Gases Isolantes Novec para o sector de energia elétrica

Ver todos os produtos

Contribua para uma mudança significativa para o futuro do nosso planeta. Escolha os Gases Isolantes 3M™ Novec™ como uma alternativa ao hexafluoreto de enxofre (SF6), o potente gás com efeito de estufa normalmente utilizado para isolar e proteger as infraestruturas de transmissão e distribuição elétricas de média e alta tensão.

A rede elétrica é o canal para a rápida melhoria da nossa qualidade de vida e a sua fiabilidade é essencial com pouca margem para erros. Mas embora o sector da energia elétrica faça com que as pessoas se sintam seguras, confortáveis e sejam produtivas, se ocorrerem fugas ou libertações inadvertidas de SF6, isso resulta num impacto significativo de gases com efeito de estufa no ambiente.

É por essa razão que na 3M, os nossos cientistas têm-se centrado nas necessidades de Gases Isolantes do sector da energia elétrica, onde se utiliza SF6. Os resultados deste desenvolvimento e testes extensivos são os Gases Isolantes 3M Novec, que são frequentemente utilizados numa mistura gasosa para alcançar níveis comparáveis ou melhorados de desempenho com um impacto consideravelmente reduzido em comparação com o de SF6. Se pretender criar uma rede elétrica mais ecológica, nós podemos ajudar.

Power electricity substation silhouette with bright sunset in the background.
Fornecer energia para um futuro sustentável.
  • Uma alternativa ao SF6 projetada para reduzir o impacto dos gases com efeito estufa até 99,99%

    • O sector elétrico tem aceite os desafios inerentes à utilização de SF6 como um gás isolante, devido às suas propriedades dielétricas e fiabilidade. Mas o SF6 é um gás com efeito de estufa potente e com um potencial de aquecimento global 23.500 vezes superior ao do CO2 quando comparado ao longo de um período de 100 anos. Na verdade, é o gás com efeito de estufa mais potente que o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) alguma vez avaliou. Isto levou a 3M a colaborar com os líderes da indústria para desenvolver soluções alternativas através da utilização dos Gases Isolantes Novec. Testes indicam que podem ser alcançadas reduções dos gases com efeito de estufa de até 99,99% quando utilizados numa mistura de Gases Isolantes, em comparação com aplicações de equipamento que utilizam SF6.
    • g3 (Gás ecológico para a rede):
      • Desenvolvido pela General Electric utilizando Gases Isolantes 3M™ Novec™ 4710, g3 cumpre os requisitos para aplicações de mecanismos de comutação de alta tensão e linhas com isolamento gasoso (GIL)
      • Quando utilizados numa mistura gasosa, o impacto dos gases com efeito de estufa pode ser consideravelmente reduzido até 99% em comparação com SF6
    • Mecanismo de comutação isolado a gás ecoeficiente ABB com AirPlus™:
      • A ABB fabricou um Mecanismo de comutação de média tensão isolado com um gás feito com Gases Isolantes 3M™ Novec™ 5110, com um desempenho correspondente ao SF6 e um impacto ambiental consideravelmente inferior
      • Quando utilizados numa mistura gasosa, o impacto dos gases com efeito de estufa pode ser consideravelmente reduzido até 99,99% em comparação com SF6

Desempenho crítico para transmissão e distribuição de energia elétrica

O sector da energia elétrica não tem qualquer margem para erros, pelo que as misturas gasosas isolantes com base em Novec atuam de acordo com especificações rigorosas em termos de segurança e fiabilidade.

  • Imagem do horizonte de uma cidade à noite
    Desempenho excecional

    Os gases isolantes Novec™ são tipicamente misturados com gases inertes onde a mistura oferece uma resistência dieléctrica comparável ao SF6.

  • Two workers in safety vests and hard hats outside looking at National Grid g3 gas insulated line (GIL) SF6-free high-voltage power transmission equipment using 3M™ Novec™ 4710 Dielectric Fluid.
    Fiabilidade para infraestruturas críticas

    Pode ser utilizado em mecanismos de comutação isolados a gás, disjuntores, linhas com isolamento gasoso (GIL), etc.

  • ABB AirPlus™ SF6-free medium-voltage power transmission equipment using 3M™ Novec™ 5110 Dielectric Fluid.
    Custo total de propriedade mais reduzido

    Redução dos encargos administrativos para reportar as emissões de gases com efeitos de estufa relativas ao SF6.


Acerca dos Gases Isolantes 3M Novec

Ver todos os produtos

Os Gases Isolantes Novec™ combinam um excelente desempenho dieléctrico e com uma ampla margem de segurança para os trabalhadores. Utilizados como parte de uma mistura de gases, os Gases Isolantes Novec™ são adequados tanto para aplicações de média como alta tensão e são não inflamáveis e não empobrecedores de ozono. Como alternativas sustentáveis ao SF6, os Gases Isolantes Novec™ ajudam a reduzir o impacto dos gases com efeito de estufa no equipamento comercial em rede mais de 99% e, por conseguinte, proporcionam uma redução significativa do impacto ambiental.

  • Equipamento de transmissão de energia de alta tensão sem SF6 de linha isolada a gás National Grid g3
    Gás isolante 3M Novec 4710

    Este produto foi especificamente desenvolvido para ser uma alternativa sustentável ao SF6 quando utilizado na sua forma pura ou como parte de uma mistura de gases, proporcionando excelentes propriedades dieléctricas numa vasta gama de temperaturas de funcionamento.

     

    • Tensão dieléctrica de ruptura aproximadamente 2 vezes superior à do SF6 a uma dada pressão
    • Ampla margem de segurança para os trabalhadores, quando utilizados como concebidos para as aplicações previstas
    • Permite uma redução significativa e significativa das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) do equipamento isolado a gás

     

  • Equipamento ABB AirPlus ™ usando 3M Novec 5110 gás isolante para substituir SF6
    Gás isolante 3M Novec 5110

    Este produto é uma alternativa de ultra baixo potencial de aquecimento global (GWP) ao SF6 desenvolvido para ser misturado com outros gases portadores quando utilizado para aplicações em equipamentos de energia eléctrica.

     

    • Tensão de ruptura dieléctrica aproximadamente 1,4 vezes superior à do SF6 a uma dada pressão (em forma pura)
    • Ampla margem de segurança para os trabalhadores, quando utilizados como concebidos para as aplicações previstas
    • Elimina virtualmente as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) do equipamento isolado com gás

     


Estudos de caso: Colocar à prova os Gases Isolantes Novec

  • General Electric's g³™ usando gás 3M Novec 4710

    g³, (pronuncia-se "g" em cubo) é a alternativa de mudança de gama da GE ao gás SF6, desenvolvido para equipamento de transmissão eléctrica de alta tensão e utilizando gás 3M Novec 4710. Os produtos g³ apresentam as mesmas classificações e a mesma pegada dimensional que o equipamento SF6 de última geração, com um impacto ambiental drasticamente reduzido.

     

    • Os produtos -g³ funcionam sem restrições sob a mesma gama de temperaturas que os produtos SF6(até -30°C).
    • Os produtos -g³ da -GE são testados por tipo e estão disponíveis para disjuntores de tanques sob tensão e subestações isoladas a gás até 145 kV, linhas isoladas a gás (GIL) até 420 kV e transformadores de instrumentos até 245 kV.
    • Mais de 20 empresas de serviços públicos líderes decidiram utilizar equipamento com g³ incorporando mais de 100 baías no total. Descarregar uma visão geral com alguns estudos de casos de g³".

     

    Visite a página web da GE g³

    EconiQ™ por Hitachi ABB Power Grids usando gás 3M Novec 4710

    EconiQ™ é a marca eco-eficiente da Hitachi ABB Redes Eléctricas para a sustentabilidade, onde os produtos, serviços e soluções têm comprovadamente um desempenho ambiental excepcional.

    Desde 2010, a Hitachi ABB Redes Eléctricas tem vindo a implementar tecnologia de alta voltagem eco-eficiente com alternativas SF6

    A actual gama EconiQ cobre 145kV GIS e 420kV GIS busducts.

    Visite a página web da Hitachi ABB Redes Eléctricas EqoniQ

    g³ é marca comercial da General Electric Company.
    EconiQ é uma marca comercial da Hitachi ABB Redes Eléctricas

  • AirPlus™ usando 3M Novec 5110

    AirPlus™ utilizando gás 3M Novec 5110 foi desenvolvido pela ABB como uma alternativa eco-eficiente ao SF6

     

    • Sustentável do ponto de vista ambiental com um PAG inferior a 1
    • Concepção de equipamento compacto
    • Mantém os principais benefícios da tecnologia GIS estabelecida

     

    As primeiras instalações piloto de aplicações de média e alta tensão estão a funcionar com sucesso na EWZ em Zurique, Suíça, desde 2015.

    Hoje em dia, AirPlus™ está a ser utilizado nestas aplicações:

     

    • MV GIS primário até 40,5kV
    • MV GIS e AIS secundário até 24kV

     

    Visite a página web da ABB AirPlus

    AirPlus é uma marca comercial da ABB AG


Contacte-nos se tiver dúvidas sobre as aplicações de Gases Isolantes

Obtenha respostas às suas perguntas sobre os Gases Isolantes Novec junto da nossa equipa, composta por engenheiros, cientistas e outros especialistas.

Podemos oferecer:

  • Consulta de compatibilidade de materiais
  • Informações e respostas adicionais