1. Artrite: 10 Exercícios
  • Artrite: 10 Exercícios

    Sugestões: Artrite - 10 Exercícios Sugestões: Artrite - 10 Exercícios Sugestões: Artrite - 10 Exercícios

    Aumente a Sua Flexibilidade.

    10 alongamentos e exercícios para pessoas com dores nas articulações.

    As investigações demonstram que o exercício pode reduzir as dores e a rigidez das articulações, aumentando o nível de flexibilidade e mobilidade, melhorando a disposição e melhorando de forma geral o bem-estar das pessoas que sofrem de artrite. O exercício pode também ajudar a perder peso, o que pode ajudar a reduzir as dores nas articulações — especialmente nos joelhos. Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.


    • 1. A a Z

      Desenhe o alfabeto com o seu pé, elevado. Comece com o “A” e vá até ao “Z.” Certifique-se de mexe todo o pé, não só o dedo grande. Tal poderá ajudar a manter a amplitude de movimentos no tornozelo e aumentar a lubrificação da articulação.


    • 2. Alongamento de joelhos

      Sente-se e estique uma perna em frente da outra. Contraia os músculos da coxa durante 10 segundos e, em seguida, relaxe-os durante 10 segundos. Repita 3 a 5 vezes para cada lado.


    • 3. Elevação lateral da perna

      De pé, apoie-se nas costas de uma cadeira para manter o equilíbrio. Coloque o seu peso na perna esquerda. Mantendo as costas direitas, levante a perna direita para o lado; mantenha a perna esticada, com os músculos da parte exterior da perna contraídos. Segure a posição durante 3 segundos e, em seguida, baixe lentamente a perna. Repita 10 vezes. Troque de perna.


    • 4. Nas pontas dos pés

      Estique a barriga da perna para trás, abaixo do nível do joelho. Apoie-se nas costas de uma cadeira. Erga-se nas pontas dos pés, de forma a levantar os calcanhares do chão. Segure a posição durante 2 segundos e, em seguida, baixe os pés.


    • 5. Arqueamento de costas

      Encoste-se à parede. Arqueie as costas lentamente, de forma a deixar de ver as pontas dos dedos. Volte a endireitar-se. Repita 5 vezes.


    • 6. Movimentos de punho

      É igualmente importante manter a amplitude de movimentos nas mãos. Abra as mãos e, em seguida, faça um punho fechado, contraindo os músculos. Repita 10 vezes.


    • 7. Alongamentos isquiotibiais

      Deite-se no chão e coloque uma faixa de resistência ou um lençol à volta do pé direito. Segure nas extremidades da faixa e empurre a perna direita para cima, esticando-a. Segure a posição durante 20 segundos e, em seguida, baixe lentamente a perna. Repita duas vezes. Repita o exercício com a perna esquerda.


    • 8. Sentar-se e levantar-se

      Se tiver dificuldades ao levantar-se, este exercício poderá torná-lo mais fácil. Coloque duas almofadas numa cadeira. Sente-se nas almofadas, com as costas direitas e os pés totalmente assentes no chão. Utilize os músculos das pernas para se levantar lentamente. Em seguida, volte a sentar-se lentamente. Certifique-se de que não dobra os joelhos para lá da linha dos dedos dos pés. Experimente efetuar este exercício com os braços cruzados ou ao lado do corpo.


    • 9. Contrair os joelhos

      Fortaleça os músculos da parte interior da perna de forma fornecer suporte extra aos joelhos. Deite-se no chão com ambos os joelhos dobrados. Coloque uma almofada entre os joelhos. Contraia os joelhos um contra o outro, espremendo a almofada. Segure a posição durante 5 segundos. Relaxe os músculos. Repita 10 vezes.


    • 10. Elevação de perna

      Este exercício ajudará a fortalecer os músculos. Deite-se no chão, apoiando o tronco nos cotovelos. Dobre o joelho, apoiando o pé no chão. Mantenha a perna direita esticada, com os dedos dos pés a apontar para cima. Contraia os músculos da coxa e levante a perna direita. Segure a posição durante 3 segundos. Baixe lentamente a perna. Toque com a perna no chão e volte a levantá-la. Repita 10 vezes. Troque de perna.