Substituição segura e sustentável do brometo de n-propilo e do TCE

A utilização de produtos químicos tóxicos como o brometo de n-propilo (nPB ou 1-BP) e o tricloroetileno (TCE) no desengorduramento a vapor tem sido cada vez mais objeto de análise das autoridades regulamentares em todo o mundo. Nos termos do Regulamento da UE, a data de expiração do Trike ocorreu em abril de 2016 e, atualmente, a sua utilização está proibida à exceção de aplicações autorizadas vinculadas a empresas específicas. A data de expiração do nPB está prevista para 2020. Com zero potencial de depleção do ozono e baixo potencial de aquecimento global, os Fluidos especiais 3M™ Novec™ são uma alternativa de limpeza segura e sustentável ao brometo de n-propilo (nPB) e ao tricloroetileno (TCE).


Normas de segurança do brometo de n-propilo (nPB)

A preocupação pela segurança do trabalhador foi a causa pela qual a necessidade de regulamentação se está a intensificar sobre o nPB ou o 1-bromopropano. A lista de alterações regulamentares atuais/futuras relativamente ao nPB inclui:


Toxicidade e margem de segurança do nPB

  • Ícone roxo de 3 pessoas em equipamento de segurança.

    Coloque a segurança dos seus trabalhadores em primeiro lugar. Para utilizar o nPB com segurança em aplicações de desengorduramento a vapor, as empresas precisam de reduzir os níveis de exposição do trabalhador a, pelo menos, 10 ppm, o que equivale aos níveis típicos de exposição ao desengorduramento a vapor. A data de expiração do nPB foi fixada em 1 de julho de 2020. A utilização existente do nPB pode continuar até esse momento, mas as empresas que procuram investir num novo sistema de desengorduramento a vapor podem querer procurar solventes alternativos para protegerem o seu investimento.

    Riscos para a saúde, tanto cancerígenos como outros tipos, foram identificados para os trabalhadores com exposição repetida ou crónica ao nPB, por exemplo:

     
    • Neurotoxicidade
    • Toxicidade renal
    • Toxicidade hepática
    • Toxicidade reprodutiva
    • Cancro do pulmão

Terminou o tempo para os solventes de limpeza tóxicos que destroem a camada de ozono
  • Normas de segurança do tricloroetileno (TCE)

    O TCE é um agente cancerígeno para os humanos da Classe A2. O TCE representa um risco não razoável para a saúde humana, incluindo riscos significativos não relacionados ao cancro decorrentes da exposição. A exposição crónica ao TCE no desengorduramento a vapor pode resultar em efeitos adversos graves para a saúde. A segurança dos trabalhadores levou a EPA dos EUA a sugerir que a utilização do TCE no desengorduramento a vapor fosse proibida. Na União Europeia, a sua utilização já não é permitida sem uma permissão especial sob o Regulamento relativo ao Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH).

  • Regulamentos de sustentabilidade do HFC (hidrofluorocarboneto)

    Introduzido pela primeira vez em 2006 e revisto em 2014, o objetivo do Regulamento relativo a gases fluorados é reduzir a emissão de gases fluorados com efeito de estufa, incluindo os HFC utilizados em aplicações de limpeza de precisão. O Regulamento atualizado relativo aos gases fluorados proíbe a venda de alguns HFCs, como o HFC-23, desde o início de 2015, além da redução progressiva de todos os outros HFCs até 21% dos níveis de 2009-2012 até 2030. Os HFCs já não são solventes de limpeza viáveis, chegou o momento de escolher um solvente mais inteligente, mais seguro e mais sustentável para as suas operações de desengorduramento a vapor.

  • Subscrever para obter atualizações

    Os nossos especialistas seguem as últimas notícias da EPA dos EUA, da UE e de outras autoridades reguladoras globais que orientam o TCE, os HCFCs e muito mais. Obtenha resumos rápidos das novas soluções desenvolvidas e do possível impacto nos seus negócios e processos de limpeza. Desta forma, pode evitar interrupções de negócios. Visite os nossos arquivos de newsletters ou realize mais subscrições.

    Ver newsletters sobre a limpeza com solventes >

    Subscrever >


Como os Fluidos especiais 3M Novec se comparam ao nPB e ao TCE?

  • Um substituto mais seguro e sustentável para o nPB e o TCE

    A exposição típica ao desengorduramento a vapor está no limite da diretriz de exposição do nPB, tornando-se uma solução insegura para esta aplicação. Como o nPB, o TCE tem uma diretriz de baixa exposição. Os Fluidos especiais 3M™ Novec™ têm uma diretriz de exposição média de 200 ppm (média molar ponderada dos TLV do componente para 8 horas), o que significa que têm uma diretriz de exposição 20x maior do que o nPB e o Trike. Nos termos do Regulamento da UE, a data de expiração do Trike ocorreu em abril de 2016 e, atualmente, a sua utilização está proibida à exceção de aplicações autorizadas vinculadas a empresas específicas. A data de expiração do nPB está prevista para 2020.

    Saiba mais sobre a utilização de Fluidos especiais Novec para limpeza com solventes e desengorduramento a vapor


    A imagem é apenas representacional.
     

  • Gráfico de barras a mostrar as diretrizes relativas à exposição do nPB (0,1 ppm), do TCE (10 ppm) e fluidos Novec 73DE (195 ppm) juntamente com os ícones representacionais das pessoas em equipamentos de segurança.

Comparações de solventes de limpeza: como os Fluidos especiais 3M™ Novec™ 72DE se comparam ao nPB e ao TCE?

See the impact of using 3M™ Novec™ Engineered Fluids to replace nPB or TCE with this side-by-side comparison.
  • *O valor de 200 ppm é a média molar ponderada dos TLV do componente para 8 horas. **Margem de segurança na utilização = Diretriz relativa a exposição / Exposição (supondo-se uma média ponderada no tempo de 10 ppmv para 8 horas)

Engenheiro de produção deixa cair a cesta de peças do conector de linha hidráulica em latão num sistema desengordurante a vapor

Pronto para experimentar um solvente de limpeza Novec?

Não importa se está à procura de uma alternativa ao nPB ou um substituto do TCE, o que pretendemos é tornar a sua transição para um novo solvente de limpeza o mais simples possível. Com uma ampla gama de fluidos Novec, uma amostra do produto ou um ensaio de limpeza podia ajudá-lo a descobrir a melhor solução Novec para as suas necessidades.

Obtenha uma amostra ou faça um ensaio de limpeza

Contacte-nos para saber mais sobre os solventes de limpeza Novec

Estamos aqui para ajudar.

A nossa equipa de engenheiros e especialistas está pronta para responder às suas perguntas e oferecer suporte, incluindo ajuda para organizar amostras e ensaios de limpeza. Contacte-nos já hoje.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português