Perguntas Mais Frequentes sobre os Estetoscópios Littmann


Perguntas Gerais sobre Estetoscópios


Limpeza e Manutenção


Informações dos Produtos


Estetoscópios Eletrónicos

  • Quais são as vantagens de um estetoscópio eletrónico?
    Vários sons do coração e dos pulmões que são difíceis de ouvir por várias razões podem potencialmente ser perdidos, mesmo com audição normal. A combinação da amplificação com a redução do ruído ambiente ajuda-o a ouvir os sons que precisa de ouvir.
  • Os Estetoscópios 3M™ Littmann® Electronic Modelo 3100 e Modelo 3200 anulam, em média, 85% do ruído ambiente que pode interferir com a experiência de auscultação, sem eliminarem sons cruciais do organismo. Desta forma, terá menos probabilidades de não ouvir os sons que precisa de ouvir em ambientes de trabalho ruidosos – uma melhoria de 13% relativamente aos modelos anteriores.
  • Os estetoscópios Littmann modelo 3100 e modelo 3200 foram concebidos para suportar três tipos de pilha de acordo com as suas necessidades. Pode utilizar uma pilha AA alcalina, uma pilha de lítio ou uma pilha NiMH para operar o seu estetoscópio eletrónico. O tipo de pilha predefinido é a pilha alcalina. Consequentemente, se utilizar uma pilha de lítio ou NiMH, tem de alterar o tipo de pilha no menu de configuração do estetoscópio eletrónico para obter uma indicação fiável da duração da pilha no visor. A pilha de lítio é uma pilha não recarregável, recomendada para operação do estetoscópio a baixa temperatura e, de uma forma geral, tem uma duração superior a uma pilha alcalina. A pilha NIMH é uma pilha recarregável (necessita de um carregador externo).
  • Não. Os estetoscópios eletrónicos não funcionam sem pilha.
  • Para começar, é muito importante que coloque o estetoscópio corretamente. Todos os estetoscópios Littmann possuem auriculares em ângulo, concebidos para se adaptarem corretamente aos seus canais auditivos. Esta é a orientação correta: segure no estetoscópio com os tubos auriculares numa posição vertical. Quando colocar os auriculares nos ouvidos, certifique-se de que os tubos auriculares estão apontados para a frente, na direção do seu nariz.

    Quando o estetoscópio estiver corretamente orientado, ajuste a amplificação sonora premindo os botões "+" e "-" no teclado. Certifique-se de que o centro do auscultador está em contacto com o paciente de forma adequada; esta é a localização do sensor de som. Se ainda não conseguir ouvir nenhum som, contacte o Suporte Técnico da 3M através do 213 134 606 ou utilize o formulário Contacte-nos

  • Quando utilizar os Estetoscópios 3M™ Littmann® Electronic Modelo 3100 e Modelo 3200, existem várias técnicas que deverá tomar em consideração e que poderão melhorar substancialmente a sua experiência de auscultação.

    O sensor de som, responsável por todas as tarefas de captação de som, é extremamente pequeno e está localizado no centro do auscultador (para efeitos de demonstração, pode remover o diafragma e procurar a indentação existente por baixo do autocolante branco). A área circundante do sensor de som não contribui para a captação de som. Consequentemente, é importante que foque o ponto de contacto com o paciente no centro do auscultador.

    Os estetoscópios eletrónicos Littmann necessitam apenas de contacto ligeiro. Isto inclui o manuseamento do estetoscópio e o ponto de contacto com o paciente. A aplicação de pressão excessiva no paciente poderá originar sons residuais.

    Para garantir uma qualidade de som ideal, o contacto com o paciente deverá ser estável e consistente. O movimento do auscultador irá induzir ruído de fricção. Recomendamos que inicie a auscultação com um nível de amplificação mais baixo. Em seguida, se tiver estiver a tentar escutar um som de difícil audição, aumente a amplificação. A utilização da amplificação apenas quando necessário ajudará a reduzir a existência de ruídos de fundo durante o exame.

    Finalmente, é importante que reconheça a diferença entre a técnica de utilização de estetoscópios não eletrónicos e dos estetoscópios eletrónicos Littmann. Segurar levemente no estetoscópio eletrónico Littmann, estabelecer um contacto suave com o paciente, focar o ponto de contacto no centro do auscultador e manter a estabilidade ajudará a garantir uma qualidade sonora elevada durante a auscultação.

  • A pilha de um estetoscópio Littmann modelo 3100 ou modelo 3200 tem uma duração aproximada de 60 horas de utilização contínua. (No modelo 3200 a duração da pilha poderá ser menor, consoante a utilização do Bluetooth®.) Antes que a pilha fique totalmente sem carga, irá ouvir um aviso sonoro, indicando que a pilha tem carga para menos de duas horas de utilização contínua. Se estiver a ver o logótipo da Littmann®, a carga da pilha está a ser poupada; encontra-se em modo de standby. Para entrar no modo ativo, toque no diafragma ou prima um botão. Para desligar o estetoscópio, não faça nada (o estetoscópio desliga-se após um período de tempo baseado na definição de POWER (energia)) ou prima o botão para ligar/desligar durante dois segundos (método preferencial).

    Existem várias opções para maximizar a duração da pilha:

    1. A minimização do tempo de utilização da retroiluminação aumenta a duração da pilha. Selecione Menu > BACKLITE (retroiluminação) e, em seguida, selecione DISABLE (desativar) ou ON DMND (a pedido). DISABLE (desativar) desativa completamente a retroiluminação. Com ON DMND (a pedido), a retroiluminação só será ativada se premir o botão para ligar/desligar. Se considerar que a retroiluminação é necessária para a leitura do visor, basta selecionar Menu > BACKLITE (retroiluminação) > ALWAYS (sempre). Esta ação irá ativar a retroiluminação com metade da potência, proporcionando assistência visual e minimizando simultaneamente o consumo de energia.

    2. Para preservar a duração da pilha, certifique-se de que a funcionalidade Auto On/Auto Off (ligação/desligação automática) está ativada (deverá estar por predefinição). É possível personalizar esta funcionalidade para utilizar períodos de tempo diferentes antes de entrar no modo de standby. Para otimizar a duração da pilha, selecione Menu > POWER (energia) > LOW (baixo consumo). Esta ação irá programar o estetoscópio para entrar no modo de standby após 10 segundos de inatividade.

    A qualidade sonora é constante mesmo quando a pilha tem pouca carga. O estetoscópio eletrónico não funciona sem pilha.

  • A tecnologia sem fios Bluetooth® é uma tecnologia de comunicações de curto alcance destinada a substituir os cabos que ligam dispositivos portáteis e/ou fixos, mantendo simultaneamente um nível de segurança elevado. As principais características da tecnologia Bluetooth são a robustez, o baixo consumo de energia e o custo reduzido. A especificação Bluetooth define uma estrutura uniforme para interligação e comunicação entre uma vasta gama de dispositivos.
  • Não. O estetoscópio Littmann modelo 3200 é fornecido com um adaptador (dongle) Bluetooth® USB. Basta ligar o dongle Bluetooth à porta USB do seu PC para que este suporte Bluetooth. Para proporcionar um desempenho ideal, recomendamos que utilize o dongle sem fios fornecido com o estetoscópio Littmann modelo 3200.
  • O estetoscópio Littmann modelo 3200 utiliza uma ligação Bluetooth de Classe 2, com um alcance máximo de 10 metros. O alcance do Bluetooth será reduzido se existirem obstáculos (paredes, mobiliário, pessoas, etc.) entre o estetoscópio Littmann modelo 3200 e o PC. Para melhorar a comunicação Bluetooth, reduza a distância e/ou estabeleça uma linha de visão entre o estetoscópio Littmann Modelo 3200 e o dispositivo externo.
  • Como posso otimizar o desempenho da tecnologia sem fios Bluetooth®?

    Para garantir o desempenho ideal da ligação sem fios, é importante que o auscultador do estetoscópio e o dongle sem fios estejam próximos e que o percurso entre ambos esteja isento de obstruções. A presença de paredes, mobiliário e pessoas reduz o sinal sem fios.

    O posicionamento do estetoscópio e do adaptador sem fios é crucial para o bom desempenho da transmissão sem fios. Em alguns casos, a utilização de um cabo de extensão USB que eleve o adaptador e/ou altere a orientação deste poderá provocar um melhoramento assinalável. A 3M recomenda a utilização do Cabo de Extensão USB StarTech Desktop, ou de um dispositivo semelhante, que poderá ser encontrado em vários revendedores online ou numa loja local de produtos eletrónicos.

    Durante a gravação, poderá ser útil que o PC esteja localizado junto do paciente (em vez de atrás deste), para que o corpo do paciente não bloqueie o percurso do sinal. Segure no auscultador firmemente com a ponta dos dedos (em vez de colocar a mão em concha), para permitir o funcionamento ideal da antena sem fios. Minimize a distância entre o estetoscópio e o PC. Em circunstâncias normais, deverá ser perfeitamente possível alcançar uma distância de 3 metros.

    O ambiente de funcionamento também tem um papel no desempenho da ligação. Telefones sem fios, acessórios de telemóveis, fornos micro-ondas e equipamento Wi-Fi informático poderão degradar o desempenho da ligação e deverão ser analisados caso este seja inferior ao desejável.

  • Vários estudos científicos sobre a coexistência do Bluetooth, realizados pela 3M e por outras instituições, demonstraram que o Bluetooth não interfere com outros dispositivos/tecnologias sem fios. Além disso, o Bluetooth é vivamente apoiado pelo Continua (grupo de interesses especiais para a Telemedicina); além disso, foi recentemente estabelecido um novo Perfil Bluetooth para Dispositivos Médicos (protocolo plug-and-play de comunicações BT para aplicações médicas), estando agora disponíveis os primeiros produtos compatíveis. Além disso, dispositivos com uma tecnologia semelhante à que equipa os nossos foram aprovados noutros cenários de cuidados críticos, incluindo Blocos Operatórios e Unidades de Cuidados Intensivos.
  • Não. O estetoscópio eletrónico Littmann modelo 3200 não é compatível com nenhum dispositivo de correção auditiva Bluetooth.
  • Por predefinição, o som será reproduzido diretamente para o estetoscópio Littmann modelo 3200 através de Bluetooth. Recomendamos que a audição de sons anteriormente gravados seja efetuada utilizando o estetoscópio Littmann modelo 3200, visto que a qualidade sonora será idêntica à existente durante a gravação. Se o ícone de ligação estiver verde (no StethAssist™ ou no Cardioscan®), tente aumentar o volume do áudio premindo "+" no estetoscópio.

    Se a caixa de verificação "reproduzir no PC" estiver selecionada, o som será reproduzido através dos altifalantes do PC, em vez do estetoscópio. Devido aos sons de baixa frequência envolvidos na auscultação, os altifalantes de computador (especialmente os altifalantes de portáteis) poderão ter uma resposta sonora muito fraca, dando a impressão de que não estão a ser reproduzidos quaisquer sons. Se "reproduzir no PC" estiver selecionado, a utilização de auscultadores tem normalmente um resultado positivo. Os altifalantes de PC permitem ouvir a gravação mas irão normalmente distorcer os sons de baixa frequência. A melhor alternativa para reproduzir os sons gravados para uma audiência é a utilização de um sistema equipado com altifalantes de média frequência e um subwoofer.

  • Os ficheiros de som são transferidos através da comunicação Bluetooth®. O Bluetooth é um método seguro de transferência de ficheiros. Os ficheiros transferidos através de Bluetooth são encriptados e só podem ser lidos pelo PC que está ligado ao estetoscópio eletrónico Littmann modelo 3200.
  • Antes de poder transferir dados entre dois dispositivos Bluetooth®, estes têm de ser "emparelhados" eletronicamente. O emparelhamento é um processo de deteção e autenticação que permite que o seu estetoscópio Littmann modelo 3200 equipado com Bluetooth comunique com outro dispositivo equipado com Bluetooth, estabelecendo a ligação entre estes dois dispositivos como um par fidedigno. Embora o StethAssist possa memorizar o emparelhamento fidedigno com um máximo de oito dispositivos Bluetooth diferentes, só irá comunicar com um dispositivo emparelhado de cada vez. Além disso, não é possível emparelhar dois estetoscópios Littmann modelo 3200 em conjunto.

    Após emparelhado, o estetoscópio Littmann modelo 3200 pode estabelecer ligação com o PC que está a executar o StethAssist. Selecione a opção CONNECT premindo e soltando o botão (M). O visor LCD irá sinalizar que a ligação Bluetooth está ativa. O estetoscópio volta automaticamente ao estado operacional.

  • A Littmann recomenda a limpeza dos estetoscópios entre consultas com uma solução ou toalhete de álcool isopropílico a 70%. Não mergulhe o estetoscópio em qualquer líquido nem o sujeite a qualquer processo de esterilização. Para obter mais informações sobre a limpeza de estetoscópios eletrónicos e mecânicos, consulte Limpeza e Manutenção.
  • Aceda a www.littmann.com/stethassist para transferir e instalar a versão mais recente do software StethAssist, que agora é compatível com computadores Macintosh.
  • O StethAssist™ é o software utilizado com o Estetoscópio 3M™ Littmann® Electronic Modelo 3200 para gravar e apresentar sons do coração e outros sinais acústicos fisiológicos. O software StethAssist funciona com o estetoscópio Littmann modelo 3200, podendo ser executado num PC que satisfaça os requisitos especificados.
  • Os Estetoscópios 3M™ Littmann® Electronic Modelo 3100 e Modelo Model 3200 foram submetidos a testes de salpicos, queda, limpeza, pressão de botões e outros testes rigorosos, para garantir que conseguem suportar as condições mais exigentes. O fabrico solido em metal fundido e o resistente acabamento cromado do auscultador podem suportar anos de utilização. Os estetoscópios Littmann modelo 3100 e modelo 3200 são validados para operação a -30°C a 40°C e a uma gama de humidade relativa de 15-93%.
  • Tenho de alterar a amplificação sempre que ligo o estetoscópio. É possível alterar o nível de amplificação predefinido?
    Sim. Selecione o nível de amplificação que pretende configurar como predefinido. Prima o botão M, prima o botão "-" até que SET VOL esteja selecionado e, em seguida, prima o botão M novamente. A amplificação predefinida e o novo nível é indicado por uma pequena marca na linha vertical existente junto das barras de volume.
  • Sim. Selecione o tipo de filtro que pretende configurar como predefinido. Prima o botão M, prima o botão "-" até que SET FLTR esteja selecionado e, em seguida, prima o botão M novamente. O tipo de filtro predefinido foi alterado para a nova seleção.
  • Os estetoscópios Littmann modelo 3100 e modelo 3200 foram concebidos para auscultar pessoas de todas as compleições, incluindo recém-nascidos e crianças pequenas. O sensor acústico tem 15 mm de diâmetro (aproximadamente o tamanho de um botão pequeno ou de uma moeda de um cêntimo) e está localizado no centro do auscultador. Consequentemente, quando auscultar um paciente só precisa de se preocupar em estabelecer contacto com o centro do auscultador para obter uma qualidade sonora ideal.
  • Quando tentar obter a frequência cardíaca de um paciente, é importante que o centro do auscultador esteja em contacto com o paciente de forma adequada; visto que esta é a localização do sensor de som. O sistema necessita de cinco segundos de sons do coração consistentes para calcular a frequência cardíaca inicial, que é atualizada a intervalos de dois segundos. A frequência cardíaca será apresentada durante 10 segundos após a remoção do auscultador do paciente. Antes da leitura inicial, o visor mostra dois traços (--). Para frequências cardíacas fora do intervalo entre 30 e 199 bpm, o visor também mostrará dois traços (--).

    As funções de apresentação da frequência cardíaca baseada nos dados acústicos funcionam melhor quando o estetoscópio Littmann modelo 3100 ou modelo 3200 está colocado perto do ápice do coração do paciente. Este valor pode ser monitorizado durante a utilização de qualquer modo de filtro ou nível de volume. Se a frequência cardíaca mudar de consistente para inconsistente, ou se existir demasiado ruído ambiente, movimento do paciente ou ruído pulmonar durante a auscultação, o visor irá apresentar dois traços (--). Com a prática, a sua capacidade de obter a frequência cardíaca dos pacientes irá melhorar. A funcionalidade de frequência cardíaca foi concebida e validada por nós em seres humanos.

  • Oferecemos uma gama completa de serviços de assistência e reparação de estetoscópios Littmann, para garantir que o seu equipamento consegue acompanhar a sua rotina de trabalho diária. Não tente efetuar qualquer tarefa de reparação do estetoscópio eletrónico. Contacte o suporte local ou utilize o formulário Contacte-nos.
  • Os estetoscópios eletrónicos têm uma garantia de dois anos das olivas ao diafragma.
  • Não. Infelizmente, estes modelos de estetoscópios eletrónicos já não são reparados pela 3M devido à indisponibilidade das peças.
SIGA A MARCA 3M™ LITTMANN®
3M, Littmann, L, o logótipo da Littmann, Master Cardiology, Cardiology IV, Master Classic II, Classic III e o formato do auscultador do estetoscópio são marcas comerciais da 3M.
Bluetooth é uma marca registada da Bluetooth SIG. Java é uma marca registada da Oracle.
Mudar localização
Portugal - português