Qualquer que seja a atividade física que pratique – quer compita ao mais alto nível como Javier, quer pratique desporto simplesmente para conviver e se manter saudável – o aquecimento e o arrefecimento são cruciais para obter os melhores resultados e para se proteger das lesões.
Foi por isso que escolhemos um dos mais conceituados fisioterapeutas de desporto para dar sugestões e transmitir conhecimentos importantes sobre os exercícios que deve fazer antes e depois da atividade física. Afinal, adicionar algumas etapas à sua rotina pode fazer toda a diferença.
A maioria dos melhores atletas do mundo descobre cedo a sua paixão pelo desporto e é essa experiência de competição desde muito jovens que pode fazer uma enorme diferença mais tarde. Mas é igualmente importante que estes jovens desportistas sejam inteligentes na sua abordagem. É necessário fazer um bom aquecimento dos músculos e das articulações antes das sessões de exercício para dar o seu melhor. Este gesto ajuda a proteger contra as paragens longas causadas por lesões, para poderem continuar a aprender, a melhorar e melhor ainda, a divertir-se.
Não se esqueça de manter o ritmo e não se deixe levar pelo entusiasmo logo no início da atividade. Uma coisa que os atletas mais velhos aprendem com a experiência é a conservar os níveis de energia, e isso pode ajudar a manter um ritmo regular até à meta. A inclusão da prática inteligente na rotina de treinos desde o início do seu desenvolvimento dar-lhe-á as melhores hipóteses de sucesso em anos futuros. Quem sabe onde o poderá levar?
A necessidade de uma preparação adequada antes e depois da atividade física é ainda mais importante depois dos 40 anos. As luxações e distensões musculares repetitivas podem demorar mais tempo a curar totalmente, porém alguns ajustes simples à rotina normal podem ajudar a tirar o máximo partido do desporto escolhido, evitando períodos de paragem prolongados causados por lesões.
Para os atletas mais velhos, é fundamental uma alimentação nutritiva para se manterem saudáveis e darem o seu melhor. A ingestão de mais legumes verdes e frutos alcalinizantes (como manga, papaia, melão e tâmaras) ajuda a minimizar os níveis de acidez do corpo e diminui o ritmo da perda de tecido muscular e de densidade óssea. É igualmente boa ideia abrandar nos desportos mais explosivos ou baseados na velocidade e focar-se, em vez disso, em treinos de força e potência.
A fase de aquecimento aumenta progressivamente o ritmo cardíaco e a função pulmonar, bombeando sangue por todo o corpo em preparação para a atividade. Execute uma série de movimentos específicos do desporto em questão, para ajudar a descontrair os grupos musculares que vão ser solicitados, diminuindo assim a probabilidade de distensões e ruturas musculares. Na fase de arrefecimento, os movimentos são semelhantes, mas o ritmo é muito mais lento e com uma intensidade muito menor, sendo que o objetivo é alongar e relaxar o músculo.