1. Artrite: Alimentação
  • Artrite: Alimentação

    SUGESTÕES: Manter-se Ativo - Alimentação SUGESTÕES: Manter-se Ativo - Alimentação SUGESTÕES: Manter-se Ativo - Alimentação

    Uma Alimentação que Ajuda a Aliviar os Sintomas da Artrite

    Fazer boas escolhas alimentares e consumir gorduras saudáveis pode ajudar a aliviar os sintomas da artrite.

    Mesmo não podendo curar a artrite através da alimentação, os tipos certos de alimentos poderão ajudar a aliviar os sintomas. Lembre-se de que o que funciona para certos indivíduos não funciona para outros. Deve ter sempre em conta as preferências e hábitos pessoais, bem como as alergias.


    • Pensar a Longo Prazo

      O excesso de peso causa tensão nas articulações e aplica pressão no sistema imunitário das pessoas que sofrem de artrite. Como o jejum e as dietas radicais devem ser evitadas, o melhor a fazer para obter efeitos permanentes é modificar os hábitos alimentares. Tal significa que se tiver excesso de peso, deverá diminuir o consumo de calorias e adotar uma alimentação equilibrada que contenha todos os grupos alimentares, vitaminas e minerais necessários para se manter saudável.


    • Escolher Gorduras Saudáveis

      Outro passo importante é a diminuição do consumo de açúcar e gorduras, ingerindo também mais vegetais. Não necessita de cortar completamente as gorduras: as gorduras monoinsaturadas (encontradas no azeite) e as gorduras polinsaturadas (encontradas no óleo de linhaça e no óleo de girassol) trazem benefícios ao organismo. As gorduras saturadas, maioritariamente contidas nos produtos à base de carne e nos laticínios, não devem ser consumidas em excesso. O ómega 3 faz parte do grupo de gorduras polinsaturadas e pode ajudar a atenuar inflamações. Esta gordura pode ser encontrada em peixes gordos, no óleo de canola e nos vegetais de folha verde.


    • Consultar o Seu Médico

      Antes de alterar drasticamente a sua alimentação, deverá consultar o seu médico de forma a determinar se a medicação que toma está a interagir com a sua dieta e para obter informações sobre como ajudar o seu corpo a lidar com a artrite.