1. Artrite: 15 Alimentos
  • Artrite: 15 Alimentos

    SUGESTÕES: ARTRITE - 16 ALIMENTOS SUGESTÕES: ARTRITE - 16 ALIMENTOS SUGESTÕES: ARTRITE - 16 ALIMENTOS

    A relação entre os alimentos e a dor

    15 alimentos fantásticos para pessoas que sofrem de artrite.

    Sabia que fazer as escolhas certas na alimentação pode ajudar a aliviar as dores causadas pela artrite? Os alimentos recomendados para aliviar a inflamação incluem os alimentos que contêm ácidos gordos ómega 3, vitamina D e antioxidantes (Vitamina C, carotenos e bioflavonoides). Eis uma lista útil para adicionar à sua lista de compras, bem como hiperligações para receitas.


    • 1. Sementes de Linhaça

      Os dois componentes principais das sementes de linhaça são o ácido alfa-linolénico (AAL) e os lignanes, que podem ajudar a reduzir a inflamação. As sementes de linhaça são uma ótima escolha para pessoas que sofrem de artrite, podendo também ajudar no combate às doenças cardíacas e ao cancro.


    • 2. Nozes

      Este saboroso fruto seco está repleto de ácidos gordos ómega 3, ótimos para ajudar a controlar inflamações. Basta ingerir 28 gramas de nozes por dia — experimente polvilhá-las por cima de uma salada.


    • 3. Salmão

      Este peixe popular é rico em ácidos gordos ómega 3 e vitamina D. 116 gramas de salmão fornecem mais de metade da dose diária recomendada de vitamina D e ómega 3. O salmão é também rico em proteínas, ajudando na saúde das cartilagens.


    • 4. Brócolos

      Não se esqueça de comer os seus brócolos! Um estudo da Mayo Clinic determinou que os brócolos ajudam a impedir o desenvolvimento da artrite. O sulforafano, um dos componentes dos brócolos, pode ajudar a diminuição da inflamação, contribuindo também para a saúde das cartilagens das articulações. Os brócolos são também ricos em vitamina C.


    • 5. Pimentos

      Estes coloridos vegetais são incrivelmente benéficos para o organismo: 175 gramas de pimentos excedem a dose diária recomendada de vitamina C. Os pimentos são também extremamente ricos em antioxidantes, especificamente os carotenoides, com propriedades anti-inflamatórias.


    • 6. Ananás

      Os antioxidantes são os componentes mais importantes deste saboroso fruto tropical. O ananás é rico em vitamina C e o seu caule contém bromelina, um componente com propriedades anti-inflamatórias.


    • 7. Morangos

      Os morangos são um alimento perfeito para combater a atrite, graças a dois incríveis antioxidantes: A vitamina C — 150 gramas bastam para exceder a dose diária recomendada. E a antocianidina, que pode ajudar a reduzir os níveis de proteína C reativa (PCR) no organismo para reduzir a inflamação.


    • 8. Abóbora-menina

      O que é que existe que estes vegetais não tenham? Repletos de vitamina C, ácidos gordos ómega 3, vitamina K e beta-caroteno, a abóbora-menina é um bom aliado na luta contra a artrite.


    • 9. Espinafres

      De acordo com a base de dados de nutrição online Nutrition Data, 225 gramas de espinafres cozinhados contêm 1111% da dose diária recomendada de vitamina K. 1111%! Junte a isto cálcio, magnésio e antioxidantes como vitamina C, E e A e obtém um incrível alimento contra a artrite.


    • 10. Batata Doce

      Uma batata doce de tamanho médio contém mais de metade da dose diária recomendada de vitamina A. E se procura beta-caroteno, este é o vegetal ideal para si. A batata doce contém também cerca de metade da dose diária recomendada de vitamina C.


    • 11. Lentilhas

      Estas leguminosas secas encontram-se disponíveis numa grande variedade de cores e fornecem uma boa percentagem da dose diária recomendada de folato. São também uma das mais ricas fontes de proteína, fibra e vitamina B6. Estes e outros nutrientes tornam as lentilhas uma verdadeira potência no que toca à proteção do corpo contra a artrite.


    • 12. Alho

      O alho fresco desperta o sabor de qualquer prato — além de oferecer propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a combater as dores causadas pela artrite reumatoide. Um estudo de 2013 determinou que os efeitos anti-inflamatórios do alho devem-se à sua capacidade de inibir a produção de citocina, uma substância pró-inflamatória.


    • 13. Gengibre

      O gengibre pode ajudar a restaurar o equilíbrio do organismo. O gingerol é o composto encontrado no gengibre que lhe fornece o seu sabor único e também as suas propriedades anti-inflamatórias. Os estudos efetuados concluíram que o gingerol e outros componentes encontrados no gengibre podem ajudar a prevenir a inflamação e a deterioração das articulações.


    • 14. Bananas

      Além de conterem potássio, as bananas são uma boa fonte de vitamina B6, folato e vitamina C. Além disso, são facilmente digeríveis e contém um elevado nível de fibra. Quem é que não gosta de bananas? São uma maravilha!


    • 15. Camarão

      Porque é que o camarão é um alimento tão popular? Podia ser por causa do seu delicioso sabor. Podia ser por causa dos seus níveis de nutrição. O camarão é um alimento fantástico — é uma das principais fontes alimentares de vitamina D. Contém também ácidos gordos ómega 3, ferro e vitamina B12.