Comparar soluções de limpeza com soluções aquosas e solventes

A seleção de uma solução de limpeza para as suas peças é uma decisão comercial de longo prazo: custo anual, sustentabilidade (incluindo vulnerabilidade a ações regulamentares) e desempenho que satisfaçam as suas necessidades. Quer esteja a considerar um novo sistema de limpeza com soluções aquosas ou solventes, a substituir o nPB ou o TCE, quer esteja a tentar resolver um desafio de limpeza particularmente difícil, saiba mais sobre as opções de limpeza sustentável e eficaz com os Fluidos especiais 3M™ Novec™.

  • Ilustração de um grande sistema de limpeza com soluções aquosas, típico de um sistema que utiliza água, detergentes e aditivos

    O que é a limpeza com soluções aquosas?

    A limpeza com soluções aquosas é “uma solução com água adicionada”. Uma gama de detergentes, surfactantes, emulsificantes ou tampões são adicionados à água e trabalham em combinação com calor, agitação e tempo para remover os contaminantes de peças industriais. Em geral, várias estações de lavagem são seguidas por uma etapa de enxaguamento para remover os resíduos dos agentes de limpeza. Finalmente, as peças são secas com ar quente ou solventes como álcool isopropílico.

     

    A limpeza com soluções aquosas costuma ser altamente eficaz ao:

    • Combinar a limpeza com a deposição de revestimentos de proteção, como preventivos de ferrugem
    • Combinar a limpeza com acabamentos de superfície, como branqueadores
    • Remover contaminantes iónicos, como sais
  • Ilustração de uma pequena máquina desengordurante a vapor, típica de uma máquina utilizada com os Fluidos especiais 3M™ Novec™ e outros solventes de limpeza

    O que é a limpeza com solventes?

    A limpeza com solventes, geralmente realizada num sistema desengordurante a vapor, utiliza um solvente de limpeza especialmente formulado. As peças são imersas num fluido em ebulição continuamente filtrado e destilado – às vezes também combinado com agitação ultrassónica – e os contaminantes dissolvem as suas superfícies. Em seguida, as peças passam por um breve processo de enxaguamento a vapor e secagem, no qual o fluido se evapora, se condensa nas bobinas de arrefecimento da máquina e goteja no sistema desengordurante para ser reutilizado. As peças são então removidas a seco.

     

    A limpeza com solventes costuma ser altamente eficaz na:

    • Limpeza de peças mecânicas e eletrónicas com geometrias complexas
    • Limpeza com zero resíduos
    • Limpeza rápida de grandes volumes de peças
    • Limpeza de peças sensíveis que precisam de um processo de secagem a baixa temperatura

Nem todos os solventes são iguais

  • Dois ícones de gobelé azul claro com Xs e um ícone de gobelé roxo com Novec impresso, representando que nem todos os solventes de limpeza são iguais

    A química moderna superou muitos dos desafios ambientais e de segurança dos solventes de limpeza mais antigos, como hidrofluorocarbonetos (HFCs), tricloroetileno (TCE) e brometo de n-propilo (nPB). Os Fluidos especiais 3M™ Novec™ foram especificamente inventados para combinar um forte desempenho de limpeza com sustentabilidade (zero potencial de depleção do ozono e baixo potencial de aquecimento global) e uma alta margem de segurança do trabalhador (baixa toxicidade e não-inflamabilidade).


    Leia mais sobre como os fluidos Novec se comparam aos solventes legados como nPB e TCE.


Comparação dos custos entre as soluções aquosas e os fluidos Novec

Por galão ou quilowatt-hora, a água e a eletricidade são baratas. Mas quando utilizadas em quantidade, os custos começam a subir e estão sujeitos a flutuações de preço potencialmente elevadas devido a secas, restrições de água ou carga na rede elétrica. Além disso, quanto mais complicado é o sistema de limpeza, mais tempo e recursos precisam de ser gastos na manutenção.

Assim, embora o custo por galão de solventes, como os fluidos Novec, seja maior do que o dos detergentes de limpeza aquosos, o custo total do processo de limpeza é muitas vezes significativamente menor.


Engenheiro de produção deixa cair a cesta de peças do conector de linha hidráulica em latão num sistema desengordurante a vapor

Encontre o melhor fluido de limpeza Novec para o seu negócio

Oferecemos uma ampla variedade de solventes de limpeza personalizados para aplicações leves, médias e pesadas. Os nossos especialistas e distribuidores autorizados podem ajudá-lo a encontrar a combinação de nível de limpeza, compatibilidade de materiais, ponto de ebulição, tempo de secagem e muito mais que satisfaça as suas necessidades.

Obtenha uma amostra ou faça um ensaio de limpeza

Comparação do desempenho entre soluções aquosas e fluidos Novec

A água e o óleo não se misturam, mas os fluidos Novec foram especificamente concebidos para dissolver e eliminar de forma fiável massas lubrificantes, óleos, fundentes e muito mais numa ampla gama de substratos. Quer esteja a limpar plásticos, metais ou cerâmica, peças de máquinas de precisão ou componentes eletrónicos, há um fluido Novec que satisfaz as suas necessidades. 

Saiba mais sobre os dados por trás da nossa comparação entre a limpeza com soluções aquosas e os fluidos Novec. 

  • Ícone a representar um relógio etiquetado Aquoso, com metade de um fundo sombreado a azul e outro ícone de relógio etiquetado Novec, com uma tonalidade roxa a preencher uma porção muito menor, representando a variação do tempo.

    Ciclo de limpeza mais curto

    Pode aumentar a sua produção por hora encurtando o seu ciclo de limpeza com os fluidos Novec.

  • Ícone de uma bolha acima da superfície ranhurada com a etiqueta Aquoso e um ícone de superfície ranhurada a penetrar numa bolha etiquetada Novec, representando a tensão superficial

    Melhor limpeza e enxaguamento

    Concebido especificamente com baixa tensão superficial (menos de 20 mN/m), os fluidos Novec penetram facilmente em geometrias de peças complexas.

  • Ícone de vidro azul sujo com a etiqueta Aquoso e ícone de vidro roxo limpo e cintilante com a etiqueta Novec

    Não deixa resíduos

    Os fluidos Novec limpam as peças sem água dura ou resíduos de detergente.

  • Ícone de impressão roxo pequeno etiquetado Novec e ícone de impressão grande azul claro etiquetado Aquoso

    Equipamentos de menor dimensão

    Os equipamentos típicos de limpeza com soluções aquosas requerem 2-3x mais espaço do que os sistemas desengordurantes a vapor. O sistema desengordurante a vapor com fluidos Novec requer menos tanques e nenhum secador ou sistema de purificação de água.

webLoaded = "false" Loadclientside=No

Limpeza eficaz sem desvantagens

Com os fluidos Novec, os fabricantes podem obter as vantagens de desempenho da limpeza com solventes sem comprometer o meio ambiente ou a segurança, como fizeram os solventes legados; por exemplo, nPB (brometo de n-propilo), MeCl (cloreto de metileno), Perc (percloroetileno), TCE (tricloroetileno) ou HFCs.

  • Ícone roxo da terra envolta com uma folha e um caule, representando um sistema ecológico

    Sustentável

    Todos os fluidos Novec tem zero potencial de depleção do ozono e um baixo potencial de aquecimento global.

  • Ícone de escudo roxo com coração no meio, representando a segurança

    Alta margem de segurança

    Os fluidos Novec têm uma alta margem de segurança. Por exemplo, o Novec 72DE possui uma margem de segurança 20x maior do que os níveis de exposição típicos.

  • Ícone de fogo roxo com uma cruz diagonal, representando a não-inflamabilidade

    Não inflamável

    Todos os fluidos Novec são não-inflamáveis e não possuem ponto de inflamação.

  • Ícone roxo do ponto de equilíbrio, representando a estabilidade térmica

    Composição estável

    Os fluidos Novec são altamente estáveis ao longo do tempo, levando a um desempenho consistente de limpeza e facilidade de reciclagem. E, ao contrário do nPB e do TCE, o teste de aceitação de ácido geralmente não é necessário.


A redução progressiva do HFC continua

Solventes como os hidrofluorocarbonetos (HFCs) são direcionados para redução progressiva ao abrigo de tratados globais, como o Protocolo de Montreal, devido ao seu alto potencial de aquecimento global. Na Europa, o Regulamento relativo a gases fluorados atualizado proíbe a venda de alguns HFCs, incluindo HFC-23 a partir do início de 2015, além de uma redução progressiva de todos os outros HFCs para 21 por cento dos níveis de 2009-2012 até 2030. Evite a redução progressiva de HFC através da adoção de fluidos Novec – uma alternativa sustentável, com baixo potencial de aquecimento global, não direcionada para redução ou eliminação progressiva.


Contacte-nos para saber mais sobre os solventes de limpeza Novec

Estamos aqui para ajudar.

A nossa equipa de engenheiros e especialistas está pronta para responder às suas perguntas e oferecer suporte, incluindo ajuda para organizar amostras e ensaios de limpeza. Contacte-nos já hoje.

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português