Otimizar o Desempenho


  • Enfermeira a colocar as olivas do seu Estetoscópio 3M Littmann Classic III nos ouvidos.

    Cinco sugestões para utilizar o seu Estetoscópio 3M™ Littmann® corretamente.

    Os estetoscópios Littmann são conhecidos pela elevada qualidade sonora e pelo conforto. Em seguida, irá encontrar alguns procedimentos simples que poderá efetuar para garantir o desempenho e o conforto do seu novo estetoscópio.


  • Tubos auriculares em alumínio de um estetoscópio 3M Littmann simetricamente cruzados, com olivas pretas nas extremidades.

    1. Alinhar os auriculares

    Antes de colocar os auriculares nos ouvidos, certifique-se de que estes apontam para a frente, na direção oposta ao seu corpo. (Figura A) Isto garante que os tubos auriculares estarão alinhados com os seus canais auditivos, maximizando o conforto e a transmissão sonora. Segurando o auscultador à sua frente com um tubo auricular em cada mão, afaste os auriculares e coloque as olivas nos ouvidos. (Figura B)

    Se o ajuste não estiver confortável ou o desempenho acústico for fraco, ajuste a tensão dos auriculares. Todos os estetoscópios Littmann estão equipados com auriculares ajustáveis. Cruze os tubos auriculares para aumentar a tensão dos auriculares ou afaste-os para reduzir a tensão.

    A colocação incorreta dos auriculares (por exemplo, com as olivas apontadas para trás, como na Figura C) pode originar uma selagem acústica fraca e, em alguns casos, o bloqueio completo do som.

  • Médico a colocar corretamente um estetoscópio Littmann, com as olivas viradas para a frente.

    A. Inserção Correta

  • Médico a usar corretamente o seu estetoscópio Littmann, com as olivas viradas para a frente.

    B. Posicionamento Correto

  • Médico a colocar incorretamente um estetoscópio Littmann, com as olivas viradas para trás.

    C. Posicionamento Incorreto


  • Olivas de vedação suave de um Estetoscópio 3M Littmann junto de um ícone de medição de comprimento.

    2. Utilizar olivas de tamanho correto

    Para obter um desempenho acústico ideal, é importante que utilize olivas com um tamanho mais adequado aos seus ouvidos. Isto é especialmente aplicável à utilização de olivas de vedação suave. As olivas de todos os estetoscópios Littmann estão disponíveis nos tamanhos grande e pequeno.


  • Auscultador de um Estetoscópio 3M Littmann Classic III com uma seta turquesa a indicar a rotação do auscultador.

    3. Rodar para o lado correto

    Quando utilizar um estetoscópio Littmann de dois lados, tem de abrir (ou indexar) o lado que pretende utilizar (campânula ou diafragma) rodando o auscultador. Se o diafragma estiver aberto, a campânula estará fechada, impedindo a captação de som pela campânula, e vice-versa.


  • Anel turquesa a realçar o diafragma sintonizável que está a fechar a campânula de um Estetoscópio 3M Littmann Cardiology III.

    4. Remover potenciais obstruções

    Se transportar normalmente o estetoscópio num bolso, ou se não o limpar frequentemente, o cotão ou a sujidade poderão acumular-se e obstruir a via sonora. Para impedir a acumulação de detritos, adote uma rotina de limpeza e manutenção para o seu estetoscópio. Se utilizar um Estetoscópio 3M™ Littmann® Cardiology III™ ou Classic III™, poderá manter a campânula aberta isenta de detritos cobrindo-a com o diafragma amovível.


  • Dedos a removerem o diafragma sintonizável da campânula de um Estetoscópio 3M Littmann Classic III.

    5. Verificar a vedação

    Os estetoscópios dependem de uma vedação estanque para transmitirem os sons do corpo do paciente para os ouvidos do médico. A existência de peças soltas no auscultador, tubos desapertados ou com fendas ou olivas incorretamente vedadas poderá impedir uma vedação estanque.

SIGA A MARCA 3M™ LITTMANN®
3M, Littmann, L, o logótipo da Littmann, Master Cardiology, Cardiology IV, Master Classic II, Classic III e o formato do auscultador do estetoscópio são marcas comerciais da 3M.
Bluetooth é uma marca registada da Bluetooth SIG. Java é uma marca registada da Oracle.
Mudar localização
Portugal - português