Ícone de documento com um sinal de visto sobre um fundo roxo

Especifique um Líquido de proteção contra incêndios Novec™ 1230 com confiança

Crie a especificação certa para as necessidades do seu cliente com a nossa ferramenta "Crie uma especificação". A nossa equipa de engenheiros especializados em sistemas de supressão de incêndios desenvolveu uma linguagem que pode utilizar para especificar de maneira simples um sistema que contém o líquido Novec 1230 para o projeto do seu cliente, seja pelo nome ou por propriedades gerais.


Está a anotar as especificações do Líquido de proteção contra incêndios 3M™ Novec™ 1230?

  • Ícone roxo do bocal do sistema de supressão de incêndios com a etiqueta Novec 1230

    O agente extintor é o componente essencial de qualquer sistema de supressão de incêndios. Ao criar uma especificação, tenha em conta que as suas recomendações podem determinar se as pessoas, os ativos de valor ou até mesmo uma empresa inteira sobreviverão a um incêndio.

    Especifique um agente com as seguintes características:


    • Seguro para utilização em espaços ocupados
    • Ambientalmente sustentável
    • Eletricamente não condutor
    • Reconhecido por normas internacionais como NFPA 2001 e EN-15004
    • Pode extinguir um incêndio incipiente
    • Sem resíduos

Líquido de supressão de incêndios com agentes limpos
Ícone roxo do bocal do sistema de supressão de incêndios com a etiqueta Novec 1230

Copie e cole o seguinte texto na sua especificação ou transfira o exemplo de especificação completo.

  1. Resumo do trabalho

    A. Conceba, forneça e instale um sistema completo de supressão de incêndios por inundação total com agentes limpos com o Líquido de proteção contra incêndios 3M™ Novec™ 1230. (Doravante referido como SISTEMA)

  2. Líquido de supressão de incêndios com agentes limpos

    A. O líquido de supressão de incêndios com agentes limpos deve ser o Líquido de proteção contra incêndios 3M Novec 1230.

    B. O agente limpo deve ter zero potencial de depleção do ozono (PDO).

    C. O agente limpo deve ter um potencial de aquecimento global (PAG) de < 1 (ITH de 100 anos.) PAG definido pelo Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR5) ou pela documentação e aprovações da EPA dos EUA.

    D. Os agentes não serão limitados em termos de utilização na proteção contra incêndios devido ao seu potencial de depleção do ozono (PDO) ou potencial de aquecimento global (PAG), nem se encontram abrangidos pela redução progressiva no âmbito do Protocolo de Montreal, nem sujeitos aos regulamentos europeus relativos a gases fluorados com efeito de estufa que visam a redução progressiva da produção e importação de HFC na Europa.

    E. O agente limpo deve ter um fator de segurança mínimo de 60% entre a percentagem de concentração de projeto e o NOAEL (nível sem efeitos adversos observáveis) para perigos de Classe A e C. Para obter ajuda com os fatores de segurança de perigos da Classe B, contacte um fabricante de equipamento original aprovado.

    F. O agente extintor limpo deverá possuir o Reconhecimento de componentes de acordo com os procedimentos LPCB 1230, VdS 2344, CNPP ou UL 2166 (sistemas de extinção com agente limpo à base de hidrocarbonetos halogenados) e o Certificado de homologação de acordo com a MSC/Circ. 848 da IMO, que revê as orientações relativas à aprovação de sistemas fixos de extinção de incêndio a gás. O agente deverá possuir concentrações de extinção mínimas para os combustíveis da Classe A e Classe B, utilizando os métodos indicados nas normas ISO 14520 (norma que abrange os sistemas de extinção de incêndio a gás) e UL 2166.

    G. O agente extintor limpo deverá respeitar as normas ISO 15004 e NFPA 2001.

    H. O agente extintor limpo deverá dispor de uma proteção de 20 anos, válida a nível mundial, contra proibições ou restrições regulamentares vigentes, relativas ao potencial de aquecimento global, de depleção do ozono e do tempo de vida na atmosfera do agente.

    Transferir o exemplo completo de especificação de Novec™ 1230 (PDF, 104 KB)

As regras de aquisição exigem que o supressor de incêndios não tenha marca?

Em alguns casos, pode querer dar mais importância a determinados critérios do cliente, como a sustentabilidade ambiental, a margem de segurança para os ocupantes ou a proteção contra danos no disco rígido durante a descarga do sistema. Escolha abaixo a área mais importante para obter acesso a uma cópia das especificações centradas nesses aspetos. Utilize estas diretrizes de especificações para obter as características mais importantes de que os seus clientes precisam.

  • Ícone roxo do bocal do sistema de supressão de incêndios

    Especificação sem marca

    Se as regras exigirem que especifique sem o nome de uma marca, também poderá especificar com base nas propriedades exclusivas do agente. O líquido Novec 1230 combina sustentabilidade excecional com a maior margem de segurança de todos os agentes extintores limpos e não é abrangido pela redução progressiva regulamentar.

  • Ícone roxo da terra envolta com uma folha e um caule, representando um sistema ecológico

    Sistema ecológico

    O facto de ter um potencial zero de depleção do ozono não é tudo. Se pretende soluções totalmente sustentáveis, recomendamos-lhe que escolha um agente limpo com potencial de aquecimento global (PAG) de <1. Pode utilizar as seguintes especificações para os clientes que pretendem produtos altamente sustentáveis e que não estão sujeitos às regulamentações atuais ou futuras sobre as mudanças climáticas.

  • Ícone roxo de pessoas com um pequeno coração na frente

    Elevada margem de segurança

    Nem todos os agentes limpos têm as mesmas margens de segurança. Ao extinguir um incêndio em espaços ocupados, a segurança do agente é um aspeto muito importante. Uma das chaves é a concentração mínima de projeto utilizada. Como uma alternativa à chamada de agentes limpos segundo a sua marca, pode especificar produtos segundo as suas margens de segurança.

  • Ícone roxo de um centro de dados com ondas sonoras

    Evite danos nas unidades de disco rígido

    A libertação de gás inerte durante um incêndio pode causar danos nas unidades de disco rígido. A descarga numa sala de servidores pode durar 120 segundos se for um perigo de Classe A. (NFPA 2001 5.7.1.1.2.) A frequência, o nível acústico e a duração do som durante a descarga podem contribuir para falhas nas unidades de disco rígido, interrompendo o rastreio de dados nas unidades que estão a rodar. Não há dados que indiquem que as descargas de agentes químicos limpos danifiquem essas unidades.


Sem marca: Líquido de supressão de incêndios com agentes limpos
Ícone roxo do bocal do sistema de supressão de incêndios

Copie e cole o seguinte texto na sua especificação ou transfira o exemplo de especificação completo.

  1. Resumo do trabalho

    A. Conceba, forneça e instale um sistema completo de supressão de incêndios por inundação total com agentes fabricados por um fabricante respeitável com um processo conhecido como fluoração eletroquímica. (Doravante referido como SISTEMA)

  2. Líquido de supressão de incêndios com agentes limpos

    A. O agente deve ser fabricado em instalações que cumpram as normas ISO 9001 e ISO 14001.

    B. O líquido de agente limpo deve ter zero potencial de depleção do ozono (PDO).

    C. O líquido de agente limpo deve ter um potencial de aquecimento global (PAG) de < 1 (ITH de 100 anos). PAG definido pelo Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR5).

    D. O agente não será limitado em termos de utilização na proteção contra incêndios devido ao seu potencial de depleção do ozono (PDO) ou potencial de aquecimento global (PAG), nem se encontra abrangido pela redução progressiva no âmbito do Protocolo de Montreal, nem sujeito aos regulamentos europeus relativos a gases fluorados com efeito de estufa que visam a redução progressiva da produção e importação de HFC na Europa.

    E. O agente limpo deve ter um fator de segurança mínimo de 60% entre a percentagem de concentração de projeto e o NOAEL (nível sem efeitos adversos observáveis) para perigos de Classe A e C. Para obter ajuda com os fatores de segurança de perigos da Classe B, contacte um fabricante de equipamento original aprovado.

    F. A concentração mínima de extinção (MEC) determinada por um teste como registado de acordo com as normas de laboratórios de teste reconhecidos (por exemplo, UL 2166, FM 5600) não deve exceder 3,3%.

    G. O agente extintor limpo deverá possuir o Reconhecimento de componentes de acordo com os procedimentos LPCB 1230, VdS 2344, CNPP ou UL 2166 (sistemas de extinção com agente limpo à base de hidrocarbonetos halogenados) e o Certificado de homologação de acordo com a MSC/Circ. 848 da IMO, que revê as orientações relativas à aprovação de sistemas fixos de extinção de incêndio a gás. O agente deverá possuir concentrações de extinção mínimas para os combustíveis da Classe A e Classe B, utilizando os métodos indicados nas normas ISO 14520 (norma que abrange os sistemas de extinção de incêndio a gás) e UL 2166.

    H. O agente extintor limpo deverá respeitar as normas ISO 15004 e NFPA 2001.

    I. O agente extintor limpo deverá dispor de uma proteção de 20 anos, válida a nível mundial, contra proibições ou restrições regulamentares vigentes, relativas ao potencial de aquecimento global, de depleção do ozono e do tempo de vida na atmosfera do agente.

    J. A entidade que propõe o sistema certificado e aprovado utilizando o agente extintor limpo genuíno deverá poder demonstrar o seu relacionamento com o fabricante do agente extintor limpo genuíno e o seu parceiro OEM aprovado.

    K. Os cilindros do sistema devem ser etiquetados com o nome do fabricante do sistema e a marca do agente. A manutenção e a recarga do sistema devem ser efetuados por um representante autorizado do fabricante e deverá ser o agente da marca da instalação original.

    Transferir o exemplo completo de especificação sem marca
Copie e cole este texto centrado na sustentabilidade ambiental na sua especificação
Ícone roxo da terra envolta com uma folha e um caule, representando um sistema ecológico

O sistema de supressão de incêndios deve incluir uma garantia de 20 anos do fabricante do agente limpo que garanta que este agente não estará sujeito a nenhum regulamento nem redução progressiva da sua produção durante um período de 20 anos a partir da data de instalação. O fabricante do agente deve fornecer ao utilizador final um certificado a indicar a data da garantia e os termos e condições completos.

  1. Resumo do trabalho

    A. Conceba, forneça e instale um sistema completo de supressão de incêndios por inundação total com agentes limpos utilizando um agente limpo ambientalmente sustentável.

  2. Líquido de supressão de incêndios com agentes limpos

    A. O agente limpo deve ter zero potencial de depleção do ozono (PDO).

    B. O agente limpo deve ter um potencial de aquecimento global (PAG) de < 1 (ITH de 100 anos.) PAG definido pelo Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC AR5).

    C. Os cilindros do sistema devem ser etiquetados com o nome do fabricante do sistema e o agente. O sistema deve ser recarregado com o agente limpo da marca original.

    D. Os agentes não serão limitados em termos de utilização na proteção contra incêndios devido ao seu potencial de depleção do ozono (PDO) ou potencial de aquecimento global (PAG), nem se encontram abrangidos pela redução progressiva no âmbito do Protocolo de Montreal, nem sujeitos aos regulamentos europeus relativos a gases fluorados com efeito de estufa que visam a redução progressiva da produção e importação de HFC na Europa.
Copie e cole este texto centrado na segurança dos ocupantes na sua especificação
Ícone roxo de pessoas com um pequeno coração na frente

O agente limpo deve ter um fator de segurança mínimo de 60% entre a percentagem de concentração de projeto e o NOAEL (nível sem efeitos adversos observáveis) para perigos de Classe A e C. Para obter ajuda com os fatores de segurança de perigos da Classe B, contacte um fabricante de equipamento original aprovado.

Copie e cole este texto centrado em problemas de ruído na sua especificação
Ícone roxo de um centro de dados com ondas sonoras

O fabricante do sistema de supressão de incêndios deve certificar que o sistema apresenta um nível de ruído durante a descarga do agente que não excede 110 dB, de 0,5 a 5,0 kHz, durante mais de 20 segundos, a uma distância de um metro do bocal de descarga de gás. O fabricante deve fornecer documentação certificada dos testes realizados com os níveis de ruído medidos registados no LZF máximo em 1/3 da frequência central da banda de oitava ou outro método aprovado.

Ilustração do sistema de supressão de incêndios com cilindros Novec 1230

Encontre um fabricante de equipamentos aprovado

Deixe-nos responder às suas perguntas sobre supressão de incêndios

Recorra à nossa equipa de engenheiros e especialistas para responder às suas perguntas e dar-lhe o apoio de que precisa relativamente aos sistemas de supressão de incêndios, regulamentos e ao líquido Novec 1230. 

Siga-nos
Mudar localização
Portugal - português