns de limpeza, como o tricloroetileno e o brometo de n-propilo (nPB), precisam de ser substituídos no menor tempo possível.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Procurar uma alternativa sustentável

"Falei com a Acota sobre soluções alternativas ao Trike. Sugeriu que a melhor solução para o futuro era o fluido 3M Novec 72DE, que poderia utilizar no meu atual equipamento de limpeza de precisão Kerry da Guyson International Limited. Também sugeriu que visitasse um seminário da 3M sobre o SED e as abordagens alternativas”, lembra Seccombe.

Depois dessas conversas, a Seccombe percebeu que, se a Guyson mudasse a sua atual máquina Kerry Microsolve para utilizar os fluidos especiais Novec, ela poderia reduzir significativamente a toxicidade do processo de limpeza e oferecer melhorias de qualidade ao mesmo tempo.

"O fluido Novec limpa tão rápido e efetivamente quanto a nossa solução anterior e funciona no mesmo equipamento sem modificação. No entanto, uma vez que tem uma temperatura de ebulição muito mais baixa (-44 °C versus 80 °C), o risco de causar danos térmicos aos componentes é reduzido."
MARK SECCOMBE,
BAE Systems
webLoaded = "false" Loadclientside=No

Nenhum investimento adicional em equipamentos

As reduzidas emissões de solventes também significaram que não houve necessidade de instalar um sistema caro e elaborado de extração de fumos na área de limpeza, economizando um investimento de capital significativo. “O fluido em si pode ser mais caro do que a nossa solução anterior, mas os novos processos significam que utilizamos menos quantidade, obtemos melhores resultados e evitamos comprar equipamentos adicionais dispendiosos e problemáticos”, concluiu Seccombe.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português